24 Mai 2025
Em sua primeira nomeação de um alto funcionário da Cúria Romana, Leão XIV nomeou a Irmã Tiziana Merletti, canonista, para ser secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
A informação é publicada por Catholic News Service, 22-05-2025.
A Irmã Merletti, das Irmãs Franciscanas dos Pobres, sucede à Missionária da Consolata, Irmã Simona Brambilla, que o Papa Francisco nomeou prefeita do dicastério em janeiro. A Irmã Brambilla é a primeira mulher a chefiar um dicastério.
A União Internacional de Superioras Gerais (UISG) agradeceu ao Papa Leão e parabenizou Merletti por sua nomeação, anunciada pelo Vaticano em 22 de maio.
Como membro do conselho de direito canônico da união e da Comissão para a Salvaguarda, administrada conjuntamente pelas uniões masculina e feminina de superiores, "suas contribuições são um presente para nossa rede global, promovendo justiça, cuidado e integridade na vida consagrada", afirmou o grupo de superiores. "Parabenizamos a Irmã Tiziana por esta importante missão e asseguramos nossas orações enquanto ela assume esta nova responsabilidade a serviço da vida consagrada em todo o mundo".
O dicastério, de acordo com a constituição apostólica sobre a Cúria Romana, é chamado a “promover, encorajar e regular a prática dos conselhos evangélicos, como eles são vividos nas formas aprovadas de vida consagrada e todas as questões relativas à vida e atividade das Sociedades de Vida Apostólica em toda a Igreja Latina”.
Segundo estatísticas do Vaticano, há cerca de 600 mil religiosas professas na Igreja Católica. O número de padres de ordens religiosas é de cerca de 128.500 e o de irmãos religiosos, de quase 50 mil.
A Irmã Merletti, 65 anos, nasceu em Pineto, Itália, e se formou em Direito Civil antes de fazer seus primeiros votos como membro das Irmãs Franciscanas dos Pobres em 1986. Em 1992, ela obteve seu doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
De 2004 a 2013, foi superiora-geral das Irmãs Franciscanas dos Pobres. Na época de sua nomeação, lecionava Direito Canônico na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuava como especialista em Direito Canônico na UISG.
Este departamento do Vaticano que cuida dos religiosos em todo o mundo foi o primeiro na Cúria a ser chefiado por uma mulher. De fato, Francisco nomeou a Ir. Simona Brambilla em janeiro deste ano, substituindo o cardeal brasileiro João Braz de Aviz.https://t.co/svCjxUOaAi pic.twitter.com/Elwvs5nnTT
— Vatican News (@vaticannews_pt) May 22, 2025