Estátuas roubadas e jogadas no Tibre. Papa, bispo de Roma, pede perdão

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Estereótipos como conservador ou progressista “ocultam a heterogeneidade das trajetórias, marcadas por classe, raça, gênero, religião e território” das juventudes, afirma a psicóloga

    Jovens ativistas das direitas radicais apostam no antagonismo e se compreendem como contracultura. Entrevista especial com Beatriz Besen

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

27 Outubro 2019

Publicamos a seguir a transcrição das palavras que o Papa Francisco proferiu de improviso na tarde da última sexta-feira, durante a 15ª Congregação Geral do Sínodo da Amazônia, no final da oração.

A transcrição é publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, 25-10-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis as palavras do Papa Francisco.

"Boa tarde, gostaria de dizer uma palavra sobre as estátuas da pachamama que foram tiradas da igreja na Traspontina, que estavam lá sem intenções idólatras e foram jogados no Tibre.

Primeiro de tudo isso aconteceu em Roma e, como bispo da diocese, peço perdão às pessoas que foram ofendidas por esse gesto.

Depois anuncio que as estátuas, que criaram tanto clamor da mídia, foram encontradas no Tibre. As estátuas não estão danificadas.

O comandante dos Carabineiros deseja que sejamos informados dessa recuperação antes que a notícia se torne pública. No momento, a notícia é confidencial e as estátuas são mantidas no gabinete do comandante dos Carabineiros italianos.

O Comando dos Carabineiros terá prazer em dar seguimento a qualquer indicação que se queira dar sobre as modalidades de publicação da notícia e para outras iniciativas que se desejem tomar a respeito, como, por exemplo, refere o comandante "a exibição das estátuas durante a Santa Missa de encerramento do Sínodo", veremos. Eu delego o Secretário de Estado a responder por isso.

Essa é uma boa notícia, obrigado."

Leia mais