• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Papa abre o Sínodo propondo uma Igreja onde “cada pessoa se sinta acolhida”

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

03 Outubro 2024

No dia 2 de outubro, Francisco abriu a sessão final de uma assembleia geral no Vaticano sobre o futuro do catolicismo, muito observada, encorajando os participantes a não usarem o encontro de um mês para promover agendas individuais, mas a buscarem a unidade na diversidade, na Igreja, para que "cada pessoa se sinta bem-vinda".

A reportagem é de Christopher White, publicada por National Catholic Reporter, 02-10-2024.

"Tenhamos cuidado para não ver nossas contribuições como pontos a serem defendidos a todo custo ou agendas a serem impostas", disse Francisco durante sua homilia na missa de abertura do sínodo sobre sinodalidade.

"Caso contrário, acabaremos nos fechando em diálogos entre surdos, onde os participantes buscam promover suas próprias causas ou agendas sem ouvir os outros e, acima de tudo, sem ouvir a voz do Senhor", continuou ele.

Durante o sínodo de 2 a 27 de outubro, cerca de 400 delegados de todo o mundo se reunirão aqui em Roma para encerrar um processo de consulta de anos que Francisco lançou em 2021. Ele convidou católicos de todo o mundo a opinarem sobre como a Igreja pode se tornar mais inclusiva e ouvir melhor todos os seus membros.

Milhões de católicos responderam , e na primeira sessão do sínodo do ano passado, os delegados — representando uma ampla gama de visões e origens — se envolveram em discussões intensas e às vezes acaloradas sobre várias questões contenciosas enfrentadas pela Igreja. Eles abordaram questões incluindo abuso do clero, o papel das mulheres no ministério, inclusão de católicos LGBTQ e outras questões envolvendo a autoridade eclesiástica.

Enquanto os delegados se reúnem novamente, Francisco insistiu que não quer que questões polêmicas dominem o evento. Em vez disso, ele quer que a assembleia se concentre em como as estruturas da Igreja podem encorajar maior participação e determinar onde há espaço para "diversidade legítima" entre as Igrejas locais em diferentes questões e práticas.

"Com a ajuda do Espírito Santo, devemos ouvir e entender essas vozes — isto é, as ideias, as expectativas, as propostas — para discernir juntos a voz de Deus falando à Igreja", disse Francisco na missa de abertura na Praça São Pedro.

"Para que isso aconteça, porém, há uma condição: devemos nos libertar de tudo o que impede a 'caridade do Espírito' de criar harmonia na diversidade em nós e entre nós", disse ele. "Aqueles que arrogantemente afirmam ter o direito exclusivo de ouvir a voz do Senhor não podem ouvi-la", ele advertiu.

Antes do sínodo, os delegados se reuniram para um retiro de dois dias liderado pelo padre dominicano Timothy Radcliffe, que encorajou os membros do sínodo a pensar na imagem de uma rede de pesca, como os discípulos de Cristo usaram nos Evangelhos.

"Como a Igreja pode abraçar todas as diversas culturas do nosso mundo? Como podemos puxar a rede com seus peixes de todas as culturas do mundo? Como a rede não pode ser quebrada?", ele perguntou.

"Uma rede consiste em buracos vazios ligados por cordas. Espaços e laços", ele disse. "Sem ambos, não haveria rede para puxar os peixes".

Quando a missa começou, essa diversidade estava em plena exibição, enquanto delegados ecumênicos de outras tradições cristãs e delegados leigos de todo o mundo lideravam a procissão pela Praça São Pedro, seguidos pelos padres, bispos e cardeais. Ao chegarem ao altar, foram recebidos por Francisco, que chegou à praça em cadeira de rodas.

Francisco, de 87 anos, que fez da sinodalidade a peça central de seu papado e o principal veículo para implementar reformas na Igreja, disse aos reunidos sob um céu parcialmente ensolarado, mas nublado, de outubro que as questões enfrentadas pelo sínodo são "grandes e delicadas" e devem ser guiadas pela humildade e pela escuta cuidadosa, mas sempre buscando a harmonia.

Após a missa, os delegados seguiram para a assembleia sinodal, onde hierarcas e leigos se sentariam novamente lado a lado em mesas redondas para iniciar suas deliberações pelas próximas quatro semanas.

Leia mais

  • O Papa abre o Sínodo: “Não às agendas impostas ou às posições arrogantes”. Freio nas diáconas
  • Francisco pede que ninguém queira “impor agendas” durante o Sínodo e promete total liberdade de expressão
  • O Sínodo começa. O testemunho de uma vítima de abuso abre a vigília penitencial com o Papa
  • A profecia de uma Igreja corajosa em um Sínodo que busca novos caminhos
  • Papa Francisco: “Somente curando as relações doentias podemos nos tornar uma Igreja sinodal”
  • Secretária-geral Kaschner: expectativa de temas delicados no Sínodo Mundial
  • Espero um início dinâmico no Sínodo Mundial. Artigo de Helena Jeppesen-Spuhler
  • Bätzing: O Sínodo Mundial deve encontrar passos concretos para a participação das mulheres
  • A agenda do Sínodo sobre a Sinodalidade se concentra em participação e inclusão, e não em questões candentes
  • Papa Francisco desloca o Sínodo para questões de processo, longe das polêmicas
  • Cardeal Steiner: Segunda Sessão da Assembleia Sinodal, “a sinodalidade em vista da missão”
  • Sínodo: o início de um processo de transformação no modo de ser Igreja. Entrevista especial com Leonardo Steiner, Geraldo Luiz De Mori e Luis Miguel Modino
  • “Elevar o grito para que a vida seja cuidada, preservada”, afirma o D. Leonardo Steiner, cardeal-arcebispo de Manaus
  • Espero um início dinâmico no Sínodo Mundial. Artigo de Helena Jeppesen-Spuhler
  • “A sinodalidade se refere ao ser, ao fazer e ao estilo da Igreja”, afirma Dom Luis Marín
  • Teologia enraizada no patriarcado atrasa a restauração do diaconato feminino
  • As mulheres, o diaconato e o Sínodo. Artigo de Phyllis Zagano
  • Teólogos elogiam a expansão do sínodo para leigos votantes como “muito significativo”
  • O caminho sinodal é fundamental para a formação sacerdotal e religiosa, segundo o cardeal Gianfranco Ghirlanda
  • Ainda tentando explicar o significado da sinodalidade
  • “Na sinodalidade sou a favor da ‘política das três pes’: paciência, perseverança e presença”. Entrevista com Dom Luis Marín
  • Vaticano apresenta as próximas etapas de um Sínodo já frágil

Notícias relacionadas

  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Vaticano criará comissão para acompanhar a construção das novas igrejas

    Uma equipe para dizer "alto lá!" às igrejas-garagens, a essas arquiteturas atrevidas que correm o risco de desnaturalizar muitos[...]

    LER MAIS
  • Não me ''re-Concílio''. Uma viagem entre os católicos tradicionalistas

    "Fundamentalismo" – uma cunhagem do início do século XX do cristianismo batista do Sul dos EUA, que reivindicava a defesa dos [...]

    LER MAIS
  • Por que não se reconciliam? A pesquisa de uma revista jesuíta

    Uma aprofundada investigação da revista dos jesuítas italianos Popoli reconstrói a aversão dos católicos tradicionalistas ao[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados