Papa Francisco, confirmação por raio-x do tórax: "Pneumonia começa a regredir"

Foto: Vatican News

Mais Lidos

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

13 Março 2025

O estado de saúde do Papa melhorou, como confirmado por uma radiografia de tórax feita por Francisco. Esta é uma primeira confirmação visual das avaliações clínicas que os médicos esperavam nos últimos dias. "Supõe-se que a infecção tenha diminuído", dizem fontes do Vaticano. Agora aguardamos a tomografia para certificar a evolução. Mas para isso teremos que esperar um pouco mais.

A informação é de Andrea Gualtieri, publicada por La Repubblica, 13-03-2025.

O boletim de ontem informa que "as condições clínicas do Santo Padre, na complexidade do quadro geral, permaneceram estacionárias" em comparação com a tendência positiva que já dura vários dias. O próximo passo neste ponto deve ser reduzir a assistência respiratória. Segundo vazamentos, os médicos estão avaliando quando será possível proceder com pelo menos uma redução horária da ventilação mecânica não invasiva, que atualmente ocorre à noite por meio de uma máscara sobre o nariz e a boca para permitir o descanso do Papa. Da manhã até a noite, no entanto, as cânulas nasais permanecem com uma dosagem de oxigênio bastante alta.

Com esse regime, Francisco continua passando os dias sem problemas. Ontem ele também acompanhou o vídeo ao vivo dos exercícios espirituais da cúria, depois alternou o repouso com a oração sem descuidar da terapia medicamentosa e da fisioterapia respiratória e motora.

Quanto ao futuro, no entanto, é preciso extrema cautela. A Santa Sé, seguindo as palavras do Patriarca Bartolomeu que confirmou a presença de Francisco em 26 de maio em Niceia, esclareceu que "o Papa expressou sua vontade", mas a viagem "nunca foi anunciada, especialmente para aqueles dias". Hoje, enquanto isso, marca o décimo segundo aniversário da eleição de Bergoglio, mas nenhum evento específico está planejado: "O Papa nunca se importou com isso", comentam no Vaticano.

Leia mais