15 Janeiro 2026
"Somos viandantes chamados a percorrer parte do caminho com os outros: unimo-nos aos outros ao virmos ao mundo, devemos caminhar com os outros se quisermos realizar a obra que nos foi designada e, então, partimos porque a nossa jornada também termina", escreve Enzo Bianchi, prior e fundador da Comunidade de Bose, em artigo publicado por Famiglia Cristiana, 11-01-2026. A tradução é de Luisa Rabolini.
Eis o artigo.
Há palavras de Jesus não registradas nos Evangelhos, mas atestadas pelos Padres da Igreja, que ainda hoje são consideradas autênticas pelos exegetas; palavras proferidas por Jesus, palavras como flechas que, se acolhidas, deixam uma marca. Uma dessas palavras de Jesus ressoa assim: "Sejam viandantes!"
Aos seus discípulos, arrastados atrás de si sem uma casa nem um lugar onde reclinar a cabeça, Jesus lembra, ousaria dizer, impõe: “Sede viandantes!”, isto é, sede sempre nômades, peregrinos e, consequentemente, estrangeiros, forasteiros, de passagem... E não por acaso os primeiros cristãos foram chamados “aqueles da estrada”. Espiritualmente, todos os cristãos devem ser filhos do pai da fé, nosso pai Abraão, que se manteve por toda a vida um viandante, um forasteiro em busca de uma terra que Deus lhe teria mostrado, mas que, tanto no momento do chamado quanto ao longo de toda a jornada, sempre manteve escondida de seus olhos. Caminhar e voltar a caminhar por novos caminhos é a vocação dos cristãos: caminhar na esperança, na convicção de rumar para o objetivo indicado pelo Senhor, mas sem certezas, buscando enxergar as realidades invisíveis que são as promessas do Senhor.
Somos viandantes chamados a percorrer parte do caminho com os outros: unimo-nos aos outros ao virmos ao mundo, devemos caminhar com os outros se quisermos realizar a obra que nos foi designada e, então, partimos porque a nossa jornada também termina. Mas o viandante, enquanto caminha, também deve cantar: não por acaso Agostinho de Hipona nos convida a cantar o Aleluia, o cântico dos peregrinos a caminho de Jerusalém. Assim, unimos o nosso Aleluia àquele cantado no céu, num verdadeiro louvor cósmico feito por criaturas que passam, viandantes e peregrinos que cantam: Cantamos como viandantes, e você cante e caminhe! O caminho para o Reino é sempre novo, é caminho de vida!
Leia mais
- Nós, os outros e o sentido da vida. Artigo de Enzo Bianchi
- No caminho, o sentido da vida. Artigo de Enzo Bianchi
- O sentido da vida é habitar o tempo que resta. Artigo de Vincenzo Rosito
- Encontrar um sentido para suportar as adversidades. A sabedoria de Viktor Frankl
- O sentido da vida para os adolescentes. Artigo de Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves
- “Uma sólida experiência de sentido não se esgota nas dimensões particulares da existência humana”. Entrevista especial com Ana Paula Reis
- Morte. Uma experiência cada vez mais hermética e pasteurizada. Revista IHU On-Line, Nº. 496
- Paciência, misericórdia e solidariedade. Entrevista com Jürgen Moltmann
- Deus e a dor do mundo, segundo Jürgen Moltmann
- “Devemos explorar a existência em vez de tentar controlá-la.” Entrevista com Charles Taylor
- Na vida de Jesus, a cruz revela seu sentido
- A vocação e o sentido da vida. Artigo de Ademir Guedes Azevedo
- Eu sou o caminho, a verdade, a vida e o desejo. Artigo de Massimo Recalcati