• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

V Encontro dos bispos da Amazônia: a igreja que se fez carne, alarga sua tenda na Amazônia: memória e esperança

Mais Lidos

  • O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"

    LER MAIS
  • A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Leão XIV: a abertura do pontificado. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

27 Agosto 2024

Armou sua tenda entre nós. (cf. Jo 1, 14)

Entre os dias 20 e 22 de agosto de 2024, a cidade de Manaus foi o palco do V Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal. O evento reuniu bispos, cardeais, líderes pastorais, religiosos, religiosas, leigos e leigas com o objetivo de fortalecer os laços e refletir sobre os desafios e oportunidades da evangelização na Amazônia.

A reportagem é de Renan Dantas, com informações Paulo Martins - Repam, enviada pelo autor ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU. 

Primeiro dia: uma igreja em saída e o Rito Amazônico

O primeiro dia foi marcado por intensos debates sobre a necessidade de uma Igreja em saída, que se aproxima das realidades locais e promove uma evangelização inculturada. Dom Erwin Kräutler, bispo emérito do Xingu, destacou a importância do Rito Amazônico como expressão da riqueza cultural da região: "O Rito Amazônico é uma resposta concreta ao chamado do Papa Francisco para que a Igreja reconheça e celebre as culturas locais, promovendo uma liturgia que reflita a espiritualidade dos povos amazônicos.” Segundo dom Neri, bispo diocesano de Juína e membro da CEAMA, o rito Amazônico é "a hora de Deus, isto é, reconhecer aquilo que acontece de ritualidade e espiritualidade nos povos originários desde muito tempo. Muito foi falado sobre isso e agora, é a hora do rito transformar-se ocasião de reconciliação da Igreja com a Amazônia, com os Povos Originários, com os Ribeirinhos, Quilombolas, as Quebradeiras de Coco, as Mulheres e os Jovens." Ainda segundo dom Neri, o rito amazônico confirma que "a ritualidade dos povos originários é fonte viva da sua identidade cultural e espiritual. O Rito é fonte de resistência e questão de sobrevivência dos Povos Originários.”

Segundo dia: ministerialidade e continuidade das linhas de Santarém

No segundo dia, os diálogos centraram-se na ministerialidade na Amazônia, com especial atenção à valorização dos ministérios leigos e à presença das mulheres na Igreja. Foram apresentadas reflexões sobre a necessidade de fortalecer a atuação dos leigos, especialmente em áreas de difícil acesso, onde eles desempenham um papel crucial na manutenção da vida eclesial. As vozes femininas foram amplamente ouvidas, destacando-se a importância de uma maior inclusão das mulheres em espaços de decisão e liderança na Igreja. Também foram debatidos os desafios e avanços desde o Documento de Santarém, com um olhar voltado para a continuidade das linhas traçadas e a necessidade de se adaptar às novas realidades da região.

Terceiro dia: esperança e novos caminhos

O terceiro e último dia foi dedicado à memória e esperança, com reflexões sobre os frutos do Sínodo para a Amazônia e as novas direções para a missão evangelizadora na região. Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, falou sobre a importância de manter viva a memória dos mártires da Amazônia e de continuar a luta por justiça e paz: "A esperança é a força que nos move a continuar caminhando, mesmo diante das adversidades. A Amazônia é uma terra de mártires, mas também é uma terra de esperança, onde a Igreja deve continuar a ser sinal de vida e de luz."

Carta de discernimento sobre a política de 2024 e outras cartas

No encerramento do encontro, os bispos da Amazônia lançaram uma carta de discernimento sobre a política para o ano de 2024, na qual afirmam: “Convocamos todos os fiéis a serem protagonistas na construção de uma sociedade que respire os valores do Evangelho, onde a dignidade humana, a justiça e a paz sejam alicerces inabaláveis. Não podemos nos omitir diante das escolhas políticas que impactarão diretamente o futuro da Amazônia e de seu povo.”

A carta também destacou a importância da participação ativa dos cristãos na vida pública, incentivando um discernimento sábio e responsável: “É imperativo que cada cristão se envolva nas questões políticas com discernimento e compromisso, promovendo políticas que respeitem a criação e os direitos dos povos, especialmente os mais vulneráveis.”

Além desta carta de discernimento político, outras cartas foram lançadas durante o evento, abordando temas cruciais como a proteção do meio ambiente, a defesa dos direitos dos povos indígenas e a urgência de um desenvolvimento sustentável na região amazônica.

O V Encontro dos Bispos da Amazônia reafirmou o compromisso da Igreja em caminhar ao lado dos povos da Amazônia, alargando sua tenda e sendo presença viva de Cristo na região. Este evento marca não apenas a continuidade de uma missão histórica, mas também a renovação da esperança em uma Igreja que se fez carne e armou sua tenda entre nós.

Leia mais

  • Encerrado o V Encontro da Igreja na Amazônia Legal: momento de discernimento comum em obediência ao Espírito
  • V Encontro da Igreja na Amazônia Legal: “Sermos cada vez uma Igreja mais inserida”
  • Cardeal Leonardo Steiner abençoa o barco-hospital São João XXIII
  • CEAMA avança firmemente na redação do Marco Geral do Rito Amazônico
  • O Rito Amazônico toma forma a partir de baixo e das Igrejas locais
  • Padres para uma Igreja em saída
  • Documento de Santarém 2022: “Fazer nossos os sonhos do Papa Francisco”
  • 50 anos de Santarém: “Revisitar o passado, fazer memória, perceber a ousadia e uma palavra de esperança”

Notícias relacionadas

  • Desenvolvimento: Amazônia não é uma tábula rasa. Entrevista especial com Daniela Alarcon

    LER MAIS
  • Arena da Amazônia é um elefante branco (e dos grandes) na floresta brasileira

    Nossa história tem raízes no começo dos anos 1880 e nos delírios dos barões da borracha. Sentados à beira do vasto Rio Amazo[...]

    LER MAIS
  • Incêndios na Amazônia ameaçam dizimar indígenas isolados

    LER MAIS
  • Chevron no Equador: um assunto de poder

    Uma corporação transnacional das mais poderosas do mundo, Chevron (Texaco), se queixa de ter sido vítima de tratamento injusto,[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados