23 Outubro 2025
O Papa concede ao soberano, que também é chefe da Igreja da Inglaterra, o título de “confrade real”: a primeira vez desde o cisma de Henrique VIII em 1534.
A reportagem é de Antonello Guerrera e Iacopo Scaramuzzi, publicada por La Repubblica, 23-10-2025
Pela primeira vez desde o cisma de Henrique VIII , o rei que rompeu relações com Roma em 1534 para poder se casar com Ana Bolena , um soberano britânico rezará ao lado de um Papa e terá seu assento em uma basílica papal.
O “confrade real”
Leão XIV receberá o Rei Charles em visita oficial ao Vaticano hoje e se juntará a ele em uma oração ecumênica na Capela Sistina. Além disso, em um gesto extremamente simbólico, o Pontífice concederá ao monarca, que também é chefe da Igreja da Inglaterra, o título de " confrade real ", um irmão real da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, com direito a um assento permanente.
NOW: Pope Leo joins King Charles & the Anglican Archbishop of York for an ecumenical service in the Vatican's Sistine Chapel.
— Michael Haynes 🇻🇦 (@MLJHaynes) October 23, 2025
Service is “focused on the theme of ‘Care for Creation’, reflecting Leo’s & Charles' commitment to the protection of Nature & concern for environment” pic.twitter.com/31gDF8arFc
Agenda lotada
Charles e Camilla — que se casaram com Andrew Parker Bowles em uma cerimônia católica — chegaram a Roma ontem à noite, mas a agenda está focada em hoje, quando os soberanos ingleses serão recebidos pelo Papa no Palácio Apostólico. O destaque será a oração ecumênica conjunta que Charles e Leo conduzirão na Capela Sistina, cinco séculos após a separação de Henrique VIII, "refletindo o tema do Ano do Jubileu: caminhar juntos como 'Peregrinos da Esperança'", anunciou o Palácio de Buckingham.
Na ocasião, também será cantado o hino de Santo Ambrósio, traduzido por São João Henrique Newman, que se converteu ao catolicismo e foi proclamado Doutor por Leão XIV em 1º de novembro. A programação prossegue com um evento na Sala Régia dedicado ao "cuidado da criação", "que reflete a preocupação compartilhada do Papa Leão e de Sua Majestade pela proteção da natureza", destaca um comunicado de Londres. No início da tarde, a realeza britânica viajará para a Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
Um assento real
Na basílica papal no Ostiense — um local de culto católico outrora estimado pelos governantes saxões e com o lema da Ordem da Jarreteira inglesa já gravado no brasão da abadia — um assento (tecnicamente, um banco) será colocado no coro monástico, doravante reservado ao rei britânico. Enquanto o presidente francês é tradicionalmente protocônego honorário do Capítulo Lateranense em São João, outro chefe de Estado agora estará em casa em outra basílica papal como "confrade real", um reconhecimento do vínculo espiritual entre o chefe da Igreja Anglicana e o Romano Pontífice.
A phenomenal line-up of temporal and spiritual authority. Rome, Canterbury, Windsor united in prayer… The English Reformation has never seemed so far away. pic.twitter.com/s6sNZLTeiB
— Austen Ivereigh (@austeni) October 23, 2025
“Ut unum sint”
Este vínculo, enfatizou D. Flavio Pace , Secretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos do Vaticano, "não foi destruído" após o cisma de cinco séculos atrás, mas agora está sendo fortalecido. A cátedra ostenta o brasão do Rei Charles e o lema ecumênico " Ut unum sint ", a oração que o evangelista João dirige ao Senhor para que todos os homens estejam unidos na fé. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores enfatiza que, "em um momento de instabilidade e conflito global, a relação do Reino Unido com a Santa Sé é mais importante do que nunca. A Santa Sé tem sido um ator fundamental no cenário internacional, promovendo a paz, medidas eficazes para combater as mudanças climáticas e a promoção da dignidade humana".
Pope, King, Abp York conclude midday prayer in praise of creation in the Sistine — remarkable moment, planned for Francis, realised under Leo. #LaudatoSi pic.twitter.com/1g1aFWgyV3
— Austen Ivereigh (@austeni) October 23, 2025
A despedida de Francisco
Ao final do dia, o Rei Charles visitará o Pontifício Bede College, o seminário católico inglês em Roma, e a Rainha Camilla se encontrará com seis freiras da UISG (União Internacional das Superioras Gerais), que atuam pastoralmente no empoderamento feminino em todo o mundo. A visita de Estado de Charles e Camilla ao Vaticano estava originalmente programada para abril passado, durante sua visita à República Italiana como convidados do Presidente Sergio Mattarella . No entanto, foi adiada devido à saúde precária do Papa Francisco , que, no entanto, recebeu os monarcas britânicos, em particular, dez dias antes de sua morte.
Leia mais
- O Rei Charles III e a Rainha Camila farão uma visita de Estado à Santa Sé nos dias 22 e 23 de outubro
- “Forte dimensão espiritual”: as chaves da visita de Carlos III ao Vaticano
- O Papa Francisco receberá o Rei Charles III e a Rainha Camila em audiência no Vaticano em 8 de abril
- As relações das Igrejas Anglicana e Católica Romana. Entrevista especial com o Cônego Francisco da Silva
- Leão XIV, o desaparecido
- Jubileu: a esperança não decepciona. Artigo de Tomaso Montanari
- Papa abrirá uma Porta Santa do Jubileu de 2025 na prisão romana de Rebbibia
- Jubileu e indulgências: uma difícil releitura em tempo festivo do tempo laborioso. Artigo de Andrea Grillo