A pandemia COVID-19 pode oferecer lições valiosas para os esforços de mitigação das mudanças climáticas

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

22 Agosto 2020

“A crise da corona é um caso de teste para a prevenção e gestão de emergências globais em geral”, Kira Vinke.

A reportagem é publicada por Institute for Climate Impact Research (PIK) e reproduzida por EcoDebate, 21-08-2020. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

Destacando os paralelos entre a saúde global e a emergência climática, uma equipe de pesquisadores do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático (PIK) analisou o que os formuladores de políticas e os cidadãos podem aprender com o surto de corona e como aplicá-lo ao esforço global de reduzindo as emissões de CO2. Sua proposta: um Contrato Corona Climático que une as gerações mais novas e as mais velhas.

“A crise da corona é um caso de teste para a prevenção e gestão de emergências globais em geral”, diz a autora principal Kira Vinke. “A pandemia mostrou que quando o tempo de reação é reduzido ao mínimo, uma crise maior de saúde pública pode ser evitada. Na verdade, devemos levar essa lição a sério e aplicá-la no gerenciamento da emergência climática.

Avaliação de riscos e previsão de resultados

Vinke e a equipe de autores examinaram quatro dimensões do gerenciamento de risco: diagnóstico, prognóstico, terapia e reabilitação. Eles deduziram quais lições da pandemia COVID-19 poderiam ser usadas para estabilizar a temperatura média global. “Os riscos e as causas do coronavírus e da crise climática devem ser avaliados e quantificados cientificamente”, explica o diretor e coautor do PIK, Johan Rockström. Mas tão importante quanto o diagnóstico são as abordagens prognósticas: “Países como a Nova Zelândia e a Alemanha foram capazes de prever os possíveis efeitos do surto e, além disso, tiveram a capacidade de ação imediata. Na mesma linha, a comunidade global deve integrar as avaliações de riscos climáticos à tomada de decisões e agir de acordo".

Os autores argumentam que os insights da crise Corona podem ajudar a identificar caminhos para tratar as causas e os sintomas das mudanças climáticas. “Tanto a Corona quanto a crise climática são o resultado do aumento da pressão humana no planeta”, diz a coautora Sabine Gabrysch. “Mas a boa notícia é que a pandemia demonstrou que, com uma combinação de ação governamental e mudanças no estilo de vida individual, é possível prevenir danos. Se houver vontade, há um caminho”.

Compaixão e solidariedade como princípios orientadores

Os pesquisadores concluem propondo um Contrato Corona Climático intergeracional informado pela razão e pelo princípio da justiça social. O ex-diretor e coautor do PIK Hans Joachim Schellnhuber explica: “As gerações mais jovens concordariam em proteger os idosos do COVID-19 aderindo a medidas de distanciamento social, enquanto as gerações mais velhas pressionariam por medidas para manter o aquecimento global em linha com o Acordo de Paris". Assim, a perspectiva dos pesquisadores é cautelosamente otimista: a manifestação de generosidade e novas formas de interações sociais na esteira da pandemia mostram um grande potencial de cooperação para a tão necessária estabilização do clima global.

 

Referência:

Kira Vinke, Sabine Gabrysch, Emanuela Paoletti, Johan Rockström, Hans Joachim Schellnhuber (2020): Corona and the Climate: A Comparison of Two Emergencies. Global Sustainability. 

 

Leia mais