Padre Spadaro no Vaticano rumo ao episcopado? Possível e até provável?

Foto: Crilaman | Pixabay Canva

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

14 Setembro 2023

O padre jesuíta Antonio Spadaro, diretor de La Civiltà Cattolica, prepara-se para deixar a redação da importante revista. Em alguns círculos vaticanos acrescenta-se que o jesuíta siciliano poderia ser nomeado um dos Secretários do Dicastério para a Cultura e a Educação Católica, criado com a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, e liderado pelo cardeal português José Tolentino de Mendonça.

A informação é publicada por Il Sismografo, 14-09-2023.

Hoje os dois secretários do dicastério são: Monsenhor Paul Desmond Tighe, nascido na Irlanda em 1958 (Seção de Cultura), e Monsenhor Giovanni Cesare Pagazzi, nascido na Itália em 1965 (Seção de Educação). Em qualquer caso, se a hipótese do “destino Vaticano” fosse verdadeira, p. Spadaro poderia ser nomeado para qualquer outro cargo, mesmo que fosse criado especialmente para ele. O Papa Francisco fez uso deste mecanismo no caso de outras pessoas próximas a ele. O que parece muito interessante, entre o possível e o provável, e que algumas fontes creditam como um passo planejado, agora hipotético: uma nomeação episcopal para o jesuíta que completou recentemente 57 anos.

Padre Spadaro foi e é muito importante para o Pontífice como membro da Delegação Papal nas peregrinações internacionais de Francisco. De fato, participou nas 43 viagens do Papa e esteve sempre muito próximo dele em todos os acontecimentos do programa.

A próxima viagem de Francisco, n. 44, 22-23 de setembro em Marselha (França) para participar em Les Rencontres méditerranéennes, poderia ser útil compreender melhor e mais o que está acontecendo no Vaticano nas últimas semanas, onde se fala de outras remoções ou substituições de grande importância. Porém, é melhor manipular tudo com mão cirúrgica, pois na corte papal – que nas salas sagradas alguns chamam de 'pátio' – esse tipo de "conversa" faz parte das lutas pelo poder, "sobre quem sobe e quem sobe 'abaixo'". Neste clima, nestas horas, há também quem considere a nomeação – pela primeira vez – de um diretor não italiano de La Civiltà Cattolica como uma bofetada na cara dos jesuítas.

Nota do IHU

Antonio Spadaro, SJ, foi nomeado hoje como sub-secretáro do Dicastério para a Cultura e a Educação. Ele assumirá o cargo a partir do dia 01-01-2024. A nomeação é publicada pela Santa Sé no dia de hoje, 14-09-2023. 

Leia mais