08 Setembro 2025
- Ninguém pode negar a intenção de Francisco: ele queria uma Igreja em saída, uma Igreja samaritana, comprometida com os menores, e ele pôs esse trem em movimento.
- Enquanto Francisco era uma tempestade total, Leão XIV opta pela chuva suave, pela garoa, pela calma, por uma transição suave.
- Condenações genéricas ao ódio e à violência não bastam. Proclamações em favor de uma paz "desarmada e desarmante" (que também bastam) não bastam. O mundo espera gestos concretos.
O artigo é de José Manuel Vidal, publicado por Religión Digital, 07-09-2025.
Eis o artigo.
Francisco invadiu a Igreja como um furacão. De sua primeira "Buonasera" na sacada da Basílica de São Pedro, o Papa argentino partiu para sacudir uma instituição estagnada, presa entre seus próprios muros e um clericalismo que a distanciava do mundo. Com gestos inovadores — sapatos pretos, a Cruz de Ferro, a residência em Santa Marta — e uma voz profética que se esquivava tanto das críticas ao mundo quanto das farpas em sua própria casa, Francisco cruzou as linhas vermelhas papais que pareciam intocáveis. Ele confrontou o poder financeiro, a imobilidade curial e uma Igreja que, às vezes, parecia mais um museu do que um hospital de campanha.
Ele nem sempre estava certo, é verdade. Entre outras coisas, porque suas reformas encontraram resistência interna e externa, e alguns de seus gestos foram mal interpretados. Mas ninguém pode negar sua intenção: ele queria uma Igreja expansiva, uma Igreja samaritana, comprometida com os menores, e ele pôs esse trem em movimento.
Leão XIV, seu sucessor, chega com um perfil diferente, quase oposto. Eleito há apenas três meses, o novo Papa parece determinado a dar continuidade à revolução franciscana, mas com um estilo mais sereno e menos perturbador.
Enquanto Francisco era um redemoinho, uma tempestade em plena força, Leão XIV opta por chuva fina, garoa, calmaria, uma transição suave. É cedo demais para julgar, e as pessoas sabem disso. Um pontificado não se constrói em cem dias ou em poucos meses. Especialmente este, que se prevê ter uma longa jornada pela frente. Mas os primeiros sinais convidam à reflexão: será esta calmaria uma pausa estratégica ou um risco de estagnação?
Até agora, Leão XIV concentrou sua mensagem em propostas espirituais clássicas. Seu chamado à santidade em Tor Vergata, dirigido aos jovens, ressoou como um eco de João Paulo II, mas talvez de forma abstrata demais, genérica demais. Devoção e piedade são essenciais, mas o mundo espera mais do Papa do que exortações espirituais.
A Igreja não pode ser apenas um farol de palavras elevadas; ela deve mergulhar na lama da história, como Francisco nos ensinou. E essa lama, hoje, tem nomes concretos: Gaza, Ucrânia, os milhões de deslocados, os gritos dos pobres e das vítimas de um sistema que devora os mais fracos.
Leão XIV enfrenta um grande desafio: demonstrar que sua "revolução silenciosa" não é uma capitulação à falsa prudência ou a um compromisso. A Igreja não pode se dar ao luxo da neutralidade quando genocídios estão em andamento, quando milhares de inocentes morrem sob bombas ou negligência. O Papa tem um poderoso megafone moral que deve usar com coragem.
Condenações genéricas de ódio ou violência não bastam. Proclamações em favor de uma paz "desarmada e desarmante" não bastam (o que também é verdade). O mundo espera gestos concretos, implicações papais claras, como as oferecidas por Francisco quando mediou conflitos, defendeu os descartados ou condenou o "capitalismo que mata".
É verdade que Leão XIV precisa de tempo para assumir o comando, para deixar sua marca. Mas o tempo, em um mundo ferido, não é infinito. A Igreja, como Francisco nos lembrou, deve cheirar a ovelha e estar onde a dor está. De agora em diante, para sempre.
Se Leão XIV quiser ser fiel ao legado de seu antecessor, deve ir além da retórica piedosa e partir para a ação concreta: uma viagem a uma zona de conflito, uma mediação corajosa, um gesto que desperte as consciências. Só assim sua Revolução Silenciosa não será uma pausa, mas um novo capítulo na missão de uma Igreja que, como pretendia Francisco, não tem medo de sujar as mãos na lama da história em nome do Evangelho.
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