Nuno da Silva Gonçalves é o novo diretor de La Civiltà Cattolica

Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • Pio X e a “participação ativa”: a diferença sagrada entre celebrar e presidir. Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS
  • O intelectual catalão, que é o sociólogo de língua espanhola mais citado no mundo, defende a necessidade de uma maior espiritualidade em tempos de profunda crise

    “O mundo está em processo de autodestruição”. Entrevista com Manuel Castells

    LER MAIS
  • Trump usa a agressão contra a Venezuela para ameaçar os governos das Américas que não se submetem aos EUA

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

14 Setembro 2023

Durante seis anos como reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana e desde janeiro de 2023 membro do Colégio de Escritores da revista, Pe. Gonçalves substituirá, a partir de 1º de outubro, o pe. Antonio Spadaro.

A informação é publicada por La Civiltà Cattolica, 14-09-2023. 

O Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa Abascal, nomeou Pe. Nuno da Silva Gonçalves como novo diretor de La Civiltà Cattolica. A partir de 01-10-2023 ele substituirá o Pe. Antonio Spadaro, que dirige a revista jesuíta internacional há 12 anos (desde 2011) e que está no Colégio de Escritores há 25 anos.

O Pe. Gonçalves foi reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana de 01-09-2016 a 31-08-2022. Desde janeiro de 2023, é membro do Colégio de Escritores de La Civiltà Cattolica.

"Os meus pensamentos vão, em primeiro lugar – estas são as primeiras palavras do novo realizador – aos nossos assinantes e leitores, agradecendo-lhes a confiança e o apoio. Assinantes e leitores estão no centro do nosso trabalho diário e formam uma comunidade com a qual desejamos estreitar laços e aprofundar o conhecimento mútuo. Orgulhosos da nossa identidade e da nossa história, queremos ser uma revista capaz de falar com todos. Num mundo dividido, ferido e necessitado de cura, paz e reconciliação, La Civiltà Cattolica oferece uma mensagem de esperança a todos, empenhando-se numa leitura cristã do mundo de hoje e com os olhos postos no futuro. Fazemo-lo, como sempre, em harmonia fiel e criativa com as posições do Romano Pontífice e da Santa Sé”.

Na edição 4.158 da revista, que será lançada no sábado, 16 de setembro, Antonio Spadaro escreve uma carta de saudação aos leitores, na qual descreve as etapas fundamentais do seu compromisso, incluindo a publicação do número 4.000 e a celebração dos 170 anos da revista. Em particular, fala da tiragem internacional com edições atualmente em nove línguas, e da digital, que teve um impulso forte e decisivo nos últimos anos.

"Deixo o meu compromisso com enorme gratidão pela experiência que tive", escreve o Pe. Spadaro, "atravessando uma época extremamente complexa e agitada para a vida do mundo e da Igreja Católica. Passo o testemunho com um certo alívio, mas também com uma pitada de nostalgia por uma tarefa apaixonante que me permitiu viver anos e relacionamentos muito bonitos com os irmãos jesuítas da redação e de todo o mundo – mais de 200 – que se comprometeram para fazer de La Civiltà Cattolica uma revista verdadeiramente especial. Estou muito grato a todos. Assim como o são para os colaboradores leigos que experimentaram a revista como o lugar para investir os seus melhores talentos, contribuindo com elevado profissionalismo para a sua missão de forma substancial".

O Colégio de Escritores agradece sinceramente ao Pe. Antonio Spadaro pela dedicação ao longo desses anos e pelo impulso inovador dado à revista. E ele acolhe com alegria o Pe. Gonçalves com quem olha para o futuro com confiança, desejando-lhe boa sorte no seu trabalho.

Leia mais