• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Quando Francisco visitar o Chile, as atenções estarão no “onde”

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

26 Junho 2017

Quando um papa viaja, normalmente a história está no “o que”, ou seja, aquilo que ele diz e faz antes de chegar ao local. No entanto, quando o Papa Francisco visitar, em janeiro próximo, a região de La Araucanía, no sul do Chile, as atenções estarão no “onde”, dado o modo como a Igreja vem sendo alvo de protestos pelos direitos indígenas.

A reportagem é de Inés San Martín, publicada por Crux, 23-06-2017. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Quando se trata de viagens papais, em geral as notícias voltam-se para o “o que” delas: a mensagem que o pontífice transmite ao chegar a um determinado país em particular ou mesmo a um continente inteiro.

Noutras vezes, no entanto, as notícias voltam-se para o “onde” o papa vai.

No caso do Papa Francisco, houve várias viagens nas quais o simples fato de que ele as fez era tudo o que se precisava dizer: a sua primeira viagem à ilha italiana de Lampedusa, por exemplo, que é o portão de entrada na Europa para muitos migrantes que tentam chegar ao continente pelo mar.

De modo semelhante, quando decidiu visitar a fronteira do México com os EUA no começo de 2016 para rezar diante de um local onde imigrantes morrem ao tentar fazer a travessia, não foi necessária muita análise para entender a mensagem.

Em janeiro de 2018, quando o Papa Francisco visitar a América Latina pela sexta vez, a sua viagem desdobrar-se-á em múltiplos níveis. Ele está programado para visitar o Chile nos dias 15 a 18 daquele mês quando, então, dirige-se para o Peru, onde ficará até o dia 21.

No Chile, a presidenta Michelle Bachellet e o Papa Francisco têm muitos pontos em conflito para tratar: desde o aborto ao casamento homoafetivo, pontos que ela vem buscando legalizar, passando pela nomeação de um bispo local ligado a abusos sexuais infantis, prelado que tem sofrido uma oposição na Igreja e mesmo de vários membros do gabinete presidencial.

Entretanto, poucos destinos serão mais significativos do que a sua escala na região de La Araucanía, no sul do Chile. Aqui, o papa visitará Temuco, a maior cidade da região, onde os Mapuche, comunidade indígena local, compõem 23% da população.

Embora geralmente fique longe da atenção dos meios de comunicação internacionais, a região há tempos vem sendo atormentada por um histórico conflito de terra travado pelos Mapuche, que, apesar de contarem com o apoio da Igreja Católica, estão recorrendo à violência – inclusive contra ela.

Por exemplo, numa tentativa de chamar a atenção para a causa, em abril de 2016 membros do grupo puseram fogo numa igreja. Os responsáveis pelo ato deixaram um cartaz que dizia: “Todas as igrejas serão derrubadas. Saiam! Liberdade aos prisioneiros políticos Mapuche”.

Nos primeiros meses de 2016, mais de uma dúzia de igrejas católicas e duas protestantes foram destruídas por grupos indígenas. Ainda que condenados pela maioria da comunidade Mapuche, os ataques continuaram, porém num ritmo mais lento.

Até o momento, o número de igrejas destruídas é de 17, além de um seminário. A mais recente foi uma igreja evangélica, pulverizada com benzeno e, então, incendiada no começo do ano.

A maioria dos analistas crê que os ataques contra igrejas, paróquias e seminários provavelmente continuarão, apesar do fato de que 70% da comunidade Mapuche é formada por católicos.

A hierarquia da Igreja Católica no sul do Chile há tempos vem tentando construir pontes de diálogo, em geral ficando ao lado da população indígena, que equivale a 12% dos 17.6 milhões de cidadãos do país.

Francisco está sabendo deste conflito por meio dos bispos locais, que o visitaram em fevereiro passado. Mas, antes disso, alguns grupos já haviam recorrido ao primeiro papa do sul global para pedir ajuda e mantê-lo informado.

Por exemplo, no ano passado a comunidade empresarial local enviou uma carta ao Vaticano detalhando o aumento da violência, dizendo que centenas de pequenos agricultores e outros cidadãos vinham sofrendo ataques, sendo alvejados por tiros, ameaçados e, alguns, tendo sido mortos.

“Esperamos que estas informações o ajude a saber da dor de um país e dos chilenos que sofrem, porque a nossa fé está sob ataque terrorista, que não respeita nenhum valor ou religião, ameaçando a liberdade de culto”, conclui a missiva.

Este conflito é altamente complexo, remontando ao século XIV, quando o Chile foi colonizado pela coroa espanhola. Já nessa época os Mapuche formaram uma resistência contra os espanhóis, recusando a cederem suas terras.

O padre jesuíta Fernando Montes, ex-reitor da Universidade Alberto Hurtado, no Chile, contou ao Crux que os espanhóis tiveram uma resistência “feroz” por parte dos Mapuche, já na chegada dos europeus ao país, por volta de 1536. A resistência dos indígenas foi tal que se tornaram uma “dor de cabeça” para a coroa.

No entanto, a radicalização que se vê hoje começou em 2013, quando o povo Mapuche passou a atacar plantações, caminhões que transportavam alimentos e indivíduos.

Quando a Francisco, o primeiro papa jesuíta da história, ele poderá forjar um laço singular com os envolvidos nesta polêmica: cinco décadas depois de os espanhóis desembarcarem no Chile, chegaram os missionários jesuítas. De acordo com Montes, era uma prioridade destes últimos a evangelização dos Mapuche, onde aprenderam a língua local, o mapudungun, tornando-se nos “grandes defensores” e até mesmo introduzindo uma dose de sincretismo na abordagem adotada.

Quando se anunciou a viagem do Papa Francisco, Dom Héctor Vargas, de Temuco, manifestou a esperança de que esta ida inclua uma visita à região, dizendo que a comunidade está hoje “fraturada”.

Entre as lideranças comunitárias Mapuche, alguns compartilham desta esperança. Por exemplo, o presidente da Associação das Municipalidades com Prefeitos Mapuche, Juan Carlos Reinao, disse esperar que o papa faça um apelo aos Estado chileno para que “finalmente haja vontade política em pagar a dívida com o povo Mapuche, dado que é um dever moral ser capaz de avançar no diálogo e entendimento”.

Todavia, outros têm demonstrado pouca esperança com a visita. É o caso do “Consejo de Todas las Tierras”. Por meio de um comunicado assinado por Aucán Huilcamán, o grupo disse, em 18 de julho, que eles terão um encontro para preparar um relatório ao papa.

Huilcamán criticou o papel de Vargas entre os que têm assessorado Bachelet na questão indígena, dizendo que o documento produzido até o momento tentou falsificar a história da região de Araucanía e do povo Mapuche.

Huilcamán iguamente propôs que o papa ratifique o compromisso assumido por São João Paulo II, quem pediu desculpas aos povos indígenas americanos. Disse que Francisco erra ao não ratificar este pedido e em não “planejar uma indenização pelos crimes contra a humanidade cometidos contra o povo Mapuche e uma indenização pela privação territorial”.

No dia em que a visita de Francisco ao Chile foi anunciada, Dom Fernando Ramos, bispo auxiliar de Santiago e secretário geral da conferência episcopal do país, disse que o próprio papa escolheu as cidades: além da quase obrigatória visita à capital nacional, há a cidade de Iquique, para a devoção à Nossa Senhora de La Tirana e a situação dos migrantes, e Temuco, “para sentir a situação e ficar perto dela”.

Ramos reconheceu que esta é, na verdade, a região de maior tensão no Chile atualmente: “Ele quer dar uma palavra de luz, apoio e proximidade aos que se encontram em La Araucanía. Esperamos que todos os que constituem a região continuem [nesse ínterim] a dialogar”.

Leia mais

  • A Igreja chilena pede que se reconheçam os mapuches na Constituição
  • Chile: Comunidades preparan asamblea constituyente mapuche
  • Dom Casaldáliga lidera campanha de solidariedade aos mapuches chilenos
  • Nación Mapuche: Comunidad de Alto Bio-Bio denuncia hostigamiento con drones en recuperación territorial (IHU/Adital)
  • Chile. Bachelet recebe relatório final sobre conflitos de La Araucanía
  • Onda de incêndios a igrejas no Chile tem uma história complexa
  • “Tenho medo deste neoliberalismo no qual estamos metidos até a medula”. Entrevista com Fernando Montes, jesuíta chileno
  • O Chile, a Igreja e o churrasco do papa. Entrevista com Fernando Montes
  • O Papa visitará o Chile. Número de católicos diminuiu para 59% em uma década
  • Chile. As dúvidas das comunidades Mapuche frente a visita do papa a La Araucanía
  • Os governos do Peru e do Chile estarão focados na visita papal
  • O Chile que receberá o Papa Francisco
  • Os flancos que preocupam na visita do Papa Francisco ao Chile
  • É oficial: Francisco visitará o Chile e o Peru em janeiro 2018
  • Papa Francisco visita Lampedusa, o inferno no Mediterrâneo

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados