16 Outubro 2025
Eles queriam administrar a comunhão aos migrantes no centro de detenção. Mas as autoridades de imigração dos EUA negaram o acesso. Agora, os jesuítas querem tomar medidas pacíficas contra o governo Trump – e anunciaram ações legais.
A reportagem é publicada por Katholisch.de, 15-10-2025.
Depois que o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) negou acesso ao clero ao centro de detenção de imigrantes em Broadview, Illinois, os organizadores de uma procissão no local planejam tomar medidas legais. Os padres pretendiam distribuir a comunhão aos migrantes detidos. "Entraremos com uma ação judicial para fazer valer nosso direito como clero e religiosos de ministrar a todas as pessoas nessas instalações", disse o jesuíta Larry Dowling, de acordo com uma reportagem do National Catholic Reporter na terça-feira. "Continuaremos a nos opor pacificamente a isso com todos os meios à nossa disposição e a lutar pelo que é certo."
Dowling, padre aposentado da Arquidiocese de Chicago, e seus colegas padres querem reivindicar o direito de prestar assistência pastoral a prisioneiros. O motivo para isso é uma procissão realizada no último fim de semana até o Centro de Detenção de Broadview. O objetivo da ação era levar a comunhão a imigrantes indocumentados. Segundo os jesuítas, a procissão foi pacífica, mas as autoridades negaram o acesso aos padres após a Polícia Estadual de Illinois ter feito um pedido para tal. Os organizadores declararam que tentaram se comunicar com o ICE com antecedência sobre a visita planejada, mas o acesso ao grupo foi negado.
"Protestos sagrados"
Dowling expressou decepção com as ações da agência: "Até três ou quatro meses atrás, podíamos fazer isso, e eles nos permitiram. Mas, com a administração atual, isso acabou. Eles não querem que ninguém entre lá, veja as condições horríveis e ofereça ajuda às pessoas que estão detidas".
Após o incidente, o movimento ganhou força. Além da ação legal anunciada, treinamentos e outros "protestos sagrados" estão planejados para se opor à "erosão da fé e dos direitos humanos pela política federal de imigração".
Leia mais
- Ativistas em Chicago, impedidos de dar Comunhão a detidos do ICE, planejam próximas ações
- Eu estava na prisão… e não deixaram me visitar
- Chicago, transformada em uma "zona de guerra" pelo terror imigratório de Trump
- 'Nosso povo vive com medo': bispos dos EUA defendem migrantes em meio à repressão de Trump
- EUA: com poderes ampliados, agentes da polícia anti-imigração de Trump espalham terror
- Bispos da Califórnia se esforçam para atender católicos que se sentem "perseguidos" por agentes do ICE
- O que vimos durante uma audiência do tribunal de imigração e prisão do ICE: o colapso da justiça na América
- Fissuras na máquina de deportação de Trump? Entrevista com Dara Lind e Omar Jadwat
- Como os bancos de alimentos e abrigos religiosos de Nova York estão se adaptando ao medo do ICE