20 Outubro 2024
"Noel Rosa (1910-1937) cantou, em sua " Filosofia": "quanto a você, da aristocracia,/ que tem dinheiro mas não compra a alegria/ há de viver eternamente/ sendo escravo dessa gente/ que cultiva a hipocrisia", citado por Chico Alencar, professor, escritor e deputado federal - PSOL-Rj, ao comentar o Evangelho de Marcos, 10, 35-45, lido nas celebrações litúrgicas neste domingo.
Nesse domingo, mais uma lição de Jesus na contramão do poder dominante (Marcos, 10, 35-45).
Tiago e João, egoístas e vaidosos, já querem garantir "lugar de honra" no Céu, ao ladinho do trono divino.
Essa ambição apequenada gera discórdia e raiva entre os demais discípulos.
Os dois levam uma bronca do Mestre: "vocês não sabem o que estão pedindo!" (v. 38).
E ouvem a advertência de que glória eterna não pode ser privilégio, benesse, honraria, "apadrinhamento" de Deus.
Reconhecimento - que naturalmente todos buscamos - pressupõe esforço, entrega, aceitação do cálice do inevitável sofrimento. Não há luz sem cruz!
Por fim, o chamamento de Jesus a uma revolução sobre o modo de agir na sociedade. O Mestre repudia a forma como os governantes do mundo exercem autoridade: com prepotência e arrogância, para dominar e oprimir. Para servir-se e embriagar-se do poder e das mordomias.
Jesus orienta postura diametralmente oposta: "quem quiser ser grande, o primeiro, torne-se o maior servidor" (v. 47).
Uma exortação à humildade e à simplicidade - raras nos agentes públicos e nos hierarcas privados, ontem e hoje.
Foi sobre isso que Noel Rosa (1910-1937) cantou, em sua " Filosofia": "quanto a você, da aristocracia,/ que tem dinheiro mas não compra a alegria/ há de viver eternamente/ sendo escravo dessa gente/ que cultiva a hipocrisia".
Papa Francisco não faz por menos: "o valor de uma pessoa não depende do papel que ela desempenha, do sucesso que faz, do dinheiro no banco. Não, não, não depende disso! A grandeza e o êxito, aos olhos de Deus, têm uma medida diferente: o serviço. O valor está não no que se tem, mas no que se dá! Quer se sobressair? Sirva. Esse é o caminho" (no "Angelus" de 19/9/21).
Servir é ser, é ir, é doar-se, agora, já. Vamos nessa?
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Servir, não servir-se. Breve reflexão para crentes ou não. Comentário de Chico Alencar - Instituto Humanitas Unisinos - IHU