• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Gaza, eles vão nos atacar e desta vez não teremos saída. Artigo de Kholoud Jarada

Mais Lidos

  • Padre Arrupe, herói em Hiroshima. O relato de García Márquez

    LER MAIS
  • Papa Francisco discursa em Hiroshima, considerando um “crime” e “imoral” a posse e uso de armas nucleares

    LER MAIS
  • Pedro Arrupe, o inesperado herói de Hiroshima

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    18º domingo do tempo comum – Ano C – Ver novos os celeiros, acumulados de amor e de solidariedade

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

07 Agosto 2025

"O que sofremos é irreparável. Nenhum resultado, nenhum acordo, nenhuma resolução pode compensar o que passamos e o que perdemos. A dor e o trauma estão agora profundamente enraizados em nossas almas. Não importa como termine, já sabemos quem sofrerá as consequências. Sempre sabemos".

O artigo é de Kholoud Jarada, médico de 24 anos da Cidade de Gaza, publicado por La Repubblica, 07-08-2025.

Eis o artigo.

Depoimento da Strip: "Achei que já tínhamos chegado ao fundo do poço, mas sempre há um ponto mais baixo aqui".

Nos últimos dias, as manchetes dos jornais acenderam um vislumbre de esperança de que a situação humanitária em Gaza está finalmente melhorando. Dizia-se que mais ajuda estava chegando, que a fome estava diminuindo. Por um momento, acreditamos nisso.

Ousamos esperar que a comida se tornasse mais acessível, que o pior já tivesse passado. Mas, no terreno, a realidade permanece inalterada. A crise humanitária continua a piorar. As mortes nunca pararam. A desnutrição continua a ceifar vidas. A fome persiste.

Não apenas crianças, mas também adultos anteriormente saudáveis perderam a vida para a fome, enquanto outros aguardam a sua vez. A fome acabou apenas na mídia. Na realidade, ainda estamos sofrendo.

Nos últimos dias, surgiram notícias novas e profundamente perturbadoras: planos sérios para ocupar o que resta da Cidade de Gaza e da área central, onde mais de dois milhões de pessoas estão amontoadas em um espaço minúsculo. Quando li pela primeira vez, não levei a sério. Não mencionei a ninguém ao meu redor. Li a notícia e depois a ignorei. Talvez fosse negação. Talvez fosse instinto de sobrevivência. Minha mente simplesmente não conseguia processar a possibilidade de mais uma escalada. Quão pior pode ficar?

Pensei que já tivéssemos chegado ao fundo do poço, mas aqui em Gaza, sempre há um fundo do poço.

O que isso realmente significaria? Seremos empurrados mais uma vez para um novo desconhecido? Ou o ataque virá enquanto ainda estivermos aqui, presos, sem saída? Terminará em deslocamento em massa ou assassinato em massa? Honestamente, não sei. É difícil imaginar. Gaza está tão lotada que mal há espaço para andar sem esbarrar em dezenas de pessoas. Todos vivem nas ruas, em tendas, sob prédios destruídos. Não há outro lugar para ir. É impossível avançar mais.

Esses acontecimentos sinalizam o fracasso completo de todas as negociações; as mesmas negociações que, por um breve momento, nos deram a mais remota esperança de alívio. Essas negociações nunca levaram verdadeiramente em consideração nossas vidas.

Nunca reconheceram os dois milhões de civis palestinos mantidos reféns, forçados a suportar todas as formas de tortura por quase dois anos. Pessoas que simplesmente querem viver uma vida normal. Pessoas que nunca escolheram viver dessa maneira. Perdemos tudo e estamos perdendo ainda mais. Não temos mais esperança de um futuro normal.

O que sofremos é irreparável. Nenhum resultado, nenhum acordo, nenhuma resolução pode compensar o que passamos e o que perdemos. A dor e o trauma estão agora profundamente enraizados em nossas almas. Não importa como termine, já sabemos quem sofrerá as consequências. Sempre sabemos.

Neste momento, parece insuportável imaginar o que pode acontecer a seguir. Estamos exaustos física, emocional e espiritualmente. Estamos presos, fatigados, famintos, sem teto, doentes, traumatizados e destruídos. Está além da nossa resistência. Não há como desfazer o que já aconteceu. Mas ainda ansiamos, pelo menos, por um fim — não uma resolução que apague o passado, mas uma que interrompa esta espiral de sofrimento. Precisamos de uma chance para respirar, chorar, viver, simplesmente ser.

Por que tenho que passar por tudo isso só porque nasci aqui?

Leia mais

  • Lançamentos aéreos de ajuda humanitária em Gaza são ineficazes e perigosos, alerta coordenador de Médicos Sem Fronteiras
  • "Lançar farinha de paraquedas é inútil e perigoso; precisamos de mil caminhões por dia". Entrevista com Amjad Shawa, trabalhador humanitário
  • A ONU tentará aproveitar a pausa nos ataques anunciada por Israel para ajudar a população faminta em Gaza
  • Médicos Sem Fronteiras e mais de 100 organizações internacionais denunciam o uso da fome como arma de guerra em Gaza
  • “Pessoas estão desmaiando de fome nas ruas”: correspondente da RFI relata crise humanitária em Gaza
  • Ajuda humanitária não chega à população de Gaza
  • Gaza, entre a fome e o cerco. Artigo de Loay Abu Alsaud
  • O que é fome?
  • Israel condena Gaza à fome: "Comemos folhas de árvores ou capim"
  • Gaza tem cada vez mais fome: “Se consigo comida, é uma vez por dia”
  • “Morre-se de fome na Faixa. Netanyahu aniquila os palestinos”
  • Gaza: contarei como são a fome e a sede infligidas por Israel. Mas o mundo observa e fica em silêncio
  • "Faltam palavras para descrever o dia a dia dos palestinos", diz ex-presidente da Médicos Sem Fronteiras
  • Gaza, Israel aprova conquista e ocupação total. Entrada de ajuda adiada
  • Gaza, 40 dias sem ajuda: “De todas as tragédias, a fome é a mais brutal”
  • “O mundo assiste a um genocídio ao vivo em Gaza”, diz Anistia Internacional
  • Israel mata 100 em Gaza nas últimas 48 horas
  • Israel e a água: uma arma de guerra e uma ferramenta de colonização na Palestina
  • A fome como instrumento de guerra: o risco de uma catástrofe global

Notícias relacionadas

  • Ter fome de Cristo

    LER MAIS
  • Cerca de 70 padres aderem à greve de fome para pedir a libertação de Milagro Sala

    Foto: Religión Digital A reivindicação pela libertação da dirigente social Milagro Sala continua recebendo apoios: 68 padr[...]

    LER MAIS
  • Israel começa doutrina de punições e prêmios coletivos na Cisjordânia

    Dez meses depois do estouro da maior onda de violência em uma década, e a apenas 50 dias das eleições municipais palestinas [...]

    LER MAIS
  • Planeta perde 33 mil hectares de terra fértil por dia

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados