• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Pesquisa de Emprego e Desemprego do DIEESE e Seade descobriu o que estava oculto

Mais Lidos

  • “O Brasil é uma sociedade onde sentimos muito amor ao Cristo. Mas como continuar juntos, em uma sociedade com muitos contrastes? Como fazer com que seja possível viver algo de modo mais igual?”, questiona o prior de Taizé em primeira visita ao Brasil

    “O profetismo não é denunciar as coisas, mas viver e abrir caminhos de esperança”. Entrevista especial com irmão Matthew, prior de Taizé

    LER MAIS
  • Eichmann em gaza. Artigo de Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz

    LER MAIS
  • “Um acordo com Israel? Eu o assinaria na hora. O mundo deve nos reconhecer”. Entrevista com Hussein Al-Sheikh

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

13 Setembro 2019

PED inovou nas estatísticas do trabalho. Pesquisa chega ao fim em SP, após 35 anos.

"Esta é uma longa história construída por centenas de cientistas sociais, estatísticos e pesquisadores. Uma longa história institucional que envolve políticos, dirigentes sindicais, governantes e gestores públicos que souberam apostar na cooperação entre uma organização pública (Seade) e uma organização privada (DIEESE) para a produção de estatísticas econômicas e sociais, que, hoje, é a única base de dados contínua existente no Brasil sobre mercado de trabalho metropolitano", escreve Clemente Ganz Lúcio, sociólogo, diretor técnico do DIEESE, em artigo publicado por Poder 360, 17-08-2019.

Eis o artigo.

A crise do petróleo da década de 1970 atingiu em cheio a economia brasileira. No início dos anos 1980, o país sofria com o agravamento de vários problemas, entre eles, carestia e desemprego oculto pelo trabalho precário, situações que os “óculos” das estatísticas oficiais, com lentes inadequadas, não conseguiam revelar.

Entre 1981 e 1983, o DIEESE realizou a Pesquisa de Padrão de Vida e Emprego, ocasião em que toda essa realidade dramática do desemprego, informalidade e precarização do trabalho foi revelada. A PPVE mostrou que as características e dinâmicas das ocupações e do emprego eram muito mais complexas do que outros levantamentos conseguiam apontar. O desemprego era expressivamente maior e tomava formas que não eram captadas pelas pesquisas oficiais.

Era preciso uma iniciativa diferente para ler e traduzir em estatística aquilo que acontecia no mundo do trabalho. O desafio era criar algo que pudesse apresentar um retrato mais fiel dos problemas da sociedade brasileira. E foi assim que nasceu a inovadora metodologia da PED – Pesquisa de Emprego e Desemprego, desenvolvida pelo DIEESE e a Fundação Seade, do estado de São Paulo. As duas instituições passaram então a trabalhar em cooperação, primeiro no desenho da metodologia e depois na realização da PED, inicialmente na Região Metropolitana de São Paulo.

Na época, o então governador de São Paulo, Franco Montoro, e o secretário de Planejamento, José Serra, receberam com entusiasmo a iniciativa de produção da nova pesquisa, coordenada pelo então diretor técnico do DIEESE, Walter Barelli. Técnicos e autoridades envolvidas não tinham dúvida alguma sobre a necessidade do desenvolvimento de uma metodologia que permitisse nova leitura da heterogeneidade e da desigualdade do mercado de trabalho metropolitano brasileiro. Desde então, são 35 anos.

A PED foi uma produção estatística que inovou, ao revelar, além do desemprego aberto, o desemprego oculto pelo trabalho precário e pelo desalento, entre inúmeros dados que nem sempre eram tratados ou olhados em pesquisas dessa natureza.

Na equipe que criou e desenvolveu esta bem-sucedida cooperação institucional e técnica, estão, entre tantos, o economista Paulo Renato Costa Souza e as sociólogas Annez Andraus Troyano e Marise Hoffmann. Com eles, trabalharam muitas outras pessoas competentes e dedicadas, que, de maneira ininterrupta, mensalmente, traziam à luz - com ampla divulgação da grande imprensa - dados que surpreendiam.

O embate com as estatísticas oficiais foi se colocando, gerando desconfortos, conflitos técnicos e institucionais. A qualidade técnica do trabalho científico da PED, com apoio institucional de governadores como Mário Covas e Geraldo Alkmin, permitiram que Seade e DIEESE consolidassem uma compreensão diferente da dinâmica ocupacional no mercado de trabalho. A metodologia foi reconhecida nos fóruns internacionais de estatística articulados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A pesquisa ganhou asas nos anos 1990. Os diretores da Fundação Seade, Pedro Paulo Branco, e do DIEESE, Sérgio Mendonça, cruzaram o país para atender demandas de governos estaduais que também queriam localmente a leitura inovadora que a PED viabilizava. Assim, as duas instituições, em cooperação com institutos locais, implantaram a pesquisa nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Distrito Federal.

