• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

As mulheres estão em uma relação tóxica com a Igreja? Artigo de Phyllis Zagano

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

30 Outubro 2020

Gaslighting (1) e dissonância cognitiva nos documentos papais.

O artigo é de Phyllis Zagano, teóloga estadunidense e pesquisadora da Hofstra University, em Nova York, publicado por National Catholic Reporter, 29-10-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Eis o artigo.

Não é o que eles dizem, mas a forma como eles dizem. Documentos e traduções das Escrituras irritantemente tangenciam o gaslighting contra as mulheres. Não é um grande evento que as manipulam até deixarem-nas loucas, mas apenas uma dissonância cognitiva que desliza em relações grandes e pequenas.

Você sabe, “ele me ama, ele não me ama...”.

Dissonância cognitiva inclui dizer uma coisa que significa outra. Isso existe, dolorosamente, na Igreja. Nós sabemos o que a Igreja diz, mas nós sabemos o que ela faz.

Reflita: estão as mulheres em uma relação tóxica com a Igreja?

Talvez sim, talvez não, mas eu penso que as mulheres estão cansadas de ouvir o que eles dizem “ter uma presença mais incisiva na Igreja” e “mais posições de responsabilidade”, etc., etc., etc. Como Eliza Doolittle disse (ou cantou) em “Minha Bela Dama”: “Demonstrem”.

Essa é a pena de tudo. O papa Francisco é um homem maravilhoso. Seu papado reabriu janelas que se fecharam muito cedo após o Concílio Vaticano II. Seu último documento, Fratelli Tutti, é lindo, realmente é. Mas, aparentemente, é dirigido aos homens. Não importa como você o faça, “fratelli” significa irmãos em qualquer idioma e em qualquer cultura. Em seguida, considere o fato de que o documento inclui as palavras “fraternidade” cerca de 55 vezes, “fraterna” cerca de 18 vezes e se refere à igreja como “ela” pelo menos cinco vezes. Para piorar, nenhuma mulher é citada ou referenciada.

Oh, parece que eles tentaram consertar. Uma pesquisa no computador parece ter substituído “irmão” por “irmão e irmã” quase 30 vezes, até mesmo mudando as traduções das Escrituras. Por exemplo, a tradução de 1 João 2, 10-11 aprovada pela Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos começa com “quem ama seu irmão”, não com “quem ama um irmão ou irmã”, como cita a Fratelli Tutti.

O documento critica implicitamente a si mesmo e à Igreja, apoiando-se nas palavras de Francisco de sete anos atrás: “De modo análogo, a organização das sociedades em todo o mundo ainda está longe de refletir com clareza que as mulheres têm exatamente a mesma dignidade e idênticos direitos que os homens. As palavras dizem uma coisa, mas as decisões e a realidade gritam outra. Com efeito, ‘duplamente pobres são as mulheres que padecem situações de exclusão, maus-tratos e violência, porque frequentemente têm menores possibilidades de defender os seus direitos’”.

Esse é precisamente o tipo de dissonância cognitiva, até mesmo gaslighting, que figurativamente enlouquece as mulheres.

O que, exatamente, significa incluir mulheres na Igreja? O que significa para as mulheres estarem presentes? O que significa, mesmo, que as mulheres sejam reconhecidas como metade da raça humana?

É um mundo de homens, sem dúvida. Pensando bem, Fratelli Tutti foi escrita por um homem (Francisco) que recebeu o título de um homem (São Francisco de Assis) que falava a homens (seus frades), e agora este documento é dirigido a homens. Bem, e por que não ser assim? Não são as mulheres que estão arruinando o mundo.

Embora Francisco não pretenda insultar as mulheres, escrever o que é publicado sob seu nome muitas vezes erra o alvo e é desnecessariamente ofensivo.

Como tantas outras coisas que saem das impressoras do Vaticano, este maravilhoso documento e tantos outros não se beneficiam da presença de mulheres à mesa. Sim, pode ter havido mulheres conselheiras. “Irmãos e irmãs” são bem conhecidos do começo ao fim. E pode ter havido mulheres entre os tradutores. O inglês é extremamente bom, e o documento publicado no site do Vaticano contém apenas um pequeno erro tipográfico.

Mas sua linguagem, como a de São Jerônimo, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, pode ser desanimadora. Então o que fazer? Como conciliar o que foi dito com o que se quer dizer? A mágoa com este e outros documentos é que a escolha das palavras muitas vezes obscurece os significados. Palavras usadas, não usadas ou mal usadas não apresentam o pensamento e a visão do escritor.

Isso tem que parar. Tem que parar porque as pequenas alfinetadas de linguagem se acumulam até que toda a conversa morra, e as pessoas que podem ouvir não ouvem mais o que é dito. Tem que parar porque as pessoas que precisam de ajuda, os pobres famintos abraçando este planeta enfermo, os migrantes e os sem-teto, os doentes e os frágeis, todos ouvem uma voz a menos levantada em seu nome.

Não se trata apenas das mulheres, mas principalmente.

Nota

1.- Gaslighting é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade. Casos de gaslighting podem variar da simples negação por parte do agressor de que incidentes abusivos anteriores já ocorreram, até a realização de eventos bizarros pelo abusador com a intenção de desorientar a vítima. O termo deve a sua origem à peça teatral Gas Light e às suas adaptações para o cinema, quando então a palavra popularizou-se. O termo também tem sido utilizado na literatura clínica. (A nota é do Instituto Humanitas Unisinos - IHU com informações de Wikepedia.)

Leia mais

  • “Fratelli Tutti” compartilha uma sabedoria prática, mas vazia de 'insights' de mulheres
  • “Fratelli tutti” não inclui as mulheres, e tampouco a “fraternidade”. Artigo de Phyllis Zagano
  • "Fratelli tutti. Sobre a fraternidade e a amizade social" é a nova encíclica de Francisco, a ser assinada em Assis
  • Vaticano II não é o único concílio controverso, diz teólogo católico
  • As mulheres e a Igreja pós-pandemia. Artigo de Tina Beattie
  • Uma greve global das mulheres católicas para alcançar a igualdade na Igreja Católica
  • Os primeiros sacerdotes eram mulheres? Sim, atesta pesquisadora inglesa
  • Francisco e as mulheres na Igreja
  • As mulheres e a Igreja. As raízes de uma discriminação. Artigo de Vittorio Mencucci
  • Mulheres na Igreja

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados