"Deus existe?" e outras perguntas frequentes sobre fé e religião. Artigo de James Martin

05 Agosto 2023

"O convite mais eficaz à crença, à fé, à religião, ao cristianismo, à Igreja Católica e até à oração não é a resposta a uma pergunta, mas a uma pessoa: Jesus Cristo", escreve James Martin, jesuíta estadunidense e consultor do Dicastério para a Comunicação, em artigo publicado por America, 02-08-2023.

Eis o artigo.

Quando perguntei a um amigo jesuíta que trabalha há décadas com alunos do ensino médio quais são as perguntas mais frequentes (FAQs) feitas pelos jovens sobre fé, ele disse: “Quem se importa?” E eu disse: “O quê?” Ele riu e disse: “Oh, desculpe, não estou dizendo isso para você! Estou dizendo que para muitos jovens a fé e a religião são irrelevantes. Portanto, a questão principal não é sobre alguma questão sobre o catolicismo, mas a ideia toda”.

Muitos jovens não pensam em Deus e não dão atenção à religião. E quando prestam atenção é para dizer como as pessoas religiosas são terríveis: tacanhas, misóginas, homofóbicas e assim por diante. Portanto, para este ensaio, conversei com amigos que trabalham com jovens e conversei com os próprios jovens para obter as perguntas mais difíceis. Eu trouxe sete questões, algumas feitas por pessoas que não têm certeza sobre a , algumas por quem não tem certeza sobre a religião e outras que são crentes, mas lutam para acreditar e pertencer a uma igreja. Aqui estão elas.

1. Quem se importa? Por que se importar com a fé? Por que se importar com Deus?

Outro dia eu estava de férias com alguns amigos jesuítas e caminhava na praia. Lá estava eu, em um belo cenário e me sentindo muito feliz. De repente, comecei a me perguntar: isso é tudo? De vez em quando, todos nós sentimos um desejo persistente, uma necessidade de algo mais. Parte disso podemos atribuir à ganância, como em: “Quero ter ainda mais do que tenho agora”. Mas também é mais profundo. É um desejo de saber qual é o sentido de tudo isso.

Essa saudade é algo que até seus amigos descrentes, agnósticos ou ateus podem admitir sentir. Eles se perguntam de vez em quando, para citar uma velha canção dos anos 1960: “É só isso?” Ou, “qual é o sentido da vida?

Por que até ateus e agnósticos sentem isso? De onde vem essa saudade?

A melhor resposta é de Santo Agostinho, que disse: “Nossos corações estão inquietos até que descansem em ti, ó Senhor”. Esse anseio, esse desejo por mais, essa busca pela conclusão, é o nosso desejo por Deus. E isso, crucialmente, também é uma maneira pela qual Deus nos chama. É uma coisa que acho útil perguntar às pessoas: você já pensou que o desejo de saber mais, entender mais, ser mais, viver mais plenamente é um anseio por Deus?

De que outra forma Deus nos chamaria a não ser colocando este desejo dentro de nós? Alguns anos atrás, na parede de uma casa de retiro, vi uma placa que dizia: “Aquilo que você procura está procurando por você”. Portanto, uma resposta para a primeira pergunta: "quem se importa?” é "Você, se for honesto consigo mesmo". E Deus também se importa, porque o desejo que você sente de conclusão, de satisfação, de plenitude, é o seu desejo de Deus, e o seu desejo de Deus é, novamente, o desejo de Deus para você.

2. Deus existe?

Se vamos falar de FAQs temos que falar da mais frequente pergunta se nos fazemos: Deus existe? É claro que não há uma resposta completamente satisfatória, nenhuma prova inequívoca da existência de Deus. Santos, teólogos e outros pensadores lutaram com essa questão durante anos. Se houvesse uma prova hermética, todos acreditariam.

Deixe-me compartilhar como respondo a essa pergunta quando me perguntam. Se uma pessoa está aberta a filosofar ou teologizar, muitas vezes coloco a questão que me interrompeu durante meus estudos de filosofia: por que existe algo em vez de nada? Isso geralmente faz as pessoas pensarem. Então podemos perguntar, à la Aristóteles: algo não teve que começar tudo isso? Mesmo que acreditemos no Big Bang, quando uma matéria inimaginavelmente densa explodiu no universo, devemos nos perguntar: de onde veio essa matéria inimaginavelmente densa? A mente humana, que compreende naturalmente a causa e o efeito, é muitas vezes incitada a pensar ativamente nessa questão. É preciso haver, parafraseando Aristóteles, uma “causa não causada”.

