02 Outubro 2025
Liane Bednarz alerta contra a subestimação do papel da questão do aborto no comportamento eleitoral. Ela disse à Deutschlandfunk na segunda-feira que a questão do aborto pode ser incrivelmente mobilizadora, pois a proteção da vida em gestação é extremamente importante. "Isso não pode ser subestimado nos círculos religiosos", disse a jornalista. Se houver um sentimento de que a CDU não está mais levando isso a sério, "então o perigo é muito, muito alto de que eles se alinhem à AfD", disse Bednarz.
A informação é publicada por Katholisch, 30-09-2025.
Círculos cristãos-conservadores sentem-se ignorados diante de fortes desenvolvimentos progressistas, explicou Bednarz. No cerne, a discussão está se restringindo às questões do aborto, do casamento gay e da diversidade. Em alguns setores da sociedade, surgiu o sentimento de estarem "sobrecarregados por uma onda progressista e consciente" e de se verem "como socialmente inferiores, de alguma forma ultrapassados, reacionários e de alguma forma de direita". O tema da homossexualidade, por exemplo, não é mais um tema de questionamento, mesmo dentro da CDU. Assim, os círculos cristãos conservadores, que temem pecar contra Deus nesse sentido, também se sentem incompreendidos.
"Marcha pela Vida" problemática
Bednarz explicou que a "Marcha pela Vida" foi um evento problemático "porque os organizadores não traçaram uma linha clara entre si e a AfD". Membros da AfD vinham pedindo participação na marcha há anos, mas os organizadores não se distanciaram do partido. Não bastava que os políticos da AfD não estivessem discursando lá, porque a AfD estava explorando a questão do aborto para seus próprios fins e, assim, atraindo cristãos conservadores desencantados com a CDU.
Bednarz enfatizou positivamente que D. Georg Bätzing, como presidente da Conferência Episcopal Alemã, enfatizou em sua saudação aos participantes da "Marcha pela Vida" que a causa da proteção da vida não deve ser explorada para interesses nacionalistas ou mesmo étnicos. E o bispo de Passau, D. Stefan Oster, também alertou explicitamente nas redes sociais sobre o perigo de uma guinada política para a direita dentro do catolicismo conservador.
Caridade reinterpretada
A AfD associa a questão do aborto ao pensamento nacionalista, que é "profundamente anticristão", disse Bednarz. "De uma perspectiva cristã, toda vida não nascida, independentemente de sua origem, é uma imagem de Deus." Portanto, de uma perspectiva cristã, toda vida é digna de proteção. No entanto, nos EUA, a pena de morte certamente está sendo propagada e, nos círculos de direita, há pouca simpatia por migrantes que se afogam durante a fuga.
Esse paradoxo é explicado por uma reinterpretação do conceito cristão de caridade: círculos de direita diferenciam entre amor ao próximo e "amor ao mais distante ". Enquanto família e nação pertencem ao primeiro, os refugiados estão tão "distantes" que não precisam ser protegidos. Isso leva a uma "falta flagrante de empatia", que também pode ser observada no meio pró-vida: "Isso não combina."
Leia mais
- “O aborto é a cola mais eficaz para a extrema direita”. Entrevista com Paolo Naso
- “Vida nascitura não pode ser defendida unicamente limitando o aborto.” Editorial da revista America
- “Precisamos romper o ciclo de abuso de poder sobre o aborto”. Entrevista com Debora Diniz
- Aborto: dúvidas e questões
- Querem abortar o aborto. Artigo de Frei Betto
- Antes do aborto biológico (embrião) existe o aborto o social (útero social). Artigo de Pedro Pereira
- Aborto: Uma legislação em defesa da vida
- PL 'do Estupro': Uma aula de humanidade e empatia do Pastor Henrique Vieira. X-Tuitadas
- Nota de repúdio da Comissão Arns contra PL do aborto
- Aborto: Uma legislação em defesa da vida
- PT quer ‘suavizar’ PL que equipara aborto a homicídio, mas texto ainda punirá mulheres
- Câmara aprova urgência para projeto que equipara aborto a homicídio
- Após “PL do Estupro”, políticos bolsonaristas têm novos projetos que ameaçam aborto legal
- Em 4º ato contra PL do Estupro, manifestantes exigem que projeto seja 'enterrado'
- Machismo e ignorância ganham aplausos em igrejas. Artigo de Edelberto Behs
- Aborto: a delicada balança do Direito
- O aborto em debate. Revista IHU On-Line, Nº 219