Um experimento com ratos acostumados a serem livres mostrou que a primeira coisa que eles perderam quando ficaram presos foi a esperança. Com os humanos, o ditado prevê o contrário: “a esperança é a última que morre, após matar todos os outros sentimentos”. Seja o caminho que for, a esperança é uma arma de luta, resistência e perspectiva de mudança para a grande maioria da população. Além do mais, não há atitude, ação de mudança sem a âncora da esperança. E nesta última edição do podcast do ano, não vamos falar de qualquer esperança. Mas, sim, colocar em cena e esperança de Leonardo Boff e Frei Betto.
Ainda tratamos neste episódio, os principais destaques climáticos do momento, a economia e a segurança no Brasil. Além disso, a guerra e sofrimento sem fim no Oriente. Em síntese, a última edição do ano clama por um eco de esperança. Eis a reflexão deste episódio dos Destaques da Semana no IHU Cast.
Os programas do IHU estão disponíveis nas plataformas Anchor e Spotify e podem ser ouvidos on-line ou baixados para o seu celular. Ouça outros episódios clicando aqui.
Confira ainda a página especial dos Destaques da Semana na versão em texto.