21 Fevereiro 2025
Em tratamento para bronquite e pneumonia desde sexta-feira passada, os médicos relataram uma leve melhora nos últimos dois dias.
A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por Repubblica, 21-02-2025.
O Papa Francisco passou “bem” a sua sétima noite na Policlínica Gemelli, onde desde sexta-feira passada se encontra em tratamento para curar uma bronquite que se transformou em pneumonia.
“A noite correu bem, esta manhã o Papa Francisco levantou-se e tomou o café da manhã”, relatou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. Após uma piora registrada na segunda-feira, com a confirmação de pneumonia bilateral, há dois dias o quadro clínico do Papa, de 88 anos, registra uma "leve melhora". E se a sala de imprensa nos últimos dias noticiava que a noite transcorreu "tranquilamente", hoje noticia que a noite transcorreu "bem".
Enquanto isso, no Vaticano há quem, a começar pelo Cardeal Gianfranco Ravasi, não tenha excluído a possibilidade de renúncia do Papa devido ao enfraquecimento de suas forças. No entanto, o decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, disse que Francisco retornará ao Vaticano nos próximos dias.
Leia mais
- Papa Francisco, “ligeira melhora”. Ravasi: “É provável que ele possa renunciar”
- O Papa não pensa em renunciar porque tem muito a fazer
- O Papa a Meloni: "Alguém rezou para que eu fosse para o Paraíso, mas o Senhor da Messe decidiu me deixar aqui por um tempo"
- Papa Francisco no hospital. O mistério dos tratamentos alterados. “Talvez tenha desenvolvido resistência aos antibióticos”
- Pneumologista que trabalhou no hospital que agora trata do Papa Francisco explica sua doença. Entrevista com Barbara Moscatelli
- O corpo do Papa. Artigo de Viola Ardone
- D.Paglia: “Quantos corvos especulam sobre o Papa, perguntemo-nos se o protegemos o suficiente”
- “Espasmos de asma e bactérias, a infecção do Papa é grave, mas seu coração está saudável”. Entrevista com Massimo Andreoni
- Papa Francisco, a noite passou tranquila e ele tomou café da manhã em uma poltrona
- “Incansável, ele se levanta às 4 horas da manhã e somente ao tom enérgico dos médicos consegue mantê-lo em repouso”. Entrevista com Marcello Semeraro
- Papa Francisco teve uma noite tranquila: “Acordou e tomou café da manhã”
- Participação do Papa em eventos do Vaticano é cancelada até domingo
- Antes da internação na Clínica Gemelli o estado do Papa Francisco era muito grave
- Papa é internado no Gemelli para continuar tratamento de bronquite
- Bronquite, a homilia interrompida, os temores do inverno mais longo do Papa Francisco
- Francisco: “Não me passou pela cabeça renunciar”
- Papa Francisco e a hipótese sobre a renúncia: é preciso esclarecer o mandato pontifício