Então eu poderia tentar com São Tomás de Aquino, que está pegando emprestado de Aristóteles, com seu “argumento do design”. Se estivéssemos andando na praia e encontrássemos um relógio de pulso, presumiríamos que alguém o fez. Da mesma forma, se olharmos para a complexidade do universo, iremos supor um criador. Agora poderíamos dizer que o mundo e o universo são resultados de probabilidades aleatórias, mas se virmos uma gaivota voando sobre o oceano, como eu fiz outro dia, para mim, isso aponta para algum tipo de intenção criativa.

Mas a maioria das pessoas não se convence com argumentos filosóficos. Então tento partir de outro lugar: a experiência deles.

Começo perguntando se eles já tiveram uma experiência que parecia vir de fora deles. Algo que os surpreendeu com profunda emoção, admiração ou admiração. E a maioria das pessoas, se a pergunta for feita de forma convidativa, diz que sim. Um jovem ator me contou que teve a experiência de sentir que estava no lugar certo, na vida certa e na profissão certa, enquanto o sol brilhava sobre ele um dia em Londres. Ele disse, novamente como as pessoas costumam fazer, que vinha de fora dele. Então eu disse: “Você tem se perguntado sobre Deus. Você já parou para pensar que essa era a maneira de Deus chegar até você?”

Isso começou sua jornada para a fé.

Para mim, então, uma maneira útil de responder a essa pergunta é ajudar a pessoa a ver onde Deus já a encontrou. A evangelização, então, muitas vezes tem menos a ver com levar Deus a outras pessoas, o que certamente é necessário às vezes, mas mais a ver com ajudar elas a verem onde Deus já está em suas vidas.

3. Por que preciso de religião?

Nesse ponto, alguém pode dizer: “Bem, tudo bem, então talvez eu acredite em Deus. Mas não posso ser feliz sem religião? Quero dizer, qual é o ponto? Quem precisa de todas essas regras? Posso obter apoio de todos os lugares fora da religião. Então, quem precisa disso?”

A resposta é sim, você pode ser feliz sem religião. Tenho certeza que você conhece muitas pessoas que podem acreditar em Deus, mas não têm nenhum interesse em ir a qualquer tipo de culto religioso, muito menos ser batizado.

Então, por que precisamos de religião? Aqui eu gostaria de distinguir entre e religião. A é a crença em Deus. Religião é acreditar em Deus como parte de uma comunidade, com outras pessoas – acreditar juntos, adorar juntos e caminhar juntos.

Agora, muitas pessoas preferem que seja apenas “Deus e eu”. E há um certo apelo nisso. É importante ter um relacionamento pessoal com Deus e explorá-lo em profundidade. É disso que trata grande parte da espiritualidade jesuíta: como experimentar um relacionamento individual com Deus.

Mas há um problema: como animais sociais, naturalmente queremos estar com outras pessoas, mesmo que seja difícil. Essa é uma das razões pelas quais Jesus reuniu um grupo de discípulos: não apenas por sua própria amizade, mas porque sabia que os discípulos precisariam uns dos outros.

Mesmo se olharmos para algo tão simples como shows ou eventos esportivos, veremos que somos atraídos para estar juntos. É ótimo ouvir música sozinho, mas não é diferente quando você está em um show com amigos? É bom comemorar seu aniversário sozinho, mas não é melhor com amigos e familiares? Somos animais sociais. Quero dizer, aqui está você na Jornada Mundial da Juventude! Você poderia ter ficado em casa, certo, e apenas assistido ao streaming, certo? Portanto, “Deus e eu” nega a realidade da comunidade.

Parafraseando o padre americano Isaac Hecker, fundador dos Padres Paulistas, a religião ajuda a conectar, mas também a “corrigir”. Ou melhor, ser corrigido. Porque se for só você e Deus, então não há ninguém para desafiá-lo. Digamos, por exemplo, que você decidiu que não há problema em ignorar os pobres. Você imagina, como diz um personagem no romance de E.M. Forster, Howards End: “Os pobres são pobres e sente-se pena deles, mas isso é um fato”. E isso é o fim.

A religião ajudará a corrigi-lo nisso. Há toda uma tradição que se opõe a isso. Não apenas Jesus nos dizendo explicitamente para ajudar os pobres nos Evangelhos (Mateus 25 de forma mais direta), mas também a tradição do ensino social católico e, mais amplamente, o legado cristão de justiça social. Ou, antes disso, a tradição judaica de cuidar da viúva e do órfão. Em termos mais positivos, a religião ajuda você a entender mais sobre Deus. Porque Deus não age só em você: Deus age na comunidade, como dizemos nós, católicos, o povo de Deus.

Aqui está outra maneira de olhar para a necessidade de comunidade. Conduzi várias peregrinações à Terra Santa e visitamos todos os locais onde Jesus nasceu, viveu, pregou, curou, morreu e ressuscitou dos mortos. É incrível, na verdade, uma mudança de vida, ver lugares que o próprio Jesus viu. E no fim de cada dia temos o que chamamos de “compartilhar a fé”, onde peço às pessoas que descrevam algo significativo, interessante ou significativo que aconteceu com elas durante o dia. E o mais incrível é que as reações das pessoas variam amplamente. Uma pessoa achará o nascer do sol no mar da Galileia uma experiência profundamente comovente; outra pode dizer algo bem diferente. E aqui vemos como o Espírito trabalha de maneiras diferentes.

O Espírito Santo encontra as pessoas onde elas estão, e coisas diferentes tocam pessoas diferentes. Mas se é só você e Deus e você não está em uma comunidade, então você perde todas essas maneiras diferentes. Deixamos de nos conectar com a vida de fé dos outros e de ver Deus de maneiras desconhecidas e, portanto, deixamos de se conectar com Deus de novas maneiras.

Então a comunidade, também conhecida como religião, ajuda a nos corrigir e nos conectar. Mais basicamente, sem religião estamos perdendo algo fundamental sobre o próprio Deus, ou Deus mesmo, que é, pode-se dizer, uma comunidade. A Trindade é uma comunidade de amor, cada um relacionando-se um com o outro. Portanto, sem comunidade, você não está realmente encontrando Deus.

4. Todas as religiões são iguais?

Então, talvez você diga: “OK, acho que faz sentido entrar para uma comunidade, mas por que eu iria querer entrar na sua? Afinal, eles não são todos iguais? Importa o que eu acredito?”

E aqui, por mais que eu seja totalmente a favor das relações inter-religiosas e do ecumenismo, eu diria que isso importa. Comecemos pelo cristianismo.

Qual é a diferença? Para começar, ao contrário de outras religiões do mundo, os cristãos têm uma ideia específica de Deus. Vemos Deus como um Deus pessoal. É um Deus que se interessa pelo que chamamos de “história da salvação”. Nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, um retiro de quatro semanas onde meditamos sobre a vida de Cristo, Inácio nos convida a começar pelo início da vida de Jesus. O começo: ele nos pede para imaginar a Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – olhando para a terra e vendo as necessidades de cada um. Inácio nos pede para imaginar a Trindade olhando algumas pessoas nascendo, outras morrendo, outras doentes, outras bem, pessoas rindo e chorando, mas pessoas, sobretudo, necessitadas de ajuda. E a Trindade decide enviar a Segunda Pessoa, Jesus Cristo, para se juntar a nós.

Ao visitar a Igreja da Natividade em Belém, devemos entrar por uma abertura bastante estranha. Originalmente, a entrada era enorme, tão grande que as pessoas podiam entrar a cavalo. Então, por causa das invasões posteriores, para dificultar a entrada, a porta foi bloqueada, e hoje ela tem apenas um metro e vinte de altura, e temos que nos agachar ou ajoelhar para entrar. Então o nome da entrada é a Porta da Humildade.

Agora, essa porta geralmente é vista como relacionada à nossa humildade, mas também penso na humildade de Deus, escolhendo se tornar humano, escolhendo se tornar um de nós, tanto Deus nos amou. Este, então, não é um Deus distante e apático.

Então agora finalmente chegamos a Jesus, porque, no fim, a religião cristã não é uma série de regras e regulamentos, ou proposições filosóficas ou teológicas, e certamente não é uma discussão com outra religião sobre qual é a melhor. Não. A religião cristã tem a ver com uma pessoa: Jesus. É importante ter regras e regulamentos – qualquer organização humana precisa deles para existir. Alguém de nós já morou em uma casa fora do campus sem regras? Até a Jornada Mundial da Juventude tem algumas regras. O mais importante: precisamos de um código moral para viver. Mas, no fundo, a nossa fé não é uma série de leis, é um encontro com uma pessoa: Jesus Cristo. Somos convidados a conhecê-lo, a deixá-lo nos conhecer e a segui-lo. A propósito, não apenas adorá-lo, o que ele nunca diz. Mais basicamente, é segui-lo.

5. Quem é Jesus?

O que a maioria das pessoas diz é: “Bem, tudo bem, eu admiro Jesus como ser humano. Ser tão caridoso e tudo mais. Mas eu tenho dificuldade com ele sendo o Filho de Deus e tudo isso. Em outras palavras, o que significa para ele ser totalmente humano e totalmente divino? Como isso funciona?"

A primeira vez que estive na Terra Santa, para fazer pesquisa para um livro, um dos meus objetivos era conhecer um lugar especial. Quando eu era um noviço jesuíta, li sobre um lugar chamado Baía das Parábolas, onde Jesus entrou em um barco no litoral, empurrou para o Mar da Galileia e pregou para a multidão. Então ele compara a recepção das boas novas a diferentes tipos de solo. Algumas pessoas são como solo rochoso, onde as coisas não podem criar raízes, outras como solo com espinhos, onde a atração da riqueza sufoca as coisas, e algumas são como solo fértil, onde as coisas criam raízes.

Algo naquela passagem costumava me confundir: Por que ele entra em um barco? Por que ele realmente se afasta da multidão? Alguns anos depois do noviciado, eu estava de férias com alguns jesuítas, e estávamos em uma casa que ficava perto de um pequeno porto, e eu ouvia todas as pessoas conversando dos barcos, a cerca de um quilômetro e meio de onde estávamos hospedados. Comentei sobre isso e um dos meus companheiros disse: “Ah, sim, bem, o som viaja facilmente pela água. É por isso que Jesus pregou aquelas parábolas do barco”. Achei isto fascinante. Me fez lembrar que às vezes aquilo que não “entendemos” dos Evangelhos geralmente têm uma explicação da vida real.

Em nossa peregrinação, após alguns percalços e desventuras, encontramos a Baía das Parábolas. Foi nos arredores de Cafarnaum, onde Jesus é descrito como pregando as parábolas. Enquanto eu estava lá, eis o que vi ao meu redor: rochas enormes, arbustos espinhosos e solo fértil. Assim como na parábola. E me dei conta de que, quando Jesus estava pregando esta parábola, ele não estava falando das rochas em geral, ou espinheiros, mas dessas coisas bem aqui, bem na frente das pessoas. Às vezes pensamos no Filho de Deus como sendo divinamente inspirado pelo Pai, e ele foi. Mas ele também se valeu de sua experiência humana. Permanecer na Baía das Parábolas me ajudou a entendê-lo como totalmente humano e totalmente divino.

Fora de Nazaré, a cerca de 90 minutos a pé, fica uma cidade chamada Séforis. Agora, Nazaré era pequenininha: 200 a 400 pessoas. Séforis, ao contrário, era uma enorme cidade com cerca de 30.000 habitantes, que na época da infância e juventude de Jesus estava sendo reconstruída pelo rei Herodes. Tinha um anfiteatro com capacidade para 4.000 pessoas sentadas, uma corte real, bancos, lojas que vendiam mosaicos. Você pode visitar as ruínas hoje e ver todas essas coisas, e pode dizer que era uma cidade rica. E se pensarmos em Jesus caminhando da rica Séforis para a pobre Nazaré, voltando para Maria e José, vivendo de maneira muito simples, é fácil imaginá-lo se perguntando sobre as disparidades de renda e por que os pobres têm tanta dificuldade. E quem sabe se as coisas que ele viu em Séforis sobre os ricos não entraram em uma de suas parábolas? Ou se a mulher que procura a moeda perdida não for a mãe dele? Tendemos a pensar em Jesus como totalmente divino, o que ele é, mas esquecemos como suas experiências totalmente humanas contribuíram para quem ele foi.

