JBS é alvo de ação judicial nos EUA por greenwashing

Foto: Divulgação/Abiec

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

30 Outubro 2025

ONG alega que a empresa mentiu sobre meta para atingir emissões líquidas zero até 2040 e omitiu materiais sobre danos ambientais.

A reportagem é publicada por climaInfo, 29-10-2025.

A organização de advocacy Mighty Earth entrou com uma ação judicial contra a JBS por greenwashing no Tribunal Superior do Distrito de Columbia, em Washington. A ONG alega que a produtora de proteína animal fez alegações enganosas sobre seus compromissos climáticos, prometendo atingir as emissões líquidas zero até 2040.

Com isso, na avaliação da Mighty Earth, a JBS obteve ganhos com a emissão de títulos atrelados a metas de sustentabilidade (SLB) em 2021, informa a Globo Rural. Por isso, a organização também enviou ao regulador financeiro do Reino Unido uma reclamação sobre a suposta má conduta do banco Barclays por ter subscrito US$ 3 bilhões nos SLB.

A Mighty Earth também denuncia que “omissões materiais” sobre os danos ambientais causados pelas operações do frigorífico violam a lei de procedimentos de proteção ao consumidor. Recentemente, um relatório da Human Rights Watch (HRW) mostrou que a JBS continua envolvida em crimes ambientais e trabalho escravo.

A JBS que está fazendo progressos mensuráveis na abordagem às mudanças climáticas e que “rejeita categoricamente” as alegações, segundo Folha e Economia em Pauta. Em relação aos títulos, a empresa afirmou que eles estão vinculados a metas de desempenho verificadas, com processo divulgado de forma transparente e auditado anualmente, conta o Money Times.

Leia mais