O Papa amplia para dois dias sua visita à Suécia para comemorar a Reforma Luterana

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 02 Junho 2016

A viagem que o Papa tinha previsto fazer à Suécia no dia 31 de outubro próximo se estenderá ao dia 01 de novembro por sua participação na cerimônia da Federação Luterana Mundial para comemorar o 500º aniversário da Reforma.

A reportagem é publicada por La Vanguardia, 01-06-2016. A tradução é de André Langer.

Em um primeiro momento estava previsto que o pontífice argentino participasse só da cerimônia conjunta entre católicos e luteranos na cidade de Lund, na Suécia, mas foi decidido ampliar a viagem por mais um dia, já que no dia 01 de novembro será celebrada uma missa com a comunidade católica, segundo informou nesta quarta-feira o Vaticano.

De acordo com um primeiro programa desta viagem, à espera do oficial, o Vaticano informou que o papa participará da cerimônia de oração comum na catedral de Lund e pela tarde ocorrerá outro ato sobre "o testemunho e o serviço comum dos luteranos e católicos no mundo" no estádio de Malmo.

O encontro com os católicos ainda não tem local definido.

Na comemoração na Suécia estarão presentes o presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo Munib A. Younan, e o secretário-geral da mesma, o reverendo Martin Junge.

O evento de Lund situa-se no processo de estudo do documento “From Conflict to Communion” (Do conflito à comunhão) publicado em 2013 e distribuído nas comunidades católicas e luteranas naquela que foi “uma primeira tentativa entre as duas partes de voltar a escrever juntos, em nível internacional, a história da Reforma e suas intenções”.

Em 2017 será comemorado o 50º aniversário do início do diálogo internacional luterano-católico, do qual surgiram estes anos documentos como a “Doctrine of Justification” (Declaração conjunta sobre a Doutrina da Justificação) de 1999 e que encerrou importantes disputas entre ambos.