10 Julho 2018
Novo lançamento da coleção de e-book monográficos da revista dos jesuítas (Accènti). Em encontro privado com os jesuítas do Peru, o Papa Francisco descreveu o escândalo dos abusos sexuais como "a maior desolação que a Igreja sofreu". "O abuso - continuou - é sempre fruto de uma mentalidade ligada ao poder, que deve ser curada em suas raízes malignas".
A nota é publicada por La Civiltà Cattolica, 09-07-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.
Justamente sobre este grande escândalo centra-se o terceiro volume de Accènti, a série de monografias digitais de La Civiltà Cattolica. O fascículo (89 páginas) reúne do arquivo da revista sete de seus artigos, dedicado a igual número de aspectos do problema.
A consciência, como poderá ser visto a partir das páginas da obra - as primeiras foram publicadas em 2002 - tem crescido ao longo do tempo. Hoje aqueles primeiros artigos teriam sido escritos de forma diferente. E, no entanto, testemunham o empenho da revista. A luta contra os abusos sexuais ainda vai durar muito tempo e, por isso, é preciso dizer adeus à ilusão de que a pura e simples introdução de regras ou de orientações será sua solução. A nossa é uma pequena contribuição, mas representa o empenho de La Civiltà Cattolica em uma frente que devem ser cuidadosamente protegida tanto pela Igreja como pela sociedade.
O volume consiste em duas partes. A primeira considera as várias dimensões do problema "abusos". A segunda propõe dois artigos sobre duas conferências organizadas e promovidas pelo Center for Child Protection da Universidade Pontifícia Gregoriana, que nasceu justamente para estudar e prevenir o escândalo dos abusos sexuais - que são pecado e crime - e acompanhar com a formação o clero e os leigos engajados nas atividades pastorais da Igreja em todo o mundo.
Com as contribuições de: padre Giovani Cucci, Katharina Fuchs e Hans Zollner. O diretor Antonio Spadaro assina a apresentação.