31 Outubro 2025
- “O Papa manteve uma conversa muito acolhedora e fraterna, mostrando interesse pela Conferência Eclesial da Amazônia, pelos passos dados até agora e pelas perspectivas e caminhos”
- O Santo Padre “manifestou todo o seu apoio às iniciativas que têm a ver com o cuidado da vida, o cuidado dos povos e o anúncio do Evangelho”
A reportagem é de Luis Miguel Modino, publicada por Religión Digital, 30-10-2025.
Na tarde desta quarta-feira, 29 de outubro de 2025, o papa Leão XIV recebeu em audiência a Presidência da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). O encontro com o Santo Padre aconteceu ao final da visita institucional realizada de 23 a 29 de outubro, durante a qual participaram do Jubileu das equipes e organismos sinodais.
Conversa acolhedora e fraterna
Um encontro sereno, segundo o bispo auxiliar de Manaus e vice-presidente da CEAMA, Dom Zenildo Lima. Durante quase uma hora, “o Papa manteve uma conversa muito acolhedora e fraternal, mostrando interesse pela Conferência Eclesial da Amazônia, pelos passos dados até agora e pelas perspectivas e caminhos”.
Depois de apresentar ao Papa os participantes do encontro, o presidente da CEAMA, cardeal Pedro Barreto, resumiu a visita aos dicastérios da Santa Sé. Leão XIV foi informado sobre o que ocorreu no encontro de bispos realizado em Bogotá no último mês de agosto, o alcance dessa reunião e a disposição das Igrejas da Amazônia para um caminho sinodal. Também foi compartilhado o processo coletivo que está sendo desenvolvido em uma escuta voltada para a definição de linhas e horizontes sinodais, que serão definidos na próxima Assembleia, em março de 2026. Essa Assembleia também terá caráter eletivo, já que escolherá a nova presidência da Conferência Eclesial da Amazônia.
Cuidado da vida e dos povos
O papa Leão XIV, a partir de sua experiência missionária, conhece bem a Amazônia e está consciente dos desafios enfrentados por suas populações e pela ecologia integral. Segundo Dom Zenildo Lima, o Santo Padre “manifestou todo o seu apoio às iniciativas relacionadas com o cuidado da vida, o cuidado dos povos e o anúncio do Evangelho”.
A Presidência da CEAMA apresentou ao Papa a proposta de criação de um fundo patrimonial da Conferência Eclesial da Amazônia, à qual o Santo Padre se mostrou aberto e disposto a apoiar, dentro das condições que julgar oportunas.
O bispo auxiliar de Manaus destacou como muito interessante “a abertura do Papa ao comentar as necessidades e os passos ministeriais para a Igreja que está na Amazônia”. Segundo ele, “com muita serenidade, o Papa afirmou que não tem pressa com os processos, mas prefere caminhos mais sólidos e bem definidos”, exortando a Presidência da CEAMA “a não ter pressa em tentar estruturar”, já que “determinadas situações se manifestam mais como carismas do Espírito Santo”.
As mulheres, um dom do Espírito
Nessa perspectiva, Leão XIV vê a participação das mulheres como um dom do Espírito, uma realidade profundamente marcada pelo carisma. Ele fez um apelo para que a Igreja na Amazônia acolha esses carismas, mas com o devido cuidado de não estruturá-los em excesso, evitando que se tornem algo rígido, conforme informou Dom Zenildo Lima.
O Papa ouviu com atenção as mulheres que faziam parte da comitiva — as duas vice-presidentes Patricia Gualinga e irmã Laura Vicuña Pereira Manso, e a agente do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, Cecilia Barja.
Entre os presentes oferecidos ao papa Leão XIV estava uma rede de tucum, tecida pelos indígenas Warao, originários do delta do Orinoco, na Venezuela, que atualmente são migrantes em Roraima (Brasil). Junto com a rede, enviaram várias cartas relatando suas experiências e demandas.
Por sua vez, o Santo Padre concluiu o encontro abençoando objetos e lembranças religiosas, estendendo sua bênção às Igrejas que se encontram na Amazônia.
Leia mais
- Reunião da CEAMA: “A sinodalidade é uma realidade viva e latente na Amazônia”
- Leão XIV aos bispos da Amazônia: Anúncio do Evangelho, tratamento justo aos povos e cuidado da nossa casa comum
- "A Conferência Eclesial da Amazônia é um espaço de sinodalização que a América Latina oferece à Igreja universal", opina Michael Czerny
- Leão XIV e os “padres casados” na Amazônia: o povo de Deus precisa de comunhão
- Ecologia Integral: para o Papa Leão XIV, justiça ambiental é necessidade urgente e exigência teológica
- Uma leitura mais “botânica” da Laudato Si’. Artigo de António Bagão Félix
- COP30 divulga carta na qual assume a Encíclica Laudato Si' como uma bússola ética para a mobilização global da Conferência
- Dez anos após a Laudato Si', 200 universidades se reúnem no Rio para preparar a COP30. Artigo de Luis Miguel Modino
- Do Vaticano a Belém: Papa Leão XIV é convidado para a COP30
- O Papa da Amazônia: legado e compromisso com a Casa Comum
- Laudato si’ do Papa Francisco: "A ecologia deve ser radical"
- Laudato Si’, a encíclica dialógica em favor da vida
- "Querida Amazônia": o sonho de Francisco por um mundo melhor
- Os sonhos do papa para a sua Querida Amazônia. Artigo de Adelson Araújo dos Santos, SJ
- "O Sínodo é uma provocação do Papa Francisco por maior atenção à Amazônia". Entrevista com Adelson Araújo dos Santos
- Um Sínodo que incomoda a poucos e confirma a muitos
- "Querida Amazônia": um título que causa esperança
- “Querida Amazônia": a ressurreição da irmã Dorothy Stang
- Cartas de Irmã Dorothy - 7. Artigo de Felício Pontes Jr
 
                         
                         
                         
		