23 Dezembro 2021
“Natal-Covid” poderia ser uma frase curta para descrever uma realidade que vai muito além de uma infecção viral
O artigo é de William Grimm, padre missionário em Tóquio, publicado por La Croix International, 20-12-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
No ano passado, nós tivemos o que pensávamos que seria o Natal-Covid.
Nós estávamos errados. Aquele era meramente o primeiro Natal-Covid, que agora está em série. E embora as vacinas e os tratamentos possam eventualmente trazer a pandemia para algum tipo de controle, nós não temos ideia do quão longa será essa série.
Este ano não tem sido bom para nós. Desastres extremos causados pela mudança climática – incêndios, tempestades e secas que causam destruição, pobreza e refugiados – multiplicaram.
Tropas russas em massa na fronteira da Ucrânia. China apagou a promessa de reversos de Hong Kong e ameaça Taiwan. Dentro da fronteira da China o genocídio contra os uigures continua.
Em Mianmar, budistas fazem seu próprio genocídio contra os muçulmanos da minoria rohingya. Budistas na Tailândia atacam muçulmanos, enquanto muçulmanos em Bangladesh, Indonésia, Paquistão e outros lugares perseguem cristãos. Hindus fazem assim na Índia.
Embora muito fraco no resto da Ásia para ser perpetradores, nas Filipinas os cristãos usam seu poder contra os muçulmanos e por razões não religiosas contra jornalistas, ativistas e pobres.
O Oriente Médio permanece uma caixa de pólvora crônica contendo armas nucleares.
Na África, Ásia, Europa e América Latina, corrupção, violência e prisão política faz refugiados fugirem por uma segurança incerta. Os EUA enfrentam o perigo de um golpe de estado.
Na Igreja, a extensão e o encobrimento dos abusos sexuais não é mais novidade. A Igreja reabriu depois das restrições da covid-19, mas as pessoas que se envolvem nas comunidades que sobraram é uma fração do que era.
Enfrentamos várias infecções, a maioria delas não médicas. “Natal-Covid” poderia ser uma expressão abreviada para descrever uma realidade que vai muito além de uma infecção viral à medida que nos aproximamos do final do ano.
2020 pode ter sido o pior ano de todos? O Natal de 1347 com dezenas de milhões de mortos, morrendo ou condenados pela peste bubônica foi um desastre médico pior do que a covid-19. As duas guerras mundiais do século passado certamente causaram mais dor e incerteza do que estamos experimentando.
Mas não há necessidade de competir em um sorteio de terror. O Natal de 2020 já é ruim o suficiente.
Este Natal-Covid não é realmente diferente de outros tempos, outros Natais poderiam ter sido chamados por outros apelidos, mas eram tão perturbadores e desanimadores quanto este.
Talvez nossos Natais-Covid sejam apenas amplificações do que sempre enfrentamos, obrigando-nos a prestar atenção aos aspectos sombrios de toda a história, de toda a vida.
Já estivemos aqui antes. Mesmo o primeiro Natal não foi todo doce e leve. Mateus fala sobre o massacre de crianças por Herodes.
O Novo Testamento contém dois relatos do nascimento de Jesus que diferem um do outro, embora tenhamos a tendência de juntá-los em uma história. Por exemplo, Lucas faz o nascimento em um estábulo enquanto Mateus o coloca em uma casa.
Na verdade, um ano houve uma tentativa de construir a creche de Natal no Vaticano de acordo com a versão de Mateus. O alvoroço foi tão grande que a casa foi reformada como um estábulo.
Neste Natal-Covid, a versão estável de Lucas tem uma mensagem especial para nós.
O profeta Jeremias reza em meio a sua própria crise de covid, uma terrível seca que trouxe perdas de safra, fome e morte. Ele descreve servos tentando tirar água de cisternas vazias, campos ressequidos e animais moribundos.
Jeremias volta-se para Deus e reclama: “Ó esperança de Israel, seu salvador na hora da angústia, por que serias como um estrangeiro na terra, como um viajante que se desvia à noite?”.
Jeremias reza como provavelmente já rezamos mais de uma vez nesta pandemia. “Deus, onde está você? Não nos ignore! Fique conosco!”.
Lucas diz que Maria “deu à luz seu filho primogênito, envolveu-o em faixas de pano e deitou-o na manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”. Com aquele detalhe sobre a pousada, o evangelista está respondendo a oração de Jeremias.
Uma pousada é um lugar para viajantes, para pessoas que estão apenas de passagem. Eles não planejam ficar muito tempo, apenas o suficiente para descansar um pouco, fazer alguns negócios e seguir em frente.
Jesus não nasceu em uma estalagem porque não é “um estranho na terra... um viajante que passa a noite fora”. Ele realmente é Emmanuel, “Deus conosco”.
Ao dizer que “não havia lugar para eles na pousada”, Lucas não está falando sobre funcionários do hotel sobrecarregados. Não havia lugar para eles na pousada porque pousada não é um lugar apropriado para o nascimento de Jesus.
Ele não está passando. Ele veio entre nós para permanecer conosco. Ele não é um estranho viajante, mas um nativo de nosso mundo, e ele não vai seguir em frente. Ele está aqui para ficar.
Essa é a mensagem para nós no Natal-Covid 2020 e em todos os dias de Natal-Covid de nossas vidas.
Em Cristo, Deus está conosco para nos acompanhar, para nos dar esperança. Não somos esquecidos ou abandonados por Deus. Jesus Cristo, o Salvador Ressuscitado, está conosco hoje e todos os dias para ser “uma boa nova para todas as pessoas”.
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