• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Meios de comunicação religiosa da Europa e do Brasil pedem fim do comércio entre seus países e Israel

Mais Lidos

  • “O libertarismo e o fascismo não são contraditórios”. Entrevista com Timothy Snyder

    LER MAIS
  • Leão XIV: um tímido início de pontificado. Artigo de Mikael Corre

    LER MAIS
  • “Não é uma questão”: o silêncio que adoece – uma resposta à fala do cardeal Fridolin Ambongo. Artigo de João Melo

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    14º Domingo do Tempo Comum – Ano C – Venha teu Reino, Senhor, trazendo a paz e a alegria!

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

07 Julho 2025

Um conjunto de sete publicações de comunicação religiosa independentes, entre as quais o 7Margens e o Instituto Humanitas Unisinos - IHU, divulgam nesta manhã de segunda-feira, 7 de Julho, em simultâneo, uma carta aberta dirigida e enviada também aos governos de Portugal, Brasil, Espanha, Itália, e aos responsáveis da União Europeia, exigindo a denúncia do acordo de comércio entre União Europeia e Israel, o fim do comércio de armas com o Estado judaico, o reconhecimento do Estado da Palestina e a libertação imediata de todos os reféns em poder do Hamas.

A carta é publicada por 7Margens, 07-07-2025.

O texto pede ainda o reconhecimento como processo de genocídio da operação do exército israelense na Faixa de Gaza e o apoio à reconstrução de “uma Palestina independente e democrática, no quadro dos dois povos, dois Estados livres e independentes”.

Apesar de estar aparentemente em conclusão um acordo de cessar-fogo, estes meios consideram que há questões de fundo que devem ser encaradas e é nessa perspectiva que se colocam. Aliás, as anteriores tréguas negociadas, nomeadamente a do início do ano, rompida por Israel com a retoma dos bombardeamentos, mostrou a fragilidade dos acordos conseguidos até agora. Por isso, consideram que deve ser feita pressão junto de Israel para que pare todas as hostilidades e dê garantias de um cessar-fogo durável, possibilidade de ajuda humanitária e estabelecimento de um Estado palestino livre e democrático.

Com o título “Vemos, ouvimos e lemos, não podemos calar – Parar o genocídio, dar de comer aos esfomeados, construir a paz”, os profissionais das sete publicações dizem que enquanto jornalistas não lhes “basta noticiar a violência trágica que se abate sobre um povo massacrado diariamente em Gaza e espoliado e expulso das suas terras na Cisjordânia”; e que, enquanto crentes não se podem “resignar ao silêncio”. Pelo contrário, juntam a sua às vozes que dizem que “há outra solução” e que “israelenses e palestinos podem viver lado a lado em paz”, cumprindo as resoluções das Nações Unidas.

“Um cessar-fogo imediato e durável; a libertação imediata dos reféns em poder do Hamas; restabelecer a ajuda humanitária em segurança; iniciar negociações com vista à paz justa na região; exigir o acesso livre dos meios de comunicação aos territórios da Palestina; criar condições para a reconstrução da Palestina à luz do direito internacional e numa base democrática”, são medidas sugeridas pelas publicações signatárias: 7Margens (Portugal), Instituto Humanitas Unisinos (Brasil), Catalunya Religió, Flama e Religión Digital (Espanha), Adista e Rocca (Itália).

O apelo dirige-se aos responsáveis políticos e a “todos os cidadãos e cidadãs, crentes e não crentes, bem como às igrejas e diferentes comunidades religiosas e aos seus responsáveis”, acrescenta o documento. “É tempo de quebrar o silêncio cúmplice e agir! Hoje, ao contrário do que se passou no início da década de quarenta do século passado no nosso continente, hoje vemos, ouvimos e lemos notícias do genocídio. Não podemos calar.”

Do texto, está a ser dado conhecimento também a responsáveis do Vaticano e do Conselho Mundial de Igrejas, apelando a que essas instâncias denunciem também a situação “e exerçam toda a sua influência para a consecução da paz, incluindo oferecendo-se como mediadores”.

Eis a carta.

Carta aberta de publicações de comunicação religiosa aos governos e à União Europeia, sobre a tragédia de Gaza

Vemos, ouvimos e lemos, não podemos calar – Parar o genocídio, dar de comer aos esfomeados, construir a paz

Nós, diretores e jornalistas dos media abaixo referidos, erguemos a nossa voz para exigir aos governos dos nossos países e os responsáveis políticos da União Europeia que:

  • cessem o comércio de armas com Israel
  • reconheçam o Estado da Palestina,
  • denunciem o acordo de comércio União Europeia-Israel
  • garantam a libertação imediata de todos os reféns em poder do Hamas
  • reconheçam como processo de genocídio a operação do exército israelense em Gaza
  • e apoiem a reconstrução de uma Palestina independente e democrática, no marco dos “dois povos, dois Estados livres e independentes”.

Nesta hora crítica não podemos ficar silenciosos. Como jornalistas, não nos basta noticiar a violência trágica que se abate sobre um povo massacrado diariamente em Gaza e espoliado e expulso das suas terras na Cisjordânia. Não nos basta escrever editoriais e opinar sobre a bestialidade desumana que se desenrola em Gaza.

