México. AMLO exige que o Papa e Felipe VI peçam perdão pela conquista do país "com a cruz e a espada"

Andrés López Obrador (Fonte: Wikipédia)

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

27 Março 2019

"Ocorreram massacres, imposições, a chamada conquista foi feita com a espada e com a cruz". O presidente do México, Andrés López Obrador, revelou ontem que solicitou ao Rei Felipe VI, assim como ao Papa Francisco, que se desculpem pelos abusos cometidos pelos espanhóis e a Igreja Católica durante a conquista do país, que completa 500 anos.

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 26-03-2019. A tradução é do Cepat.

AMLO revelou que pediu por carta ao Rei Filipe VI da Espanha e ao Papa Francisco que pedissem desculpas pelos abusos cometidos pelos espanhóis e a Igreja durante a conquista do país norte-americano, uma demanda que foi rejeitada pelo governo espanhol. Em 2021, completam-se 500 anos da conquista do México por Hernán Cortés.

Relato de agravos

“Já enviei uma carta ao Rei da Espanha e outra carta ao Papa, para que haja um relato de agravos e que se peça perdão aos povos originários pelas violações ao que hoje se conhece como direitos humanos ", disse por meio de um vídeo publicado em redes sociais, com sua esposa, em algumas ruínas maias.

Francisco já pediu perdão em 2015 pela conquista na Bolívia, mas López Obrador exigiu que “também faça isso no México". Da Santa Sé, não houve resposta oficial.

Como resposta à mensagem de AMLO, o Governo da Espanha emitiu uma declaração na qual lamentou "profundamente que se tenha tornado pública a carta que o Presidente dos Estados Unidos Mexicanos endereçou ao S.M. o Rei, em 1 de março, cujo conteúdo rejeitamos firmemente".

Leia mais