27 Abril 2022
Será lançado na quinta-feira, 28, às 18h, na série Lives da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a versão digital do Dicionário Brasileiro de Comunicação e Religiões, obra inédita no país. A edição impressa, de 500 exemplares, terá lançamento à parte, no final de maio.
A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.
Além dos verbetes voltados às religiões e famílias cristãs, o Dicionário traz informações sobre (in)tolerância religiosa, autoridade religiosa, ecumenismo, fundamentalismos, mercado religioso, minorias, religiosidades e espiritualidades indígenas, sincretismo, xamanismo, religiões de matriz africana, novas espiritualidades.
No capítulo sobre linguagens e práticas religiosas, o Dicionário se debruça, entre outros, temas como bens simbólicos, ortodoxia, proselitismo, religiosidades popular e rituais.
Foto: Divulgação/Intercom
Um capítulo significativo trata dos processos e produtos midiáticos, focado em assuntos como a religião do jornalismo, cultura gospel, cultura pop e religião, desinformação, o jornalismo praticado em denominações cristãs, e religiosidade nas mídias.
Outro capítulo é dedicado às teorias da comunicação e religiões. Ai constam verbetes sobre agenda-setting e religiões, cibercultura e religiões, gatekeeping e religiões, educomunicação, indústria cultural e religiões, marketing religioso, midiatização e religiões, opinião pública e religiões, semiótica e religiões, teoria da linguagem, teoria do discurso e religiões.
O Dicionário, com mais de 500 páginas, está sendo publicado pela Unaspress, editora da Universidade Adventista, de São Paulo.
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País terá um Dicionário Brasileiro de Comunicação e Religiões - Instituto Humanitas Unisinos - IHU