14 Fevereiro 2025
"Esta manhã, no final das audiências, o Papa Francisco deu entrada na Policlínica Agostino Gemelli para realizar alguns exames de diagnóstico necessários e continuar em ambiente hospitalar o tratamento da bronquite da qual ainda sofre." A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou no meio da manhã que Francisco foi internado em um hospital romano para tratamento de bronquite que o atormenta há quase uma semana.
A reportagem é de Hernán Reyes Alcaide, publicada por Religión Digital, 14-02-2025.
Apesar disso, Bergoglio manteve sua agenda lotada para o ano jubilar e os tradicionais encontros com líderes religiosos e chefes de Estado. Nesta sexta-feira, o Papa recebeu o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, por meia hora no grande salão do andar térreo da Domus onde ele mora, transformado em sala de audiências, em um encontro marcado pela preocupação compartilhada com a situação internacional.
Francisco não deixou que a complicação temporária de saúde afetasse sua agenda diária em meio a um ano tão especial como o Jubileu dedicado à esperança que ocupará todo o ano de 2025. E assim, com uma ligeira mudança de local, ele está seguindo em frente com todos os encontros planejados, só que, em vez de receber seus convidados na Biblioteca do Segundo Andar do Palácio Apostólico, ele os está hospedando dois andares abaixo de seu quarto.
Pelo menos até segunda-feira, disseram fontes do Vaticano, as audiências matinais do pontífice de 88 anos continuarão ocorrendo em Santa Marta, uma programação que variará dependendo do tempo que o Papa passar no Gemelli. As sessões noturnas, reservadas para reuniões privadas, são realizadas na Domus desde o início do pontificado e continuam sendo realizadas.
O Papa vem sofrendo de sintomas de bronquite desde pelo menos domingo, 2 de fevereiro , embora não tenha cancelado sua agenda até quarta-feira. Nos últimos dias, ele teve que abrir mão de ler seu discurso, pelo menos nas duas últimas audiências públicas, às quartas-feiras, e na missa do último domingo na Praça de São Pedro. Naquela época, ele admitiu ao público que estava com “dificuldades respiratórias”.
Não é a primeira vez que o Papa sofre de bronquite. Entre 29 de março e 1º de abril de 2023, ele já foi hospitalizado por uma doença semelhante. Francisco retornou a Gemelli em junho daquele ano para uma laparotomia no abdômen, operação que exigiu anestesia geral e incluiu a colocação de uma tela na parede abdominal.
Além do que poderíamos chamar de "administração ordinária", este ano o Papa também tem todas as atividades extras que marcam o Jubileu, como as celebrações temáticas dominicais (que neste domingo, por exemplo, chegarão ao mundo da Cultura) e, uma vez a cada duas semanas, as audiências jubilares aos sábados. Todos esses compromissos continuam, demonstrando o interesse do Papa em não decepcionar os fiéis e seu bom estado interior além dos resfriados passageiros.
Nesta manhã, em particular, as conversas entre o Papa e o restante da liderança do Vaticano com Fico se concentraram "no panorama internacional, com foco na instabilidade persistente na Ucrânia e nas perspectivas de paz, bem como na frágil trégua em Israel e na Palestina e na grave emergência humanitária em Gaza", disse a Santa Sé em nota.