• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Onda de calor na Europa mata 2,3 mil em dez dias

Mais Lidos

  • “Ninguém está pedindo a destruição de Israel, mas o fim do regime colonial e de superioridade racial”. Entrevista com José Abu-Tarbush

    LER MAIS
  • Por que Donald Trump tem tanto medo do Brics?

    LER MAIS
  • A política contemporânea se reconfigura em somatopolítica, a (im)política do corpo sobrevivente, cuja vida nua é gerida para que não se esgote por completo, mas também não se livre de sua precariedade. Entretanto, uma outra política pode surgir justamente nas quebradas, da ginga, à revelia do poder soberano

    Vida nos trilhos: corpos sobreviventes e a resistência que brota da periferia brasileira. Entrevista especial com Paulo Ricardo Barbosa de Lima

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    14º Domingo do Tempo Comum – Ano C – Venha teu Reino, Senhor, trazendo a paz e a alegria!

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

10 Julho 2025

Estimativa considera apenas 12 grandes cidades. Do total de mortes, 1,5 mil foram associadas às mudanças climáticas. Europa Ocidental teve o seu mês de junho mais quente.

A reportagem é publicada por DW, 09-07-2025.

A onda de calor intenso que assolou recentemente partes da Europa e provocou recordes de temperatura deixou 2,3 mil mortos em 12 cidades em questão de dez dias, segundo estimativa divulgada nesta quarta-feira (09/07).

Do total de mortes, 1,5 mil foram associadas às mudanças climáticas provocadas pela ação humana, com a emissão de carbono e outros gases do efeito estufa lançados na atmosfera principalmente pela queima de combustíveis fósseis.

Ou seja: não fossem as mudanças climáticas, o número de mortos seria bem menor, cerca de 800.

Segundo os pesquisadores do Imperial College de Londres e da Escola de Londres de Higiene e Medicina Tropical, as mudanças climáticas tornaram as ondas de calor mais severas, triplicando o número estimado de mortes no período.

O estudo considerou apenas o período de 23 de junho a 2 de julho, quando boa parte da Europa Ocidental sofreu sob temperaturas muito acima da média e até mesmo na Alemanha os termômetros beiraram os 40 ºC.

O levantamento abrangeu as cidades Madrid e Barcelona (Espanha); Lisboa (Portugal); Londres (Reino Unido); Frankfurt (Alemanha); Milão, Roma e Sassari, na Sardenha (Itália); Atenas (Grécia); Budapeste (Hungria) e Zagreb (Croácia). Segundo os cientistas, a temperatura nesses locais esteve até 4ºC acima do normal.

Em Espanha e Portugal, os termômetros chegaram a marcar até mesmo 46ºC. No norte de Londres, a sensação térmica bateu os 48ºC.

Como as mortes foram calculadas

A estimativa foi feita com base em modelos epidemiológicos consagrados e dados históricos de mortalidade, para refletir óbitos em que o calor foi a causa subjacente. Isso inclui casos em que a exposição agravou problemas de saúde preexistentes.

Oficialmente, a maioria dos óbitos relacionados ao calor não é registrada, e alguns governos não divulgam esses dados. É por isso que, segundo os pesquisadores, as ondas de calor são conhecidas como "assassinos silenciosos".

"Ondas de calor não deixam um rastro de destruição, como incêndios florestais ou temporais. Seus efeitos são quase sempre invisíveis, mas silenciosamente devastadores. Uma mudança de apenas 2 ºC ou 3 ºC pode fazer a diferença entre vida e morte para milhares", afirma o líder do estudo, Ben Clark, do Imperial College London.

Ondas de calor são especialmente perigosas para idosos, doentes, crianças pequenas e trabalhadores ao ar livre.

Europa Ocidental teve seu mês de junho mais quente já registrado

O mês de junho foi o terceiro mais quente do planeta na série histórica do Copernicus, serviço climático da União Europeia, perdendo apenas para 2024 e 2023.

Mas foi o junho mais quente para a Europa Ocidental, que viu o calor chegar mais cedo e registrou sensação térmica igual ou superior a 38 ºC.

"Essa onda de calor foi mais intensa devido a temperaturas recordes na superfície do oceano no Mediterrâneo ocidental", disse Samantha Burgess, do Copernicus. "Em um mundo que esquenta, as ondas de calor devem se tornar mais frequentes, mais intensas e impactar mais pessoas na Europa."

Incêndios florestais também foram registrados em diversas partes do continente nesse período. Em alguns lugares, como em Marselha, na França, as chamas ainda são difíceis de controlar, mesmo sob temperaturas agora muito mais amenas. O fogo deixou mais de 100 feridos na cidade francesa, e centenas tiveram que ser evacuados de suas casas.

Um estudo publicado em 2023 na revista nature estima que as ondas de calor tenham matado 61 mil em todo o continente em 2022.

Leia mais

  • Os impactos desproporcionais da enchente. Artigo de Nico Costamilan e Eloisa Beling Loose
  • Jornalismo Ambiental: da marginalidade às capas de jornais. Entrevista especial com Dal Marcondes
  • As mudanças do jornalismo ambiental. Entrevista especial com Wilson da Costa Bueno
  • A comunicação das mudanças no clima: finalmente um avanço
  • Jornalistas, falem sobre a crise climática
  • Qual o problema da imprensa com o clima?
  • Justiça climática é fundamental para que um desastre futuro seja menos sufocante que o anterior. Entrevista especial com Leonardo Rossatto
  • Novo Regime Climático. “Não podemos continuar fazendo mais do mesmo”. Entrevista especial com Marcelo Dutra da Silva

Notícias relacionadas

  • ''As mudanças climáticas são uma questão de fé'', afirma cardeal

    As mudanças climáticas são uma questão de fé, porque lidam com a criação de Deus e com a pobreza, disse o cardeal hondurenh[...]

    LER MAIS
  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Em ruínas, Vila Olímpica dos Jogos de Atenas vira abrigo para refugiados

    A Grécia está abrigando cerca de 2.000 afegãos e outros imigrantes nos estádios degradados dos Jogos de 2004. A maior queixa: [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados