18 Fevereiro 2025
Na missa do Jubileu dos Diáconos, marcada para este domingo, ele será substituído pelo responsável do Dicastério para a Evangelização, Rino Fisichella.
Ontem à noite, Francisco voltou a conversar com a paróquia da Sagrada Família, a única igreja católica em Gaza
A informação é publicada por Religión Digital, 18-02-2025.
O Vaticano anunciou na terça-feira que, devido à hospitalização do Papa Francisco, a audiência jubilar programada para este sábado foi cancelada, enquanto na missa do Jubileu dos Diáconos programada para este domingo ele será substituído pelo chefe do Dicastério para a Evangelização, Rino Fisichella.
Relatórios médicos divulgados na segunda-feira explicaram que a condição clínica do Papa é "complexa" e que sua internação hospitalar na Policlínica Gemelli de Roma será estendida. Ele está sendo tratado de "uma infecção polimicrobiana do trato respiratório" e que esta segunda-feira forçou uma mudança em sua terapia.
Apesar da hospitalização, Francisco voltou a conversar ontem à noite com a paróquia da Sagrada Família, a única igreja católica de Gaza, , explicou à mídia italiana o pároco, o padre argentino Gabriel Romanelli.
Papa Francisco ficará internado mais tempo do que o esperado
O Papa Francisco terá que permanecer no hospital por mais tempo do que o esperado, pois sua condição clínica é “complexa”, disse o Vaticano.
A informação é de Gerard O'Connell e publicada por America, 17-02-2025.
O Papa Francisco terá que permanecer no hospital por muito mais tempo do que o previsto inicialmente porque ele tem “uma condição clínica complexa”, de acordo com o último comunicado da sala de imprensa do Vaticano às 13h de hoje, 17 de fevereiro, com base em informações fornecidas pela equipe médica do Hospital Gemelli que está cuidando dele.
Ele disse que “os resultados das investigações realizadas nos últimos dias e hoje mostraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma modificação adicional do trato respiratório”.
Concluiu que “todas as investigações realizadas até o momento são indicativas de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada”.
A America consultou Anna Lisa Bilotta, uma médica italiana que trabalha no renomado Hospital Internacional Salvator Mundi em Roma, mas não está tratando do papa, e pediu que ela destrinchasse este relatório. Ela começou observando que os relatórios médicos anteriores nunca usaram a palavra “bronquite” em relação ao papa [embora a mensagem do Angelus de ontem do papa tenha usado a palavra], e o relatório de hoje “sugere que o papa tem uma situação respiratória grave ou muito complexa, que pode ser pneumonia e, portanto, precisa de uma terapia complexa. Portanto, eles modificaram novamente a terapia.”
UPDATE ON POPE FRANCIS: “The Holy Father remains free from fever and continues with the prescribed therapy. His clinical condition is stable. This morning, he received the Eucharist and then dedicated himself to some work activities and reading texts.”
— Rich Raho (@RichRaho) February 17, 2025
Ela acrescentou que “a situação parece mais séria do que [os médicos] supunham, e o próprio fato de eles terem prescrito 'repouso completo' para o papa de 88 anos indica que ele pode ter pneumonia e precisará permanecer no hospital por algum tempo”.
Ontem, o cardeal Giovanni Battista Re, reitor do Colégio dos Cardeais, disse à ANSA: "O Papa Francisco está melhorando, ele está se recuperando bem". Alguns relatos da mídia sugeriram que ele poderia receber alta do hospital na quarta-feira, mas o relato de hoje sugere que sua recuperação levará muito mais tempo.
O Papa Francisco foi internado no Hospital Gemelli por volta do meio-dia de 14 de fevereiro. Agora sabemos que ele contatou a paróquia da Sagrada Família em Gaza por telefone nas noites de sexta e sábado, como ele tem feito todos os dias desde que a guerra começou em outubro passado, mas ele não o fez no domingo porque os médicos o instruíram a observar repouso completo.
A assessoria de imprensa do Vaticano deve divulgar outro relatório médico por volta das 18h, horário local, de hoje.
Mensagem tranquilizadora da Santa Sé: o Papa, sem febre, “continua com a terapia prescrita”
Uma mensagem tranquilizadora da Sala Stampa, após o relatório enviado esta manhã, causou a preocupação lógica de meio mundo ao falar de uma "condição médica complexa " do Papa Francisco. Esta tarde, porém, a declaração (que foi adiada por pouco mais de uma hora em relação ao previsto) fala de um estado "apirético" (ou seja, sem febre), e que o pontífice "continua com a terapia prescrita".
A informação é publicada por Vatican News e reproduzida por Religión Digital, 17-02-2025.
A última declaração é muito menos complexa que a anterior e serve, em grande parte, para "desinflar" os maus presságios levantados pela anterior. Francisco parece que está se recuperando aos poucos, sem pressa e sem que os médicos marquem uma data para sua alta da clínica Gemelli.