• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Itália. Salvini assina a proibição de desembarque para o navio Mare Jonio que embarcou os náufragos do bote lotado de crianças

Mais Lidos

  • Nenhuma ‘Nakba’ parece acordar o mundo. Artigo de Ivone Gebara

    LER MAIS
  • Para o professor e pesquisador de origem judaica, o genocídio em Gaza está sendo concretizado pela inação do Ocidente, que não se manifesta por meio de sanções contra os planos de Netanyahu

    O mundo está inerte diante da ofensiva final de Israel contra a Palestina. Entrevista especial com Bruno Huberman

    LER MAIS
  • O alívio do Opus Dei durou pouco: Leão XIV exige a reforma de seus estatutos e a causa é reativada na Argentina

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

29 Agosto 2019

Proibição de entrada, trânsito e permanência em águas territoriais para o navio Mare Jonio, o navio da Mediterranea saving humans que na manhã desta terça-feira socorreu e resgatou cerca de 100 migrantes em um barco à deriva. Foi assinado pelo ministro do Interior que está de saída, Matteo Salvini, em um dia que ainda viu crianças no meio do mar, correndo risco de vidas, enquanto foram proibidos os sobrevoos dos aviões de organizações humanitárias que do alto patrulham a busca por náufragos.

A reportagem é publicada por Marco Mensurati, publicada por La Repubblica, 28-08-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

O pedido da Capitania

Foi o MRCC de Roma - o centro de coordenação de socorros italiano - a "solicitar às autoridades italianas competentes a identificação de um place of safety", o porto seguro mais próximo no qual desembarcar os migrantes. A comunicação, a primeira do gênero, depois de tantos meses em que a autoridade portuária italiana havia se recusado a administrar as emergências da chamada área de Sar Líbia, chegou ao navio Mare Jonio depois que os voluntários do Mediterranea invocaram "um sinal de descontinuidade" em relação às gestões anteriores. A bola, esse é o sentido da comunicação da Capitania, foi passada para as mãos do ministro do Interior que está de saída, Matteo Salvini. Que respondeu como era de se esperar.

O resgate

Durante a manhã, o navio Mare Jonio, o navio da plataforma humanitária italiana Mediterrâneo, havia resgatado um bote danificado cheio de crianças com menos de dez anos (muitas delas inclusive de poucos meses). "Vocês chegaram bem a tempo. O bote estava prestes a afundar, ontem à noite começou a se esvaziar. Uma onda o dobrou e muitos de nós caímos na água. Seis não sabiam nadar e morreram", relataram os migrantes.

O resgate ocorreu ao amanhecer, cerca de 70 milhas ao norte de Misurata. Avistados no radar às primeiras luzes do dia, os migrantes - ao todo 98, da Costa do Marfim, Camarões, Gâmbia e Nigéria - foram transportados a bordo do rebocador após uma operação que durou mais de duas horas.

"Encontramos o bote inflável, superlotado - informa a ONG - à deriva e com uma parte já se esvaziado com o nosso radar, e felizmente chegamos a tempo de levar socorro", que foi concluído às 8h35 da manhã da terça-feira.

E agora o navio humanitário, que imediatamente contatou as autoridades italianas, está navegando a uma velocidade de oito nós em direção ao noroeste. Após um censo inicial aproximado, 26 mulheres, 8 das quais grávidas e 22 crianças com menos de dez anos, estão a bordo. Além disso, seis menores não acompanhados foram identificados. Mas os números ainda são provisórios. Após a primeira visita do médico de bordo, a Dra. Donatella Albini, foram identificados casos de hipotermia e mal-estar, principalmente entre as crianças. Muitos resgatados apresentavam sinais evidentes de tortura (as mulheres também com mutilação genital), além de várias queimaduras no corpo devido ao contato prolongado com a gasolina. Os migrantes disseram que haviam partido há três dias e passaram pelo menos duas noites no bote.

"A Líbia não"

"Ao nosso pedido de instruções – explicam da Mediterranea - o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo da Itália respondeu como sempre para nos reportarmos às 'autoridades líbias'. Respondemos que seria impossível nos reportarmos às forças de um país em guerra civil onde se perpetram diariamente a tortura e o tratamento desumano e degradante, em relação ao destino das pessoas resgatadas, agora a bordo de um navio com bandeira italiana e cuja segurança recai sob nossa responsabilidade. Portanto reiteramos à Itália o pedido de instruções compatíveis com o direito internacional do mar e os direitos humanos".

As reações

Chegam as primeiras reações das grandes organizações mundiais ao novo resgate no mar: "Qual poderia ter sido o fim das 28 crianças, 26 mulheres, 8 grávidas sem a Mediterranea? Já são pelo menos 900 vidas perdidas no Mediterrâneo este ano. Tragédias que seriam evitadas caso se parasse de manipular a ação humanitária para fins políticos". Essa é a opinião da porta-voz do ACNUR, Carlotta Sami.

 

Leia mais

  • Portos italianos fechados para os imigrantes
  • Itália. "Desobedeçam às novas normas". O Sínodo valdense contra o decreto de Salvini apela aos prefeitos
  • O drama dos migrantes no Mediterrâneo contado por uma socorrista
  • Migrante morto de fome em um bote de borracha: a foto chocante que abala Malta
  • Novo naufrágio na costa da Líbia: “Pelo menos 40 pessoas morreram afogadas, muitas eram crianças”
  • Navio está há oito dias com centenas de náufragos a bordo: “A União Europeia deve intervir”
  • Open Arms, Maria fugiu porque é cristã: “Não entendemos por que não nos deixam descer”
  • Medo, orações e gritos, depois Michelle desmaia a bordo: “Eles querem nos levar de volta à Líbia”
  • Quinhentos migrantes reféns no mar. Nenhum porto seguro para navegação Ong
  • Salvini, católicos contra a “bênção” de Nossa Senhora ao decreto contra os migrantes. Spadaro: “Este é um tempo de resistência também religiosa”
  • Sea Watch: “Carola como Garibaldi, vamos dedicar-lhe o porto de Lampedusa”, propõe bispo italiano
  • Itália. Confronto entre o Ministério do Interior e o bispo de Turim sobre os 43 migrantes do Sea Watch
  • O Sea Watch atraca no porto de Lampedusa. A capitã presa pela polícia. Os migrantes desembarcaram ao amanhecer

Notícias relacionadas

  • Pesquisa revela alta rejeição a refugiados e imigrantes no mundo

    A decisão britânica de se separar da União Europeia no plebiscito do "brexit" e a ascensão do candidato republicano à Casa [...]

    LER MAIS
  • Em ruínas, Vila Olímpica dos Jogos de Atenas vira abrigo para refugiados

    A Grécia está abrigando cerca de 2.000 afegãos e outros imigrantes nos estádios degradados dos Jogos de 2004. A maior queixa: [...]

    LER MAIS
  • Recado para o Papa Francisco: Pelo amor de Deus, faça uma pausa!

    O Papa Francisco tem uma ética de trabalho prodigiosa e profundamente admirável, mas há três bons motivos por que esse líde[...]

    LER MAIS
  • Papa Francisco almoça com 21 refugiados sírios em Santa Marta

    O Santo Padre almoçou nessa quinta-feira, 11 de agosto, na Casa Santa Marta, com um grupo de 21 refugiados sírios que agora vive[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados