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Em consideração ao diaconato feminino, olhe para Maria Madalena. Artigo de Elizabeth Schrader Polczer

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24 Julho 2024

"Parece-me que a Igreja mundial poderia ser galvanizada por tal restauração de Maria Madalena. E talvez a palavra de Deus ainda possa penetrar através dos tempos de uma forma que seja maior do que jamais imaginamos", escreve Elizabeth Schrader Polczer, em artigo publicado por National Catholic Reporter, 22-07-2024.

Elizabeth Schrader Polczer é professora assistente de Novo Testamento na Villanova University. Ela tem doutorado em cristianismo primitivo pela Duke University, com foco em crítica textual, Maria Madalena e o Evangelho de João.

Eis o artigo.

Neste mês, dia 22 de julho, a Igreja celebra a festa de Maria Madalena, em um momento em que o catolicismo se encontra em um momento definitivo sobre os papéis das mulheres. Em maio, a primeira diácona foi ordenada na Igreja Ortodoxa Oriental. Menos de duas semanas atrás, o Vaticano realizou uma coletiva de imprensa anunciando que o Dicastério da Doutrina da Fé está criando um documento sobre os papéis de liderança das mulheres.

E em preparação para a reunião de outubro do Sínodo sobre a Sinodalidade, o instrumentum laboris também foi lançado, incluindo uma observação pontual sobre a questão do diaconato feminino: "Enquanto algumas Igrejas locais pedem que as mulheres sejam admitidas ao ministério diaconal, outras reiteram sua oposição. Sobre essa questão... é bom que a reflexão teológica continue, em um prazo apropriado e nas formas apropriadas".

Alguns argumentaram (compreensivelmente) que esse comentário reflete "atrasos, adiamentos, reflexões posteriores, relatórios não publicados — enquanto a tagarelice banal sobre os carismas e dons das mulheres continua ano após ano".

Como professora em uma universidade católica, e tendo sido criada na Igreja Episcopal, leio a situação de forma um pouco diferente: suspeito que o dicastério não saiba exatamente o que fazer. Seus líderes percebem que a questão do papel das mulheres é urgente, mas estão preocupados que um cisma possa acontecer se as mulheres forem ordenadas como diáconas.

Enquanto o dicastério considera as possibilidades, sugiro que há uma avenida que ele ainda não examinou. Da minha experiência com manuscritos dos Evangelhos, estou interessada na possibilidade de que o Evangelho de João forneça um modelo para os papéis das mulheres no cuidado pastoral e no ministério, particularmente em sua caracterização de Maria Madalena. Este texto sagrado pode conter recursos teológicos únicos e surpreendentes que são urgentemente necessários em nosso tempo.

Ao longo da história da Igreja, as pessoas sempre se perguntaram se a irmã de Lázaro, Maria, é a mesma mulher que Maria Madalena. Vários anos atrás, publiquei um estudo de variantes de manuscritos anteriormente negligenciadas na história de Lázaro, e cheguei à conclusão de que Marta, uma personagem de Lucas, pode ter sido adicionada editorialmente a esta história para diminuir a importância de Maria.

Incrivelmente, ao combinar leituras reais de apenas três dos manuscritos mais importantes do Evangelho, João 11,1-5 pode ser reconstruído completa e sensatamente sem Marta:

Havia um certo homem doente, Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria, sua irmã.
Ora, esta era Maria que ungiu o Senhor com unguento e lhe enxugou os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava doente.
Então Maria mandou dizer-lhe: "Senhor, eis que aquele que amas está doente."
Mas quando Jesus ouviu, disse-lhe: "A doença não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho seja glorificado por ela."
Ora, Jesus amava Lázaro e sua irmã.

A presença de Marta também é incoerente em obras de arte antigas, bem como nos escritos dos Padres da Igreja; por volta de 210 d.C., Tertuliano até mesmo declarou que Maria era a confessora cristológica de João 11,27! Os paralelos textuais óbvios entre a história de Lázaro e o encontro de Maria Madalena com Jesus implicam que Maria de Betânia seria mais provavelmente identificável como Maria Madalena se Marta não estivesse presente em João.

Se Marta não estivesse presente, Maria (Madalena?) realizaria cinco ministérios cruciais ao longo da segunda metade do Evangelho de João.

Em um estudo de 2021 que escrevi em coautoria com a professora Joan Taylor, também demonstramos que a palavra "Madalena" não faz necessariamente referência à cidade natal de Maria; poderia muito bem ser um título honorífico que se refere a Maria como "a magnificada" ou "the Tower-ess".

Então, por que alguém acrescentaria Marta ao Evangelho de João? Essa mudança editorial teorizada teria garantido que, neste Evangelho, a mulher que confessa Jesus como o Cristo (João 11,27) não pode ser entendida como a primeira pessoa a quem Jesus ressuscitado aparece (João 20,11-18). Se Marta não estivesse presente, Maria (Madalena?) realizaria cinco ministérios cruciais ao longo da segunda metade de João:

  • Confessando Jesus como o Cristo (João 11,27).
  • Servindo (diakonei) a ceia (João 12,2).
  • Ungir Jesus para o sepultamento (João 11,2, 12,3).
  • Testemunhando sua morte e ressurreição (João 19,25, 20,1, 11-17).
  • Proclamando a Ressurreição (João 20,18).

A historiadora Diana Butler Bass argumenta que esses cinco papéis podem ser entendidos como um modelo para o "ministério mariano", e por meio deles podemos ser capazes de recuperar algo da visão original do evangelista para as mulheres. Ela e eu já submetemos essa proposta para a consideração do sínodo.

As preocupações de teólogos como o Cardeal Raymond Burke são compreensíveis, pois eles temem que "uma revolução esteja em andamento para mudar radicalmente a autocompreensão da Igreja, de acordo com uma ideologia contemporânea que nega muito do que a Igreja sempre ensinou e praticou". Mas esta não é apenas uma conversa contemporânea; há dezenas de exemplos de mulheres diaconisas na antiguidade.

Essa "revolução" pode ser obra do Espírito Santo, que certamente sabe se algumas práticas cristãs primitivas acabaram se acomodando aos valores patriarcais do Império Romano. Os manuscritos do Evangelho destacados acima podem, na verdade, conter aspectos submersos da visão do quarto evangelista para as mulheres na Igreja — não heresia, mas talvez simplesmente "demais para nós suportarmos" naquela época (João 16,12).

Aos meus olhos, parece que o Espírito Santo pode estar no processo de consertar as coisas.

Um versículo em particular da história de Lázaro salta para mim repetidamente: "Esta enfermidade não é para acabar em morte, mas é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela" (João 11,4). Talvez isso tenha sido parte do plano do evangelista o tempo todo — uma enfermidade no texto foi permitida a permanecer por um tempo, mas não é para a morte; é para mostrar a glória de Deus.

Sou apenas uma estudiosa com uma teoria, mas me parece que a Igreja mundial poderia ser galvanizada por tal restauração de Maria Madalena. E talvez a palavra de Deus ainda possa penetrar através dos tempos de uma forma que seja maior do que jamais imaginamos.

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