Barelli foi o diretor técnico do DIEESE que mobilizou e articulou a criação e implantação da PED nos anos 1980. Depois, como ministro do Trabalho no governo Itamar Franco, trabalhou para inserir a PED entre as bases estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego, junto com Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Rais (Relação Anual de Informações Sociais), para dar suporte às políticas do Sistema Público de Emprego. Mais para a frente, a economista Lúcia Garcia coordenou pelo DIEESE a implantação do Sistema PED, ou melhor, a integração nacional das PEDs metropolitanas, envolvendo diversos institutos de pesquisa locais, firmes parceiros, durante o governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Em 2012, o IBGE realizou mudanças estruturais nas pesquisas domiciliares. A nova pesquisa, Pnad Contínua, com cobertura nacional e divulgação mensal, adotou mudanças metodológicas que resultaram de intenso debate com especialistas desde 2006 e estavam em consonância com as diretrizes do Comitê de Estatística da OIT. DIEESE e Seade participaram das discussões.

Nessas mais de três décadas, o papel do movimento sindical brasileiro associado ao DIEESE foi determinante na construção política e preservação dessa iniciativa, por meio da defesa, promoção e financiamento da pesquisa.

Esta é uma longa história construída por centenas de cientistas sociais, estatísticos e pesquisadores. Uma longa história institucional que envolve políticos, dirigentes sindicais, governantes e gestores públicos que souberam apostar na cooperação entre uma organização pública (Seade) e uma organização privada (DIEESE) para a produção de estatísticas econômicas e sociais, que, hoje, é a única base de dados contínua existente no Brasil sobre mercado de trabalho metropolitano. A PED é um produto e serviço de interesse da sociedade, que gerou informações e conhecimento disponibilizados para o bem comum e para a qualidade das políticas públicas.

Na divulgação número 451, que apresentou dados de junho de 2019, foi encerrada a parceria DIEESE e Seade. Isso porque a pesquisa chegou ao fim, depois de cumprida a missão de inovação estatística durante esse longo período de 35 anos. Foi uma cooperação de sucesso, que traduziu em números o que trabalhadores viviam e sentiam no cotidiano, em busca de ocupação. Essa realidade, revelada e confirmada a cada mês de divulgação, promoveu um debate salutar. As políticas públicas no campo do trabalho ganharam novos insumos e puderam ser aperfeiçoadas ou avaliadas. Outras nasceram a partir daí. A estatística oficial se moveu no mesmo sentido da PED e o Brasil ganhou mais qualidade nos números sobre o desemprego e as ocupações.

Satisfeitos com a tarefa realizada, olhando agora para a frente, diante dos desafios atuais, DIEESE e Seade manterão as respectivas trajetórias institucionais e também a disposição de cooperar e, principalmente, de criar e inovar para produzir ciência comprometida com o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Leia mais

  • PED 451 – Há mais de três décadas, leitura inovadora sobre a dinâmica do mercado de trabalho
  • DIEESE lança índice para medir condição do trabalho
  • Novo índice do DIEESE mede condição do trabalho
  • Pesquisadora do Dieese explica por que só os bancos ganham com a PEC da Previdência
  • Dieese: proposta do governo para BPC considera taxas distorcidas
  • Governo corta verba, e pesquisa que mede desemprego e desalento está ameaçada
  • Dieese se reestrutura para sobreviver e acompanhar futuro do trabalho
  • O sindicato do futuro será a resposta às complexidades
  • O recorde do desemprego e da subutilização da força de trabalho no Brasil
  • Trabalhador leva o dobro de tempo para conseguir emprego
  • Bravo Barelli
  • OIT alerta para a precarização do emprego na América Latina e no mundo
  • Baixo investimento e alto desemprego: as armadilhas da estagnação econômica
  • “É assustadora a bomba-relógio que temos pela frente”. 80% dos trabalhadores brasileiros são pobres e vivem com renda de até 1.700 reais. Entrevista especial com Waldir Quadros
  • Desemprego cai, mas brasileiro ganha cada vez menos

Notícias relacionadas

  • ''Mãe da psicologia''? Subjetividade, liberdade e autonomia em Teresa de Jesus. Entrevista especial com Lúcia Pedrosa-Pádua

    “Uma escritora moderna e humanista” que “não teme a liberdade e a autonomia”, mas, ao contrário, reconhece que “estas [...]

    LER MAIS
  • Dom Casaldáliga lidera campanha de solidariedade aos mapuches chilenos

    "Unimos nossa voz e nossa solidariedade ao clamor do povo mapuche. Basta de genocídio amparado por calúnias rasteiras e por inte[...]

    LER MAIS
  • O ''quarteto fantástico'' do Conclave

    Em fevereiro, o Papa Bento XVI irá convocar um consistório para a nomeação de cerca de 15 novos cardeais [a lista oficial, div[...]

    LER MAIS
  • Papáveis em potencial: os concorrentes do próximo conclave

    Um dos pontos de discussão em Roma nos últimos meses tem sido a crescente fragilidade do Papa Bento XVI. Inevitavelmente, a espe[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados