O Vaticano levanta o veto: o teólogo Martin Lintner será o decano a partir de setembro

Martin Lintner (Foto: Kathpress)

Mais Lidos

  • Jesuíta Reese sobre Trump: Um desastre para os Estados Unidos e para o mundo inteiro

    LER MAIS
  • “Alter Christus”: uma breve história de uma expressão ambígua. Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS
  • "O bem comum não é uma propriedade privada". Entrevista com Gaël Giraud

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

04 Abril 2024

  • Finalmente, o Vaticano levantou o veto e permitirá que o teólogo moralista Martin M. Lintner assuma o cargo de decano da Universidade de Brixen, na diocese italiana de Bolzano-Bressanone, a partir de 1º de setembro, conforme relatado pela Katholische.

  • Lintner, que foi presidente da Sociedade Europeia de Teologia Católica e da Associação Internacional de Teologia Moral e Ética Social, não recebeu o 'nihil obstat' no ano passado para essa função pelo Dicastério para a Cultura e a Educação devido a escritos não especificados sobre temas de moral sexual, conforme publicado na época, o que motivou críticas de mais de uma centena de teólogos italianos, que consideraram a medida "objetivamente desproporcional e intrinsecamente inconsistente, dadas as razões gerais apresentadas sem argumento público".

  • Agora, segundo informou a diocese italiana, o bispo Ivo Muser recebeu a aprovação relevante da Santa Sé e o teólogo expressou sua alegria pelo fato de as reservas contra ele terem sido dissipadas, também em relação às suas publicações.

A reportagem é de José Lorenzo, publicada por Religión Digital, 04-04-2024.

Finalmente, o Vaticano levantou o veto e permitirá que o teólogo moralista Martin M. Lintner assuma o cargo de decano da Universidade de Brixen, na diocese italiana de Bolzano-Bressanone, a partir do próximo 1º de setembro, conforme relatado pela Katholische.

Lintner, que foi presidente da Sociedade Europeia de Teologia Católica e da Associação Internacional de Teologia Moral e Ética Social, não recebeu o 'nihil obstat' no ano passado para essa função pelo Dicastério para a Cultura e a Educação devido a escritos não especificados sobre temas de moral sexual, conforme publicado na época, o que motivou críticas de mais de uma centena de teólogos italianos, que consideraram a medida "objetivamente desproporcional e intrinsecamente inconsistente, dadas as razões gerais apresentadas sem argumento público".

Martin Lintner (Foto: Reprodução | Redes Sociais)

Agora, segundo informou a diocese italiana, o bispo Ivo Muser recebeu a aprovação relevante da Santa Sé e o teólogo expressou sua alegria pelo fato de as reservas contra ele terem sido dissipadas, também em relação às suas publicações.

"É de grande importância para mim encerrar este capítulo, tão estressante para todos os envolvidos, e me concentrar novamente no trabalho teológico. Encaro os novos desafios como decano de nossa universidade com alegria e confiança", declarou Lintner, que não quis especular se essa mudança de postura no Vaticano está relacionada à revisão do procedimento sobre a concessão do 'nihil obstat' que está em curso há um ano.

Leia mais