Quem é Jesus? Tantas respostas: ele é um carpinteiro de Nazaré. Ele é o Filho de Deus. Ele é um homem que se cansou, comeu, bebeu e chorou. Ele curou os enfermos. Ele ressuscitou pessoas dentre os mortos. Ele ficou frustrado e com raiva. Ele é a Segunda Pessoa da Trindade, nosso Salvador e Messias, o Ressuscitado, mas é também nosso irmão, amigo e companheiro. Pedro Arrupe, ex-superior geral da Companhia de Jesus, certa vez foi questionado: “Quem é Jesus para você?” E ele disse: “Para mim, Jesus é tudo!” Até que as pessoas comecem a entender sua humanidade, é difícil entender sua divindade. Normalmente, começo com a natureza humana de Jesus e, à medida que as pessoas o conhecem, elas, de certa forma, confiam nele. E confie no que ele faz e em quem ele diz ser, que é o Filho de Deus. No fim, porém, totalmente humano e totalmente divino é um mistério, uma FAQ.

6. Por que ser católico?

Então talvez você diga: “Tudo bem, posso aceitar que Jesus era divino e acredito na ideia de que a religião cristã tem muito a oferecer. Por que a Igreja Católica? Como posso querer fazer parte da Igreja com todos esses escândalos de abuso sexual? E o fato de que as mulheres não podem ser ordenadas, e quanto a isso? Outras igrejas cristãs fazem isso. Pior de tudo, a maneira como tratam as pessoas LGBTQ. Elas não deveriam estar 'desordenadas'?”

Essas objeções, não questões filosóficas ou teológicas, são as principais razões pelas quais a maioria das pessoas evita a Igreja Católica. E sejamos francos: as reações viscerais aos escândalos de abuso sexual, homofobia, misoginia não têm a ver com ser anticatólico; ter a ver com ser alguém que pensa e sente. Quem não ficaria ofendido com essas coisas? Como disse o Papa Bento XVI em 2010, a maior ameaça à igreja, ou o que ele chamou de sua maior perseguição, era o “pecado dentro da igreja”. Dez anos antes, em 2000, durante o Ano Jubilar, São João Paulo II pediu perdão a Deus por toda uma série de pecados: o antissemitismo, assim como os pecados cometidos contra cristãos de outras religiões, mulheres, pobres e assim por diante.

Além desses escândalos, há outras coisas que afastam as pessoas: bispos e padres hipócritas que vivem o que consideram estilos de vida luxuosos, declarações impossíveis de serem realizadas sobre sexo, mulheres, pessoas LGBT e assim por diante. E então algo mais temos que admitir: padres, irmãs, irmãos, líderes leigos, bispos, líderes católicos de todo tipo que são, para usar uma palavra pouco usada, mesquinhos. Muitos jovens não querem nada com a Igreja Católica, mesmo acreditando em Deus, amando Jesus e vendo a necessidade da religião.

Então, por que pertencer? Bem, vamos começar com isto: por que ficar se já somos católico. Para mim, o batismo é uma parte muito importante. E no seu batismo, Deus o chamou para a igreja pelo nome. Mesmo diante desses escândalos, somos chamados a ficar. É algo como a nossa família. Ela família não é perfeita, talvez disfuncional, talvez muito confusa. Mas ainda é nossa família e nós a amamos. Ou talvez seja como o nosso país. Se não gostamos de quem quer que seja o presidente, o primeiro-ministro ou mesmo o rei, isso não significa que faremos as malas e iremos embora. Além disso, a Igreja precisa de nós neste momento, para ajudá-la a mudar e crescer. Como podemos sair se Deus nos chamou para a Igreja? Finalmente, se somos católicos e acreditamos em religião, parafraseando Peter, “Para onde mais iríamos?” A busca de uma comunidade religiosa sem pecado é uma busca sem fim.

