• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

CF 2018: uma reflexão necessária!

Imagem de divulgação da Campanha da Fraternidade 2018 | Foto: CNBB

Mais Lidos

  • O desastre de uma megaoperação no Alemão e na Penha de um governo que terceiriza o seu comando. Artigo de Jacqueline Muniz

    LER MAIS
  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Bolsonarismo pode eleger 44 senadores em 2026 e se tornar majoritário, diz Real Time Big Data

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

22 Fevereiro 2018

"Certamente, a CF 2018 será um tempo forte e favorável de conversão, de mudança de vida, dentro do horizonte e dos mistérios da Páscoa do Senhor, vendo em cada humano a dignidade de filhos e filhas, cujos rostos são muitas vezes desfigurados pela violência", escreve Carlos Moura, Secretario Executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz - Organismo da CNBB.(1)

Eis o artigo.

Em sintonia com a necessidade de refletir sobre temas que afligem a sociedade, a CNBB - na Campanha da Fraternidade 2018 - indica a violência como assunto a ser debatido por todas as pessoas de boa vontade, em busca de soluções capazes de superarem um estado de coisas que não respeita a dignidade das pessoas.

Com efeito, no Texto-Base da CF 2018, a CNBB afirma: “Nesta Campanha da Fraternidade desejamos refletir a realidade da violência, rezar por todos os que sofrem violência e unir a forças da comunidade para superá-la (...) os índices de violência no Brasil superam significativamente os números de países que se encontram em guerra ou que são vitimas frequentes de atentados terroristas”.

A CNBB, mais uma vez, manifesta seu compromisso de apoio aos empobrecidos e a todos que sofrem com as violências perpetradas socialmente ou por meio institucional. Impossível a convivência passiva ante o descalabro reinante no país, quando milhões de brasileiros carecem do mínimo de condições para um vida condigna, aliás “ao inviabilizar a formação dos mais pobres para a autonomia de pensamento, restringir os horizontes do interesse pelo exercício da cidadania, limitar as possibilidades de participação ativa na política, o Estado, outras instituições brasileiras e os segmentos sociais das elites contribuem para a continuidade de relações sociais pautadas na exclusão, no autoritarismo e na violência” (Texto-Base, página 25 nº 57).

Ressalte-se, que o documento da Entidade, baseia-se em pesquisas de órgãos responsáveis, a exemplo do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos, cujos índices de violência são de inaceitáveis: 61.163 homicídios; 7 pessoas mortas por hora; 2,6 mil latrocínios; 4,2 mortos em ações policiais; 49 mil estupros. Há mais vidas dilaceradas por variadas violências: a fome que ronda os lares dos mais pobres, a incúria hospitalar, o desemprego, a inépcia, a desonestidade dos servidores públicos de todos os matizes, a sonegação empresarial e muitas outras.

Em solenidade de abertura da CF 2018, Dom Sergio da Rocha, Presidente da CNBB, relembrou o compromisso opcional pelos pobres, ao declarar: "A vida e dignidade das pessoas e de grupos sociais mais vulneráveis são continuamente violados de muitos modos" (...) "a indignação diante da violência representada pelas situações de exclusão e negação dos direitos fundamentais, especialmente dos mais pobres e fragilizados, não pode ser menor do que a despertada por crimes bárbaros".

É importante registrar a presença da Presidente do STF na abertura da CF, que se comprometeu com os objetivos da Campanha. Tal participação reflete a tradição da CNBB de sempre se colocar numa postura de diálogo e no horizonte de assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, conforme determina a Constituição Federal.

Na abertura da CF 2018, manifestei-me com relação à violência que vitima a comunidade negra, mormente os jovens negros, realidade, também revelada no Texto-Base. Negras, negros, indígenas, grupos sociais marginalizados em razão de preconceitos são os maiores alvos de ações violentas físicas e ou psíquicas.

A CF 2018 oferece a oportunidade de diálogo Estado e sociedade, incumbe-lhes o dever de garantir a justiça e a paz em favor de todos os cidadãos, sustentar o equilíbrio verdadeiro mediante equânime distribuição das riquezas.

Evidentemente, que ao agir na perspectiva dos interesses dos mais vulneráveis, a CNBB nem sempre é compreendida pelas franjas autoritárias presentes na sociedade brasileira. Presas em suas leituras herméticas, preconcebidas e raramente pastorais, são portadoras de teses absurdas e distantes da realidade do povo de Deus.

A intervenção federal, sob comando militar no estado do Rio de Janeiro, deve ter por escopo a garantia da inviolabilidade do lar, da cidadania e não somente os patrimônios, quer sejam públicos ou privados. Além do mais, a prevenção é indispensável bem como mecanismos de atendimento aptos à saúde, à educação, ao transporte, ao emprego, ao lazer e aos direitos impostergáveis para uma comunidade viver em paz.

Certamente, a CF 2018 será um tempo forte e favorável de conversão, de mudança de vida, dentro do horizonte e dos mistérios da Páscoa do Senhor, vendo em cada humano a dignidade de filhos e filhas, cujos rostos são muitas vezes desfigurados pela violência.

 

***

O Instituto Humanitas Unisinos - IHU discutirá a questão da violência, tema da Campanha da Fraternidade 2018, no ciclo de estudo e debates Violências no mundo contemporâneo, interfaces, resistências e enfrentamentos, que ocorre de 08 de março a 17 de maio de 2018.  As conferências acontecem no Campus da Unisinos São Leopoldo. Inscreva-se aqui.

Veja abaixo a programação: 

  • 08 de março de 2018 (quinta-feira)
    17h30min às 19h – A (des)construção das violências de gênero nas famílias e na sociedade
    Profa. Dra. Denise Falcke – Unisinos

 

  • 14 de março de 2018 (quarta-feira)
    19h30min às 22h – Violências, prisão e segurança pública: realidades e possibilidades
    Prof. Dr. Marcos Rolim – IPA

 

  • 20 de março de 2018 (terça-feira)
    19h30min às 22h – Múltiplas faces da violência contra as populações do campo, floresta e das águas e as alternativas democráticas
    Prof. Dr. Fernando Carneiro – Fiocruz – Ceará

 

  • 05 de abril de 2018 (quinta-feira)
    17h30min às 19h – Violência contra crianças, adolescentes e jovens
    Prof. MS Afonso Armando Konzen – FMP

 

  • 12 de abril de 2018 (quinta-feira)
    19h30min às 22h – Violências, resistências e enfrentamento no mundo urbano
    Prof. Dr. David Léo Levisky – SBPdePA

 

  • 17 de abril de 2018 (terça-feira)
    19h30min às 22h – Direito à demarcação de terras, conflitos e violência contra povos indígenas do Brasil
    Profa. Dra. Fernanda Frizzo Bragato – Unisinos

 

  • 19 de abril de 2018 (quinta-feira)
    17h30min às 19h – Violências e a violação de direitos
    19h30min às 22h – A produção de violência e morte em larga escala: da biopolítica à tanatopolítica
    Prof. Dr. Castor Bartolomé Ruiz – Unisinos

 

  • 07 de maio de 2018 (segunda-feira)
    19h30min às 22h – Violências e direitos humanos: perspectivas sobre o tráfico de drogas no Brasil
    Prof. Dr. Sérgio Adorno – USP

 

  • 17 de maio de 2018 (quinta-feira)
    17h30min às 19h – A inclusão como possibilidade de enfrentamento às violências
    Prof. Dr. Guilherme de Azevedo – Unisinos

***

Nota:

(1) "O artigo “CF 2018: uma reflexão necessária!”, nascido no contexto do Ato de Lançamento da Campanha da Fraternidade 2018. Importa destacar que o autor participou do evento em evidência, realizado em 14 de fevereiro na sede nacional da CNBB", escreve o autor do texto ao enviá-lo para ser publicado.

Segundo ele "o texto em comento, tem a intenção de oferecer um olhar sobre o lançamento da CF 2018, na perspectiva de um cristão leigo, militante dos direitos humanos, particularmente das comunidades negras. Rogo a publicação do mencionado, evidentemente, se for do interesse dessa prestigiosa instituição que prima por apontar novas questões e buscar respostas para os grandes desafios de nossa época, a partir da visão do humanismo social cristão".

Leia mais

  • CF 2018: Especialista em segurança pública analisa a face da violência no Brasil
  • Campanha da Fraternidade 2018 A utopia de Jesus: “vocês são todos e todas irmãos e irmãs”
  • Aberta a Campanha da Fraternidade de 2018: “Fraternidade e superação da violência”
  • Campanha da Fraternidade 2018 alerta para extermínio da população jovem e negra
  • Campanha da Fraternidade de 2018

Notícias relacionadas

  • A prática do sacrifício, hoje, é a prática da barbárie. Entrevista especial com Xabier Etxeberria Mauleon

    LER MAIS
  • O grito de Jesus na cruz e seus ecos na contemporaneidade. Entrevista especial com Francine Bigaouette

    LER MAIS
  • Defensoria diz que Rio passou por "limpeza" de moradores de rua do centro

    As denúncias de constrangimentos e violência contra moradores de rua na região do centro do Rio de Janeiro cresceram 60% nos me[...]

    LER MAIS
  • Olimpíadas: estado de exceção estabelece censura e outras violências

    "Muito além da proibição do #ForaTemer, Jogos Olímpicos reforçam uma série de violações de direitos". O comentário é de[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados