25 Outubro 2025
A teologia católica é uma disciplina que enfrenta dificuldades em todo o país. O número de estudantes em universidades alemãs vem diminuindo há anos. Isso tornou ainda mais surpreendente a declaração da Universidade de Passau, na sexta-feira, sobre uma contratendência. O número de novos estudantes aumentou sete vezes, para mais de 140, nos últimos três anos. O fluxo de estudantes vem de toda a região de língua alemã, entre o Tirol do Sul e Hamburgo.
A informação é publicada por Katholisch, 24-10-2025.
"Ninguém previu isso", afirma o Departamento de Teologia Católica de Passau. Dois fatores parecem estar desempenhando um papel decisivo: vários programas de graduação podem ser concluídos digitalmente e até mesmo em meio período. Isso parece atrair pessoas de meia-idade, entre 30 e 50 anos, que têm grande interesse em teologia e na Igreja, participam de trabalhos voluntários, mas que anteriormente foram impedidas de cursar uma graduação devido a compromissos familiares e profissionais.
Segundo as informações, a maioria dos novos alunos em Passau, 89, está matriculada no programa de bacharelado digital, lançado há um ano. A universidade coopera com a Universidade Católica de Eichstätt-Ingolstadt neste programa. Outra colaboração é o Mestrado em Trabalho Pastoral, em regime de meio período, com a Diocese de Passau, que acaba de ser lançado com 22 novos alunos. "Já estamos recebendo consultas para 2026", disse o porta-voz do departamento, Christian Handschuh.
Leia mais
- A crise na teologia católica
- A Teologia não terá futuro se não permanecer como uma disciplina distinta
- Departamentos de Teologia não podem focar apenas no acadêmico. Formação espiritual e moral são necessárias
- O desafio à teologia do instante zero
- Triplo Concerto: Salmann, Sequeri e Theobald sobre o futuro da teologia. Artigo de Andrea Grillo
- Imaginar a teologia
- Os departamentos de teologia católica têm futuro? Uma resposta a Massimo Faggioli
- ''Caros jovens, estudem teologia.'' Artigo de Christoph Theobald