Por que participar se não somos batizados? Bem, podemos simplesmente perguntar às dezenas de milhares de pessoas que se juntam todos os anos e que sabem que é um lugar pecaminoso, mas também sabem que é o lugar onde ainda encontramos Jesus Cristo na missa, ainda experimentamos o Espírito Santo através do sacramentos e ainda conhecemos quem é Deus através da comunidade. Mas as pessoas aderem por muitas razões: pela linha ininterrupta da tradição que remonta aos apóstolos, pelos grandes tesouros teológicos da Igreja, pelas espiritualidades das ordens religiosas, pela doutrina social católica, pelo seu trabalho com os pobres e por muitos outros motivos pessoais. Pois no meio dos pecadores encontramos santos, vivos e mortos, e encontramos suas histórias.

O reverendo Andrew Greeley, padre católico e sociólogo, disse certa vez: "Fizemos o possível para expulsar as pessoas e elas continuam ficando. Por quê?" Sua resposta: as histórias. Para começar com as histórias dos santos e dos beatos, que, como diz um dos prefácios da missa: “por seu modo de vida nos dão o exemplo, pela comunhão com eles, nos dão companhia, por sua intercessão, apoio seguro”. Como disse o teólogo jesuíta Karl Rahner, os santos nos mostram o que significa ser cristão dessa maneira particular. Mas nos unimos não apenas pelas histórias dos santos, mas também pelas histórias de nossos companheiros católicos, uns dos outros, nos quais encontramos Deus e que nos conduzem a Deus. Ao conhecer as outras pessoas, em sua totalidade, como parte do que o Papa Francisco chama de “cultura do encontro”, vendo-as face a face e ouvindo suas histórias, que você está fazendo aqui na Jornada Mundial da Juventude, passamos a conhecer melhor a Deus. Isso é parte do que nossa igreja é.

E você pode ver isso melhor por dentro. Uma das mais belas homilias que já ouvi foi do Papa Bento XVI durante a visita que fez aos Estados Unidos em 2008. Durante sua homilia na Catedral de São Patrício em Nova York, ele usou a imagem do vitral para nos ajudar a entender:

Do lado de fora, essas janelas são escuras, pesadas, até sombrias. Mas uma vez que alguém entra na igreja, eles de repente ganham vida; refletindo a luz que passa por eles, eles revelam todo o seu esplendor. Muitos escritores – aqui na América podemos pensar em Nathaniel Hawthorne – usaram a imagem do vitral para ilustrar o mistério da própria Igreja. É somente por dentro, pela experiência da fé e da vida eclesial, que vemos a Igreja como ela realmente é: inundada de graça, resplandecente de beleza, ornada pelos múltiplos dons do Espírito. Daí resulta que nós, que vivemos a vida da graça na comunhão da Igreja, somos chamados a atrair todos para este mistério de luz.

7. Como faço para orar?

A maioria de nós está familiarizada com o ideal jesuíta de “encontrar Deus em todas as coisas”. E acho que a maioria de nós está bastante confortável com a ideia de encontrar Deus na Eucaristia e através dos sacramentos, é claro, mas também nos relacionamentos, família, escola, trabalho, natureza, música, arte e assim por diante. Mas aqui estou falando de um tempo tranquilo e individual com Deus. Para algumas pessoas, encontrar Deus ou deixar que Deus as encontre em oração é muito mais difícil.

A primeira coisa a saber é que todos podem orar. Como posso saber isso? Porque todos temos dentro de nós o desejo da oração, colocado em nós, mais uma vez, por Deus. Nós temos um desejo de união com Deus. Como sei? Bem, a menos que estejamos fazendo isso para obter crédito extra para alguma aula de teologia, todos nós quisemos estar na Jornada Mundial da Juventude e provavelmente queríamos estar aqui pelo desejo de algum tipo de união, ou relacionamento com Deus, ou Jesus, que é também o objetivo da oração. Portanto, a principal razão para a oração é que Deus está nos chamando para ela.

