04 Setembro 2025
O Uruguai tenta pegar carona no possível escoamento do gás fóssil produzido por fraturamento hidráulico (fracking) em Vaca Muerta, na Argentina. O país planeja apresentar a investidores e governos vizinhos uma proposta de gasoduto que passará por seu território, conectando a jazida argentina ao Brasil, de acordo com a ministra uruguaia da Indústria e Energia, Fernanda Cardona.
A reportagem é publicada por ClimaInfo, 04-09-2025.
Em entrevista à Bloomberg, repercutida por Valor, O Globo e El Observador, Fernanda disse que sua pasta submeteu recentemente um relatório ao presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, incluindo uma possível rota para o gasoduto e a projeção de demanda de gás. Os dados guiarão as negociações para tentar iniciar a construção do duto até 2030.
A ministra esteve em Vaca Muerta no início deste ano para avaliar o interesse no projeto. Segundo ela, a estabilidade política do Uruguai, sua proximidade com o Brasil e os gasodutos já existentes com a Argentina tornam o país uma opção atraente, que pode complementar outras propostas.
Durante a cúpula de líderes do G20 no Rio de Janeiro, em novembro do ano passado, o governo brasileiro firmou um memorando de entendimento com a Argentina sobre o gás de Vaca Muerta. O trato envolvia possibilidades de rotas para escoar o combustível fóssil argentino para o território brasileiro.
A exploração de combustíveis fósseis na região de Vaca Muerta é um problema para indígenas Mapuche, que há anos convivem em seus territórios com os efeitos do fracking, técnica com alto impacto ambiental e banida em vários países do mundo. Em alguns casos, aldeias inteiras tiveram que ser abandonadas.
Em tempo
O governo deve publicar nos próximos dias um decreto que regulamenta o mandato do biometano, previsto na Lei do Combustível do Futuro. A medida entra em vigor em 2026 e obrigará produtores e importadores de gás fóssil a incorporar uma fração renovável, por meio de metas obrigatórias de descarbonização, informa o Correio Braziliense. A primeira delas, porém, é tímida: apenas 1% de redução das emissões ligadas ao suprimento de gás fóssil em 2026. A projeção é atingir 10% até 2034.
Leia mais
- Ambientalistas criticam importação de gás natural argentino extraído por 'fracking'
- Gás natural que será exportado ao Brasil viola direitos indígenas na Argentina
- Argentina. “O povo mapuche não luta pela propriedade da terra, mas, sim, por um modo de vida na terra”. Entrevista com a líder mapuche Moira Millán
- O recuo climático das empresas de petróleo
- Petróleo de xisto reativa conflito indígena na Argentina
- Argentina e Chile. Os mapuches na agenda de Francisco
- Chile. Os Mapuche com o papa: "Compensação por todos os abusos"
- Chile. A tensa relação do Estado com os mapuche
- Os rios secam e a floresta queima: a Amazônia e seus povos à beira da exaustão. Artigo de Gabriel Vilardi
- Petrobras prevê recorde de petróleo e pode frear redução de emissão de gases estufa
- O que a exploração de petróleo na Foz do Amazonas tem a ver com a saúde dos mares do planeta?
- Sinais trocados. Artigo de Jean Marc von der Weid
- O que a exploração de petróleo na Foz do Amazonas tem a ver com a saúde dos mares do planeta?
- O cenário de passagem do horizonte moderno da expansão para o horizonte da extinção e os desafios do governo Lula. Entrevista especial com Alana Moraes
- Indígenas exigem consulta sobre exploração de gás e petróleo no rio Amazonas
- Um Brasil de carros, petróleo, soja e minério? Artigo de Paulo Kliass
- Petróleo na foz do Amazonas: expoentes da política do Amapá se unem para desinformar a população
- Mais petróleo?
- Pauta nacional-desenvolvimentista petroleira do século XX versus agenda socioambiental para o século XXI. Entrevista especial com Carlos Marés, Bruce Albert e Maurício Angelo
- ‘Não é viável a Petrobras apresentar um novo estudo em menos de dois anos’, diz oceanógrafo sobre bloco na foz do Amazonas
- Ibama nega licença para Petrobras perfurar na bacia da foz do Amazonas