20 Outubro 2025
- Conhecido como 'SpinTime', o prédio ocupado no bairro Esquilino, em Roma, abriga 400 pessoas de 27 países e dezenas de associações.
- "Não é uma provocação, mas uma escolha baseada no valor da vida e nas relações que a comunidade tem com outros movimentos de base", explica Matti Ferrari, capelão da ONG de resgate de migrantes Mediterranea.
- A audiência com o Papa Leão acontecerá na Sala Paulo VI no dia 23 de outubro, e o pontífice também celebrará a missa para este evento no dia 26 de outubro.
A reportagem é publicada por Religión Digital, 18-10-2025.
Um grande squat em Roma, conhecido como 'SpinTime', que não só abriga casas, mas também diversas organizações que organizam atividades, sediará o Encontro Mundial dos Movimentos Populares como parte das iniciativas do Jubileu, foi relatado durante uma coletiva de imprensa no Vaticano.
O programa desta peregrinação do Ano Santo inclui um encontro dos Movimentos Populares de 21 a 24 de outubro no prédio ocupado, pois "é o ponto de referência para muitos movimentos", explicou Dom Matti Ferrari, capelão da ONG de resgate de migrantes "Mediterranea".
A audiência com o Papa Leão acontecerá na Sala Paulo VI no dia 23 de outubro , e o pontífice também celebrará a missa para este evento no dia 26 de outubro.
"Todos os movimentos serão acompanhados até a audiência com o Papa Leão pelas igrejas locais. Esse era o sonho do Papa Francisco", comentou Ferrari.
O SpinTime, prédio ocupado no bairro de Esquilino, em Roma, "abriga 400 pessoas de 27 países, há dezenas de associações" e, portanto, realizar os eventos do Jubileu dos Movimentos Populares neste lugar "não é uma provocação, mas uma escolha baseada no valor da vida e nas relações que esta comunidade tem com outros movimentos populares", afirmou o padre.
"Não estamos falando apenas de um prédio ocupado, mas de um prédio para o qual a prefeitura iniciou um processo de regularização. Não é simplesmente ocupado: a comunidade que mora ali está em diálogo com as instituições", acrescentou.
Em 2019 , o prédio de dez andares ganhou as manchetes no mundo todo quando o esmoler do Papa Francisco, agora Cardeal Konrad Krajewski, restaurou pessoalmente a energia elétrica do prédio ocupado , que as autoridades haviam fechado devido a dívidas, deixando as pessoas que moravam lá sem eletricidade e água.
O Encontro Mundial dos Movimentos Populares (MMP) é uma plataforma construída por diversos movimentos em torno do convite do Papa Francisco aos pobres e às comunidades organizadas para resistir à resignação e se tornarem protagonistas da mudança.
O primeiro encontro foi realizado em Roma em outubro de 2014 e reuniu cerca de 100 representantes de movimentos populares dos cinco continentes.
Os debates destes dias se concentrarão em três temas principais: Terra, Moradia e Trabalho , e contarão com a presença de associações de todo o mundo.
O comitê que mantém diálogo com a Santa Sé, por meio do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, inclui, entre outros, Alejandro Gramajo, da União de Trabalhadores da Economia Popular (UTEP) da Argentina; Ayala Dias, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Brasil; e Charo Castelló, da Irmandade Operária da Ação Católica da Espanha.
Leia mais
- O Jubileu no SpinTime ocupado parte do Vaticano. Artigo de Giuliano Santoro
- Os Movimentos Populares regressam ao Vaticano dez anos depois do primeiro encontro com o Papa
- Mattia Ferrari, o jovem padre salvo pelos migrantes
- A bordo com o padre Mattia, o capelão da ONG 'Mediterranea Saving Humans'
- A história por trás da colossal escultura do Vaticano de Jesus saindo da destruição nuclear
- Leão com a Cúria manterá a direção de Francisco, mas mudará o tom
- “O Papa Leão XIV dirige ao mundo uma mensagem diretamente política com sua primeira exortação apostólica”. Artigo de François Oudinet e Frédéric-Marie Le Méhauté
- O Jubileu no SpinTime ocupado parte do Vaticano. Artigo de Giuliano Santoro
- O cardeal Krajewski comenta sobre a sua missão na guerra da Ucrânia: “Não tenho medo, penso no Evangelho”
- Aborto, sexo, abuso, colonialismo: o poderoso diálogo de Francisco com os jovens
- O avanço do império da sede e as disputas geopolíticas pelos recursos hídricos. Entrevista especial com Maurício Waldman
- MST inaugura agroindústria de ponta no Paraná para beneficiar 40 toneladas de feijão por dia
- Os comunistas que gostam do Papa. E vice-versa
- Eldorado do Carajás, 25 anos de impunidade: entrevista com Ayala Ferreira