Uma das principais percepções sobre a oração é que não existe uma maneira certa de fazê-la. O que quer que o aproxime de Deus é a oração “certa” para você. Algumas pessoas gostam da contemplação inaciana, onde nos imaginamos em uma cena do Evangelho ou falando com Deus ou com Jesus. Alguns gostam da lectio divina, onde fazemos certas perguntas sobre um texto bíblico e meditamos sobre ele. Alguns gostam do exame de consciência, onde revisamos o dia para ver onde está Deus. Mas esses às vezes são muito "pesados" para algumas pessoas. Então, algumas pessoas gostam de orações mais abstratas, como orações centradas. Alguns gostam da adoração eucarística. Alguns gostam de orações mecânicas como o Rosário. A melhor maneira de orar é aquela que o aproxima de Deus. E isso varia de pessoa para pessoa.

Mas vamos a uma FAQ dentro desta lista com que nos ocupamos. Uma das coisas mais difíceis para as pessoas entenderem sobre a oração é: "o que deve acontecer?

Quando eu era noviço jesuíta, outros jesuítas diziam coisas como: “Oh, Deus parecia tão próximo em oração”. Ou: “senti Deus me convidando a olhar para isso”. Ou ainda: “Deus me disse isso em oração”. E eu disse: “Do que está falando? Devo ouvir vozes? Ver visões? Quando as pessoas falam sobre ter um relacionamento com Deus, do que estão falando? Resumidamente, deixe-me falar sobre algumas coisas que podem acontecer quando oramos.

Primeiro, nada. Muitas vezes parece que nada está acontecendo na oração. Você está distraído ou adormece ou sua mente divaga ou simplesmente... nada. Pelo menos na superfície. Agora, qualquer tempo gasto na presença do divino é transformador. Mas às vezes as coisas parecem secas. E isso é natural.

Mas outras vezes algo acontece. Digamos que estejamos ansiosos com alguma coisa em sua vida e a passagem do Evangelho desse dia é Jesus acalmando a tempestade no mar. O que pode acontecer quando fechamos os olhos? Bem, primeiro podemos ter uma visão. Percebemos que, embora os discípulos estivessem preocupados, Jesus estava no barco com eles. E começamos a pensar em como Deus está conosco agora, de maneiras que não percebemos. É uma percepção. Agora, prestemos atenção: essa é uma forma que Deus tem de se comunicar com nós. Quando as pessoas falam sobre “ouvir a Deus” em oração, essa é uma maneira de vivenciar isso.

Ou você pode sentir uma emoção: você está triste porque sente que Deus não está no seu barco com você. Isso pode ser um convite de Deus para ser honesto com Deus sobre esses sentimentos. Talvez você tenha um desejo: levar uma vida mais confiante ou seguir Jesus mesmo nas tempestades. Ou você pode ter uma lembrança de uma época em que estava com medo e Deus estava com você. Ou você pode ter uma sensação de calma. Ou você pode até ter algumas palavras ou frases que vêm à mente – não as ouvindo de forma audível, mas como se estivesse lembrando a letra de uma música. Todas essas coisas – percepções, emoções, desejos, memórias, sentimentos, palavras e frases – são maneiras que qualquer diretor espiritual pode lhe contar, maneiras pelas quais Deus se comunica conosco em nossa oração. Pode acontecer durante a adoração, ou rezando o Rosário, ou durante a contemplação inaciana, ou no silêncio depois da missa, ou fazendo oração de centramento ou apenas caminhando na natureza. Todas essas formas são como Deus “fala” em oração.

Estas são as perguntas frequentes que ouço com mais frequência. Espero que elas nos ajudem e talvez nos ajudem enquanto falamos com nossos amigos. Mas lembremo-nos que o convite mais eficaz à crença, à fé, à religião, ao cristianismo, à Igreja Católica e até à oração não é a resposta a uma pergunta, mas a uma pessoa: Jesus Cristo. E uma maneira que funciona hoje é fazer com que as pessoas vejam Jesus Cristo em nós. A nossa própria vida é um instrumento de evangelização. “Pregue sempre o Evangelho”, como disse São Francisco de Assis, “use palavras quando necessário”. Seja Cristo para seus amigos, sua família e para o mundo.

Leia mais