Mulheres em Gaza fazem fila num ponto de distribuição de alimentos (Foto: UNRWA)

Como crentes não nos podemos resignar ao silêncio. Calar-nos é aceitar que a única solução para o conflito é o extermínio do povo palestino e a anexação da Faixa de Gaza pelo Estado de Israel. Como crentes juntamos o nosso grito de esperança para dizer: há outra solução! israelenses e palestinos podem viver lado a lado em paz, dois povos, dois Estados! Para tal basta cumprir as resoluções das Nações Unidas.

É preciso um cessar-fogo imediato e durável; a libertação imediata dos reféns em poder do Hamas; restabelecer a ajuda humanitária em segurança; iniciar negociações com vista à paz justa na região; exigir o acesso livre dos meios de comunicação aos territórios da Palestina; criar condições para a reconstrução da Palestina à luz do direito internacional e numa base democrática.

O nosso apelo dirige-se em primeira instância aos responsáveis políticos dos países da União Europeia e da própria União, mas também a todos os cidadãos e cidadãs europeus, crentes e não crentes, bem como às igrejas e diferentes comunidades religiosas e aos seus responsáveis. É tempo de quebrar o silêncio cúmplice e agir! Hoje, ao contrário do que se passou no início da década de quarenta do século passado no nosso continente, hoje vemos, ouvimos e lemos notícias do genocídio. Não podemos calar.

Uma vez que na maior parte dos casos somos meios de comunicação religiosa, apelamos também à hierarquia católica e ao Papa Leão para que o Papa Leão, a Igreja Católica e o Conselho Mundial de Igrejas, em particular, denunciem a situação e exerçam toda a sua influência para a consecução da paz, incluindo oferecendo-se como mediadores.

Ao assinarmos este manifesto comprometemo-nos a acolher e noticiar as iniciativas lançadas pelos nossos concidadãos contra o genocídio em Gaza e a favor da paz entre aqueles povos.

7Margens (Portugal) – jornal online de informação sobre religiões, espiritualidades, cultura e direitos humanos.

Adista (Italia) – semanário independente de informação religiosa e política.

Catalunya Religiò (España) – Informativo independiente de actualidade religiosa publicado con o apoio de várias entidades religiosas.

Flama (España) – Agência cristã de notícias.

Instituto Humanitas Unisinos – IHU (Brasil) – site de reflexões inter/transdisciplinares sobre sociedade sustentável, ética, teologia pública, mulheres sujeitos socioculturais e trabalho.

Religión Digital (España) – Portal de informação sócio-religiosa em espanhol para Espanha e América desde há 27 anos.

Rocca (Italia) – Revista pela paz, direitos humanos, democracia, não-violência e justiça.

Leia mais

  • Novos massacres em Gaza, Hamas aguarda trégua preliminar
  • O Relatório Albanese denuncia perante a ONU empresas que lucraram com o extermínio em Gaza
  • "O genocídio israelense em Gaza não vai parar porque é lucrativo; há pessoas ganhando dinheiro com isso". Entrevista com Francesca Albanese
  • As digitais das Big Techs no genocídio em Gaza
  • Quais bancos financiaram os "títulos de guerra" com os quais Israel pagou pelo genocídio em Gaza? Artigo de Yago Álvarez Barba
  • “O genocídio na Palestina, a crise climática, a pobreza e o racismo têm as mesmas causas”. Entrevista com Ilan Pappé
  • Por que o capitalismo precisa da guerra? Artigo de Andrea Zhok
  • Padre israelense-alemão diz que ações de Israel em Gaza são genocidas
  • Genocídio em Gaza: palestino que perdeu ao menos 56 familiares parou de contar os mortos
  • “O mundo assiste a um genocídio ao vivo em Gaza”, diz Anistia Internacional
  • O genocídio impune contra os palestinos continua
  • Retaliações israelenses se transformaram num genocídio ao vivo, afirma Isabela Agostinelli
  • Israel matou cerca de 800 palestinos em Gaza ao mesmo tempo que bombardeou o Irã
  • Israel como laboratório da escalada fascista e a segunda Nakba em Gaza. Entrevista especial com Peter Pál Pelbart
  • É isto um pesadelo? Artigo de Peter Pál Pelbart
  • Lavender: a máquina de inteligência artificial que comanda bombardeios de Israel em Gaza
  • Lavender, a inteligência artificial de Israel que decide quem é bombardeado em Gaza
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis
  • “Lavender”: a IA que conduz os bombardeios de Israel em Gaza

Notícias relacionadas

  • ¿A que le teme Israel? Fortalecimiento de lazos Irán-Latinoamérica

    LER MAIS
  • Israel começa doutrina de punições e prêmios coletivos na Cisjordânia

    Dez meses depois do estouro da maior onda de violência em uma década, e a apenas 50 dias das eleições municipais palestinas [...]

    LER MAIS
  • A Igreja colombiana na linha de frente no processo de paz

    O jesuíta colombiano Francisco de Roux, há um longo tempo envolvido nas negociações com as guerrilhas, apresentou-se como ref[...]

    LER MAIS
  • Cessar-fogo entra em vigor; Colômbia terá que 'engolir sapos' para ter paz, diz Ingrid Betancourt

    Ex-refém das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt afirmou que o ce[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados