26 Setembro 2017
O Papa Francisco vai lançar na quarta-feira, 27 de setembro, durante a audiência geral, a campanha da Caritas Internationalis "Share the Journey - Compartilhe a Viagem", iniciativa que envolve todas as Cáritas do mundo para promover o acolhimento de migrantes e refugiados, através do compartilhamento das suas experiências.
"Para a Igreja é um momento para recordar não só aos cristãos, mas a todo o mundo, o mandamento do Senhor que sempre se preocupa com as pessoas mais vulneráveis", explicou à Rádio Vaticano, o cardeal Luis Antonio Tagle, presidente da Caritas Internationalis. "Esse é o objetivo mais profundo: obedecer ao mandamento do Senhor", que "é expresso pelas palavras do Papa Francisco quando fala em acolher, proteger e promover o desenvolvimento integral humanitário de cada migrante e de integrar os migrantes em uma nova comunidade".
A informação é publicada por Vatican Insider, 25-09-2017. A tradução é de Luisa Rabolini.
A abordagem a seguir, de acordo com o arcebispo de Manila, é "humanizar o fenômeno de migração. Os migrantes não são estatísticas, não são números, mas são pessoas". Portanto, "essa campanha da Cáritas é um apelo à conversão, à mudança de mentalidade através dos encontros pessoais, porque quando encontramos um migrante como pessoa, cara a cara, frente a frente, os meus olhos se abrem; não vejo mais apenas uma estatística ou um número, mas uma pessoa real que é um irmão, uma irmã, o meu próximo. É assim que começa a mudança de mentalidade: o muro desmorona e se constrói a ponte!".
A campanha "Share the Journey" será apresentada em 27 de setembro, às 12h30 na Sala de imprensa do Vaticano pelo próprio Tagle, junto com Bekele Moges, diretor da Cáritas Etiópia, e a irmã Norma Pimentel, diretora do Catholic Charities de Rio Grande Valley (EUA), na fronteira com o México. Também estarão presentes Oliviero Forti, responsável pelo Escritório de Imigração da Cáritas italiana, e alguns migrantes e refugiados acolhidos por meio dos projetos da organização.