D. Mauro Morelli – ☆1935 ✝2023

Dom Mauro | Foto: CNBB

Mais Lidos

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

09 Outubro 2023

D. Mauro Morelli faleceu no dia de hoje.

D. Mauro foi bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e primeiro bispo da Diocese de Duque de Caxias, RJ.

Sua atuação à frente do episcopado se destacou na luta por uma igreja aberta aos problemas do mundo e na luta pela dignidade humana. Nos anos 1986 a 1990, juntamente com o Pastor Presbiteriano Jaime Wright e Dom Waldyr Calheiros integrou a junta jurídica do Serviço Paz e Justiça na América Latina, SERPAJ-AL, organização internacional de Defesa dos Direitos Humanos, e organismo consultivo da ONU que é presidida por Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz de 1980.

Destacou-se pelo combate à miséria e à fome e pela luta pela ética e cidadania. Foi um dos fundadores do Movimento pela Ética na Política. Junto com Herbert José de Sousa, fortaleceu a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Esteve à frente da criação do conceito de segurança alimentar enquanto combate à fome. Em São João de Meriti, foi o articulador do programa Mutirão de Combate à Desnutrição Materno-Infantil. Foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Foi presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-CONSEA durante o governo Itamar Franco, de 1993 a 1994, além de presidente do CONSEA-MG e CONSEA-SP.

Em 2004 fundou o Instituto HARPIA HARPYIA – Agência de Defesa e Promoção do Direito à Alimentação e Nutrição, com sede em Indaiatuba, São Paulo.

Em 2005 o Papa aceitou sua renúncia ao cargo de bispo diocesano.

Atualmente residia na cidade de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, diocese de Luz, MG.

Fonte: Wikepédia

Dom Mauro (Foto: Reprodução | CNBB)

Leia mais