• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Argentina. Depois de Macri

Alberto Fernandez e Cristina kirchner eleitos para a presidência argentina | Foto: Mídia Ninja

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

28 Outubro 2019

Terminou um dos capítulos mais tristes da história da Argentina. Não se admite comparações, salvo para dizer que foi a decisão popular que decidiu encerrar essa etapa conduzida por uma força política que se caracterizou por semear ódio e alimentar o medo, por usar todos os recursos – legais e ilegais, legítimos e ilegítimos – para apagar seus adversários do cenário.

O artigo é de Washington Uranga, publicado por Página|12, 28-10-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Simultaneamente “a melhor equipe dos últimos cinquenta (e quatro) anos” nunca deixou de exercer, até esgotar, todas as variantes do maior cinismo, afirmando seu “republicanismo” e respeito à “institucionalidade”, atropelando até provocando os limites da legalidade e se mentindo sem pudor sobre o que é evidente até para os seus.

Sem dúvidas foi um governo de classe. Porque acumulou privilégios para os seus, porém sobretudo, porque alimentou por todos os meios que estavam a seu alcance o ressentimento contra os pobres.

Finalmente, o governo terminou cozido em seu próprio caldo. Pretendeu se construir sobre o desprestígio e o rechaço às gestões anteriores, e terminou colhendo o rechaço dos indignados de todo tipo. Também de parte de muitos que os haviam favorecido com seu voto há quatro anos.

Durante esse tempo, e enquanto perdia o rumo, o macrismo e seus aliados radicais, construiu seu próprio ostracismo apoiado na blindagem dos meios mais poderosos, em pesquisas fraudulentas, grupos focais e exércitos de trolls financiados com dinheiro do Estado.

Porém não perdi somente Maurício Macri e sua equipe de governo repleto de executivos de empresas. Perderam também os meios e os jornalistas que, ao melhor estilo de “panquecas”, dão voltas no ar para se reacomodar sem nem sequer se envergonhar com o cenário.

O dano gerado à sociedade argentina, no econômico, no político, porém também no ético e no cultura, é difícil de medir nesse momento. Haverá que analisa-lo com o passar do tempo, porém sem dúvidas, é de enorme magnitude.

Na mesma medida há que valorizar e ponderar a capacidade de reação popular agora expressada nas urnas. Porém mais além disso também a maturidade política – e a paciência digna de filosofia oriental – para suportar as provocações, as explosões, a reiteração das mentiras e – vale a pena repeti-lo ainda que esgote – o cinismo demonstrado por porta-vozes do governo. Pelos tradicionais e pelos recém-chegados como o candidato a vice-presidente Miguel Ángel Pichetto, cuja performance é especialmente patética em vista de seus antecedentes e história política.

Foi o candidato ultra-liberal José Luis Espert, ex-aliado de Macri, quem em campanha reivindicou o “voto qualificado”. Ele até hoje Presidente não disse, mas seguramente que os resultados o farão pensar mais uma vez. Faz parte de sua forma de entender o mundo. Clara expressão disso foi sua reação posterior às PASO, apontando acusatoriamente à cidadania pelos votos dados, que não o favoreceram, e fazendo dos votantes, os responsáveis pelos males que ele mesmo e sua equipe geraram. Há de se ver o que fará Macri, a partir de agora até a entrega do mandato em dezembro: é um período longo se levar em conta a imperícia, a falta de sentido elementar e, a não perder de vista, a malícia política e social que encarna quem ocupa a Casa Rosada. As novas autoridades, porém também a cidadania em geral, terão que se manter alertas e vigilantes e pedir contas enquanto ele corresponda.

Leia mais

  • Eleição da Argentina vira plebiscito contra neoliberalismo na América Latina
  • Argentina. O Efeito Kicillof. Quem é o jovem da vitória peronista?
  • Argentina. Vitória expressiva do kirchnerismo gera debate sobre governabilidade de Macri
  • Argentina. Peronista Alberto Fernández vence Macri com folga nas eleições primárias
  • Argentina: a poucos meses da eleição decisiva
  • Argentina. A fraude antipatriótica, Cambridge Analytica e eleições
  • Argentina. “Atender os que mais sofrem com a pobreza e a exclusão”, cobram os líderes de diferentes religiões
  • Argentina. “Trabalho sem pão é exploração, pão sem trabalho é humilhação”. A mensagem da Igreja Católica na celebração de São Caetano
  • O ciclo progressista na América Latina acabou? Entrevista especial com Julio Gambina
  • Defender a Mãe terra, um programa político para toda esquerda latino-americana. Entrevista especial com Katu Arkonada
  • Breves e rápidos comentários sobre as eleições primárias parlamentares na Argentina
  • Argentina. Movimento de Cristina Kirchner põe cenário eleitoral em polvorosa
  • Após 12 anos, a Argentina volta a pedir socorro ao FMI
  • “O kirchnerismo é uma fonte de inspiração”. Entrevista com Chantal Mouffe
  • Argentina. Em meio ao caos, governo Macri anuncia aprofundamento do ajuste fiscal e menino de 13 anos é assassinado pela polícia
  • Argentina. Além da desaprovação popular, Macri é contestado na própria base
  • Argentina. Triple déficit del macrismo
  • Pobreza na Argentina atinge um terço da população urbana
  • Argentina. Para entender o peronismo e o seu oposto. Entrevista com Alejandro Grimson

Notícias relacionadas

  • Bergoglio renuncia como arcebispo de Buenos Aires

    Neste sábado, o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio (foto), ultrapassa a idade canônica de 75 anos, disposta pela Igr[...]

    LER MAIS
  • Monsanto en retirada: el abajo que se mueve (IHU/Adital)

    "La noticia de la retirada comenzó a circular el 1 de agosto, justamente en una gran jornada de protesta contra una nueva de semi[...]

    LER MAIS
  • Canciller venezolana: Macri pretende destruir el Mercosur (IHU/Adital)

    La canciller de Venezuela, Delcy Rodríguez, denunció este miércoles que el mandatario argentino Mauricio Macri pretende destrui[...]

    LER MAIS
  • Para a Igreja, 54% dos argentinos estão à beira da pobreza

    O relatório anual da Universidade Católica Argentina (UCA) confirmou, além disso, que a herança kirchnerista deixou um sal[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados