Por: Jonas | 27 Janeiro 2016
O Papa Francisco viajará a Lund, Suécia, no próximo dia 31 de outubro, para participar de uma “cerimônia conjunta entre a Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial, para comemorar o 500º aniversário da Reforma” de Martinho Lutero.
A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por Vatican Insider, 25-01-2016. A tradução é do Cepat.
“Sua Santidade Francisco tem a intenção de participar de uma cerimônia conjunta entre a Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial para comemorar o 500º aniversário da Reforma, programada em Lund, Suécia, na segunda-feira, 31 de outubro de 2016”, disse o comunicado publicado, hoje, pela Sala de Imprensa vaticana e que foi apresentado pelo porta-voz, padre Federico Lombardi.
A Federação Luterana Mundial e a Igreja Católica, lê-se em uma nota conjunta assinada hoje, no Vaticano e em Genebra, participarão de uma Comemoração ecumênica conjunta da “Reforma”, que será presidida pelo Santo Padre Francisco, o bispo Munib A. Younan, presidente da Federação Luterana Mundial, e Martin Junge, secretário geral da mesma, em colaboração com a Igreja da Suécia. A Comemoração “dará uma importância particular aos sólidos progressos ecumênicos entre católicos e luteranos e os dons recíprocos que derivam do diálogo”. O evento incluirá uma celebração comum, baseada no guia litúrgico católico-luterano, Common Prayer, recentemente publicado.
“A Federação Luterana Mundial se prepara para comemorar o aniversário da Reforma em um espírito de responsabilidade ecumênica”, afirma a nota do secretário geral da Federação Luterana Mundial, Martin Junge. “Estou profundamente convencido de que trabalhando pela reconciliação entre luteranos e católicos, trabalhamos pela justiça, a paz e a reconciliação em um mundo dilacerado pelos conflitos e a violência”. O cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho Para a Unidade dos Cristãos, explicou na nota: “Concentrando-se juntos sobre a centralidade da questão de Deus e sobre um enfoque cristocêntrico, os luteranos e os católicos terão a possibilidade de celebrar uma Comemoração ecumênica da Reforma, não simplesmente de maneira pragmática, mas, sim, com um sentido profundo da fé em Cristo crucificado e ressuscitado”. “Com alegria e esperança, a Igreja da Suécia acolhe a Federação Luterana Mundial e a Igreja católica, que realizarão uma Comemoração conjunta da Reforma, em Lund”, afirma por sua parte a arcebispa Antje Jackelén, da Igreja da Suécia. “Rezaremos junto à família ecumênica da Suécia para que tal Comemoração contribua para a unidade dos cristãos em nosso país e no mundo inteiro”. “A situação ecumênica em nossa parte do mundo é única e interessante. Espero que tal encontro nos ajude a ver o futuro de maneira que sejamos testemunhas de Jesus Cristo e de seu Evangelho em nosso mundo secularizado”, afirmou Anders Arborelius, bispo da Igreja Católica do país.