31 Outubro 2024
O artigo é de Joseba Kamiruaga Mieza CMF, missionário e padre claretiano, publicado por Religión Digital, 31-10-2024.
No dia 31 de outubro, véspera da Solenidade de Todos os Santos, os protestantes celebram um acontecimento particularmente significativo. É o aniversário da Reforma, em memória do que provavelmente foi uma manifestação do Espirito de Deus desde o tempo dos apóstolos. Mas qual é o significado deste dia e como devemos encarar os acontecimentos que ele comemora?
Na época, poucos imaginariam que o som de um martelo batendo na porta de uma igreja em Wittenberg, na Alemanha, repercutiria em todo o mundo e levaria a uma das maiores transformações da sociedade ocidental desde que os apóstolos pregaram o Evangelho por todo o Império Romano. Martinho Lutero, pregando as suas 95 teses na porta daquela abadia em 31 de outubro de 1517, desencadeou um debate que culminou no que hoje chamamos de Reforma Protestante.
Com Martinho Lutero, monge agostiniano e contemporâneo de Erasmo de Roterdão, encontramo-nos no meio do humanismo, no desenvolvimento da escolástica no final do século XV. O maior representante deste pensamento foi Guilherme de Ockham, enquanto na Alemanha o famoso professor de Tübingen, Gabriel Biel – ‘médico muito profundo’ – foi o seu intérprete.
Herdeiro do Bispo Santo Agostinho de Hipona, Martinho Lutero foi uma das pessoas mais significativas que Deus usou depois dele. O estudante de direito que se tornou monge agostiniano viu-se no centro de uma grande polêmica quando suas teses foram copiadas e distribuídas por toda a Europa. Após a sua oposição inicial à tentativa do Papa de “comercializar e vender” a salvação, o estudo bíblico de Lutero levou-o a abordar numerosos problemas da Igreja de Roma, investigando temas como a primazia da Bíblia sobre a tradição eclesiástica e o que ela nos torna justos aos olhos de Deus.
Esta última foi provavelmente uma das maiores contribuições de Lutero para a teologia cristã. Apesar de ser claramente pregado no Novo Testamento, e encontrado nos escritos de numerosos Santos Padres da Igreja, os bispos e padres medievais tinham esquecido, certamente não completamente, mas não em pequena medida, esta grande verdade: o fato de que as nossas obras não podem de forma alguma merecer o favor de Deus. A salvação é somente pela graça e somente pela fé, e as boas obras nada mais são do que o resultado desta fé: elas não são acrescentadas a ela para melhorar nossa posição aos olhos de Deus (Ef 2:8-10). A justificação, isto é, o ato legal de Deus pelo qual ele nos declara inocentes, perdoados dos pecados e justos aos seus olhos, só ocorre porque, através da fé, o Pai imputa ou aplica a nós a perfeita justiça de Cristo (2 Cor. 5, 21).
A posição de Santo Agostinho foi adotada por Lutero ao descobrir o primado da graça, já evidentemente bem presente em São Paulo. Lutero sentiu, no seu tempo, a necessidade de se opor fortemente àquela forma de cristianismo - de origem neoescolástica - que continuava a revestir-se de pelagianismo, negando de facto o primado de Deus como único dispensador da graça salvadora. A posição de Lutero, como sabemos, provocou reações violentas, pois refutava teologicamente o esforço ético e moral do homem pela sua própria salvação.
Lutero nunca negou a liberdade do homem, mas no seu De Servo Arbitrio desafiou a capacidade humana de alcançar a salvação através dos seus próprios esforços. Chegou a estas conclusões através de uma releitura dos Salmos (nos anos 1513-1515) e de alguns livros do Novo Testamento, especialmente as Cartas Paulinas: aos Romanos, aos Gálatas, aos Hebreus. Já em seu comentário ao Salmo 50 – o Miserere – Lutero identifica a insuficiência da observância da lei como o limite intransponível para que o homem seja considerado justo.
Só Deus, gratuitamente, através do primado da Palavra, realiza a obra da justificação. A lei é apenas o espelho através do qual o homem reconhece as suas próprias faltas, o seu próprio pecado. Portanto, o homem não pratica a lei para dar graças a Deus, mas simplesmente para se justificar: consequentemente, anula o seu valor salvífico. Portanto, a única salvação vem de Jesus Cristo. O homem deve reconhecer que é incapaz de cumprir a lei e confiar totalmente na Palavra de Deus que se fez carne, crucificado: Jesus Cristo. Somente pela fé no único Salvador o homem pode ser reconhecido como justo por Deus e perdoado.
A consciência de Martinho Lutero desta verdade levou a uma série de reformas na Igreja e na sociedade, e em muitos dos seus aspectos que hoje tomamos como garantidos, mas que nunca teriam ocorrido sem a sua contribuição. A tradução da Bíblia por Lutero para o alemão colocou a Palavra de Deus nas mãos do povo, e hoje as Escrituras estão disponíveis no vernáculo de muitos países, permitindo que as pessoas estudem e se beneficiem delas. Foi Lutero quem reformou a missa em latim, optando por conduzir a liturgia na língua do povo, para que mesmo os não-estudiosos pudessem ouvir e compreender a Palavra de Deus pregada e adorar o Senhor. Foi Lutero quem recordou, trazendo à luz do esquecimento, o ensinamento bíblico do sacerdócio de todos os crentes, demonstrando que o trabalho de cada pessoa tem propósito e significado, porque através dele o Criador pode ser servido.
Hoje, o legado de Lutero vive nos credos e confissões das igrejas protestantes em todo o mundo. Certamente, e ao recordarmos este aniversário, podemos continuar a receber o apelo a ser testemunhas ousadas e credíveis da mensagem evangélica neste momento da história e do mundo, e a continuar a avançar na reforma da Igreja de Cristo. Certamente o Sínodo, recentemente concluído, é um novo impulso espiritual e sinodal naquele horizonte de uma Ecclesia reformata, semper reformanda.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Igreja reformada, sempre se reformando: no aniversário da Reforma Protestante. Artigo de Joseba Kamiruaga Mieza - Instituto Humanitas Unisinos - IHU