23 Outubro 2020
O Prêmio Kinéo - que completa dezoito anos este ano - foi entregue em Roma por ocasião do 15º Film Fest. O Kinéo Movie for Humanity Award, atribuído a quem promove questões sociais e humanitárias, foi entregue no Vaticano por Rosetta Sannelli, criadora da homenagem, ao diretor estadunidense Evgeny Afineevsky pelo seu docufilme “Francesco”.
A informação é publicada por SIR, 22-10-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.
O diretor foi indicado ao Oscar e ao Emmy em 2016 com Winter on Fire e em 2018 recebeu 3 indicações ao Emmy por Cries from Syria. Entre os presentes à cerimônia de premiação, também o prefeito do Dicastério da Comunicação, Paolo Ruffini, o secretário do dicastério, Mons. Ruiz, o responsável pelo Vatican Media Stefano D'Agostini e Carlo Gentile, representante das Nações Unidas.
O Kinéo, além dos prêmios às clássicas categorias cinematográficas – consta em uma nota – atribui dois reconhecimentos especiais: o Movie for Humanity Award e o Kinéo Green & Blue Award, dedicados a quem promove questões sociais, humanitárias e ambientais no cinema.
O Kinéo conta com o patrocínio, entre outros, do CSC (Centro Experimental de Cinematografia) em colaboração com a Anec (Associação Nacional dos Expositores de Cinema), com o SNCCI (Sindicato Nacional dos Críticos de Cinema Italianos), e com o apoio da DGCA (Direção Geral de Cinema e Audiovisual) do Mibact (Ministério do Patrimônio e Atividades Culturais).
Pelo primeiro ano está em colaboração com o Dia Mundial do Cinema Italiano, promovido pelo Intergrupo de Cinema da Câmara dos Deputados da República Italiana.
Assista ao trailer: