10 Dezembro 2019
Jorge Mario Bergoglio - Miguel Ángel Fiorito
A reportagem foi publicada por Sala de Imprensa do Vaticano, 09-12-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.
No dia 13 de dezembro, o Pontífice apresentará a obra de seu padre espiritual, editada pelo padre José Luis Narvaja S.I. Roma, 9 de dezembro de 2019. A Civiltà Cattolica publica em 5 volumes os Escritos de p. Miguel Ángel Fiorito (1916-2005), jesuíta, padre espiritual do Papa Francisco. É uma obra muito ampla que, pela primeira vez, vem à luz editada pelo padre José Luis Narvaja S.I.
Os textos foram coletados e organizados de acordo com sua ordem cronológica entre 1952 e 1991. Eles acompanham um itinerário que inclui a reitoria da Universidade do Salvador em Buenos Aires, o ensinamento como reitor e professor na Faculdade de Filosofia do "Colégio Máximo" em San Miguel, e seu papel como padre espiritual e formador. Numerosos escritos que tratam da Companhia de Jesus e do discernimento espiritual, também com atenção ao contexto eclesial e social da América Latina e da religiosidade popular.
Lendo as páginas de “Mestre Fiorito”, como sempre o chama o Papa, poderemos descobrir a origem de muitas das ideias de Francisco e também a maneira como elas se desenvolveram originalmente. O Mestre refletia com um grupo de jovens jesuítas que participavam do diálogo teológico do Colégio, a partir da experiência pastoral realizada nas paróquias do interior do país e nas periferias de Buenos Aires. Também os "quatro princípios" sobre os quais está estruturada a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium são frutos dessa reflexão de grupo.
Percorrer as numerosas páginas dessa obra significa entrar no coração do Pontificado e em suas profundas raízes espirituais: Fiorito foi mestre de Bergoglio mais do que qualquer outro, como poderá ser verificado.
O Santo Padre decidiu apresentar esses escritos pessoalmente e dar seu testemunho sobre a figura de padre Fiorito em um evento a ser realizado no Salão da Congregação Geral da Companhia de Jesus, às 18h30 de 13 de dezembro de 2019, ou seja, no dia do 50º aniversário de sua ordenação sacerdotal.
Francisco enriqueceu os Escritos com um Prefácio no qual afirma: “A edição dos escritos do padre Miguel Ángel Fiorito é uma fonte de consolo para nós que nos nutrimos de seus ensinamentos há muitos anos. Esses escritos farão muito bem a toda a Igreja”.
Com a publicação dessa Ópera, a Civiltà Cattolica inicia as comemorações por seus 170 anos (1850-2020).
Os Escritos, em espanhol, estarão disponíveis em formato digital no site da La Civiltà Cattolica e em papel na Amazon.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O Papa Francisco apresentará pessoalmente em 13 de dezembro a Obra de seu padre espiritual, o “Mestre Fiorito” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU