Uma a cada 7 crianças latino-americanas está ameaçada pelo El Niño: “Esta crise pode ser atenuada”

Foto: Ahmed akacha | Pexels

Mais Lidos

  • ​Sociólogo analisa a conjuntura eleitoral e os possíveis desfechos da eleição de domingo. “Diria que hoje, para sermos mais conservadores na análise, os dois vão para o segundo turno com um viés de alta para o Lula”

    Eleições 2026: “Brasil pode entrar numa rota de conflito interno e de ingovernabilidade radical”. Entrevista especial com Rudá Ricci

    LER MAIS
  • Falta de perspectiva em relação ao futuro e divisão ideológica marcam as eleições deste domingo,  diz o cientista político e professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Eleições 2026: frustração é o sentimento que domina o brasileiro. Entrevista especial com Benedito Tadeu César

    LER MAIS
  • Comprometidos no cuidado da Vinha do Senhor. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

02 Outubro 2026

Um relatório da UNICEF mostra como secas e inundações ameaçam o acesso a alimentos, água e educação para mais de 25 milhões de crianças. A América Central e o Caribe são as regiões de maior preocupação.

A informação é de Noor Mahtani, publicada por El País, 30-09-2026.

Este é o ano mais seco já registrado em Tegucigalpa. Oitenta por cento de Honduras está sob alerta vermelho, e a capital vem racionando água potável a cada 12 dias no último mês. A falta de chuvas complica ainda mais as plantações de milho e feijão na Guatemala, principal fonte de alimentos do país, que apresenta o maior índice de desnutrição infantil crônica da região. O Canal do Panamá começou a restringir o tráfego de navios devido à escassez de água na bacia, e os rios áridos da Amazônia estão isolando dezenas de comunidades ribeirinhas do Brasil e dificultando a vida dos pescadores.

Essa distopia tem um nome: El Niño, um fenômeno climático que persistirá até março de 2027 e que colocou em risco o continente americano. As crianças são um grupo particularmente vulnerável. Segundo a UNICEF, 25,8 milhões de crianças estão expostas aos riscos relacionados às secas e inundações severas causadas por essa anomalia climática. Isso equivale a quase uma em cada sete crianças.

A seca que afeta os rios está interrompendo o trajeto das escolas e impactando o abastecimento básico de alimentos para as famílias mais vulneráveis, tornando a busca por água uma tarefa hercúlea. Como resultado, pelo menos 9 milhões de pessoas precisarão de ajuda humanitária. Essas são as estimativas iniciais do UNICEF, baseadas em dados dos municípios mais afetados. Lenay Alexandra Blason, assessora regional de emergências do UNICEF para a região, está particularmente preocupada com a América Central e o Caribe. "Estamos muito preocupados com o impacto que isso poderá ter em áreas já vulneráveis, como o Corredor Seco, Cuba e Haiti. Isso agravará muito as situações precárias nesses países."

O El Niño faz parte do sistema climático do Pacífico. Pesquisas paleoclimatológicas — baseadas no estudo de corais antigos, sedimentos marinhos e anéis de árvores — confirmam que esses episódios ocorrem de forma semelhante há milhares de anos. É por isso que os cientistas insistem que o problema não é a sua existência, mas sim a sua frequência e intensidade incomuns, devido ao aquecimento global. Rodney Martínez, representante da Organização Meteorológica Mundial (OMM) das Nações Unidas para a América do Norte, América Central e Caribe, descreve um cenário "particularmente crítico" que se manifesta de maneiras opostas em todo o continente.

Em toda a América Central (com exceção da Costa Rica), o El Niño se manifestou como secas devastadoras, enquanto no Equador, Peru, Uruguai e Paraguai, a consequência tem sido inundações atípicas e chuvas torrenciais. Nesta época do ano, aliás, cerca de sete furacões já teriam se formado no Atlântico, mas até o momento não houve nenhum. Embora isso possa parecer uma boa notícia, Martínez insiste: "A ausência total de furacões é muito negativa do ponto de vista meteorológico, pois eles são responsáveis por distribuir a umidade para as ilhas do Caribe. É por isso que estamos enfrentando grandes déficits hídricos e temperaturas muito acima do normal para esta época do ano."

O especialista também destaca que "ainda temos muito a dizer sobre o El Niño", já que o pico desse fenômeno é esperado nos próximos três meses. "O que sabemos é que, no momento, podemos classificá-lo como o evento climático mais forte dos últimos 80 anos."

Tanto Martínez quanto Blason enfatizam o mesmo ponto: a prevenção é fundamental. "Ao contrário de furacões ou terremotos, esses eventos podem ser mitigados", explica a representante do UNICEF. De acordo com estudos da organização, cada dólar investido em prevenção pode economizar até US$ 15 em custos de recuperação após um evento climático adverso. "A mitigação envolve trabalhar com governos, prestar atenção às informações fornecidas pela comunidade científica, engajar o setor privado e também as comunidades para que elas possam se organizar", explica ela. "Precisamos trabalhar em todos os níveis e alocar recursos antes que esses eventos ocorram, não apenas depois."

Leia mais