Lourdes: os mosaicos de Rupnik, cobertos

Foto: Renagrisa/Flickr

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Dois projetos de poder, dois destinos para a República: a urgência de uma escolha civilizatória. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • Desce da cruz: a sedução dos algoritmos. Comentário de Ana Casarotti

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

01 Abril 2025

  • Há duas portas laterais do santuário com mosaicos Rupnik. O bispo de Tarbes e Lourdes anunciou que os mosaicos das duas portas centrais também serão cobertos.

  • "Trabalhamos pelo longo prazo, pelas vítimas, pela Igreja, por Lourdes e por sua mensagem para todos."

A informação é publicada por Religión Digital, 01-04-2025.

Na véspera da abertura da assembleia plenária dos bispos franceses no santuário mariano de Lourdes, dom Jean-Marc Micas anunciou que as portas de entrada da basílica, que apresentam mosaicos do ex-jesuíta esloveno Marko Rupnik, acusado de abuso psicológico e sexual por algumas freiras, serão cobertas com painéis de alumínio. Isso, disse o bispo de Tarbes e Lourdes, facilitará a entrada na basílica "para pessoas que não podem cruzar seu limiar hoje".

Este é um novo passo simbólico, explicou Dom Jean-Marc em um comunicado publicado no site do santuário na segunda-feira, 31 de março, lembrando que, no âmbito do Ano Santo, ele assinou um decreto "declarando que o santuário de Lourdes é um dos dois lugares da diocese (junto com a catedral de Tarbes) onde se pode viver o ano jubilar e receber a indulgência plenária". Por isso, ele considerou que “a passagem pelas portas de entrada da Basílica deve ser digna do momento simbólico”.

Assim, nesta segunda-feira, os mosaicos das duas portas laterais da Basílica do Rosário foram revestidos com painéis de alumínio. O bispo especificou que "as duas grandes portas centrais serão cobertas em poucos dias, antes do início da temporada de peregrinação em Lourdes".

Para Dom Jean-Marc, esta é a segunda etapa, pois já havia sido decidido no dia 2 de julho que os mosaicos não seriam mais iluminados durante as procissões noturnas. Por enquanto, de acordo com David Torchiala, porta-voz do santuário, nenhuma decisão foi tomada em relação aos outros mosaicos da basílica.

Enquanto isso, foi criado um grupo de trabalho para refletir e apoiar o bispo em suas decisões. "Preferimos prosseguir com calma", diz D. Jean-Marc, "em vez de ficar sob o fogo de várias pressões. Trabalhamos para o longo prazo, para as vítimas, para a Igreja, para Lourdes e para sua mensagem para todos".

Leia mais