• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O ecocídio é também um suicídio. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

24 Agosto 2023

"É preciso abandonar a distopia do Antropoceno e abraçar a utopia do Ecoceno. A natureza não precisa das pessoas, mas as pessoas são totalmente dependentes da natureza."

A opinião é de José Eustáquio Diniz Alves, demógrafo e pesquisador, em artigo publicado por EcoDebate, 23-08-2023.

Eis o artigo.

“A mentira é o único privilégio do ser humano sobre todos os outros animais”
Fiódor Dostoiévski (1821-1881)

A discriminação contra as espécies não humanas e a escravidão animal (Especismo) são crimes que podem ser considerados de maior volume e de maior ameaça existencial do que o racismo, o sexismo, o etarismo, a homofobia e o xenofobismo.

O Dia Mundial pelo fim do Especismo e por uma sociedade ecocêntrica, vêm se somar à luta pela justiça social e contra todas as formas de discriminação, ao mesmo tempo que busca combater a crise climática e ambiental com respeito aos direitos humanos e aos direitos da natureza, buscando soluções de sobrevivência humana, de maneira harmônica e amigável com o meio ambiente.

O mundo precisa de uma revolução paradigmática, pois a ideia do “desenvolvimento sustentável” tem se transformado em um grande fracasso global. Os empresários, banqueiros, políticos e muitos sindicalistas e líderes populares compartilham o sonho de um crescimento econômico ilimitado e de uma produção abundante de bens e serviços para gerar uma enorme prosperidade humana de forma ambientalmente sustentável.

Mas, na prática, o que tem ocorrido é que a expansão das atividades antrópicas está gerando um grande desequilíbrio no Planeta, acelerando dois vetores que são uma ameaça existencial à vida na Terra: 1) o aquecimento global e 2) a 6ª extinção em massa da espécies.

O aumento da temperatura é uma grande ameaça à vida na Terra. O crescimento das emissões de CO2 tem aumentado a concentração de gases de efeito estufa, o que provoca a aceleração do aquecimento global. Ou seja, uma espécie egoísta tem usufruído da riqueza natural e todas as demais espécies estão pagando o preço com a redução da biodiversidade.

O mês de julho foi o mais quente dos últimos 120 mil anos e superou o limiar de 1,5º Celsius em relação ao período pré-industrial. O gráfico abaixo, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), mostra a variação mensal da temperatura durante os meses de julho de 1850 a 2023 em relação à média do século XX. Nota-se que julho de 2023 se destaca em relação aos anos anteriores e que a reta de tendência da última década indica uma aceleração do aquecimento para 0,33º Celsius por década. Isto quer dizer que em breve o limite de 1,5º C do Acordo de Paris será ultrapassado e que o patamar de 2º C está cada vez mais perto.

Variação mensal da temperatura do mês de julho (Fonte: NOAA | Ecodebate)

O aumento da temperatura intensifica os eventos climáticos extremos como as enchentes, os furacões e as queimadas e incêndios. O Relatório Planeta Vivo 2022, do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), revela uma queda média de 69% nas populações de animais selvagens em 4 décadas.

As cinco extinções em massa anteriores ocorreram ao longo da história da Terra devido a eventos cataclísmicos, como impactos de asteroides, erupções vulcânicas em grande escala e mudanças climáticas extremas. No entanto, a sexta extinção é única porque é predominantemente impulsionada por ações humanas, como desmatamento, poluição, mudanças climáticas, degradação do habitat, caça excessiva e introdução de espécies invasoras.

Os efeitos da sexta extinção em massa são preocupantes, pois além de erradicar espécies inocentes e inofensivas, a diminuição da biodiversidade é fundamental para a saúde dos ecossistemas e para o bem-estar humano. A perda de espécies pode levar a desequilíbrios ecológicos, afetando a polinização de culturas, a qualidade do solo e a produção de alimentos.

O manifesto do Dia Mundial pelo Fim do Especismo (DMFE) diz: “A fronteira da espécie não é, e não pode ser, uma fronteira moral. Nossa sociedade deve evoluir para incluir os animais no nosso círculo de consideração moral”. O vegetarianismo e o veganismo são imperativos da ética de defesa animal.

Desta forma, é preciso abandonar a distopia do Antropoceno e abraçar a utopia do Ecoceno. Não custa lembrar que a natureza não precisa das pessoas, mas as pessoas são totalmente dependentes da natureza. A humanidade precisa ser menos autocentrada e necessita adotar uma perspectiva ecocêntrica.

Para evitar o especismo, o ecocídio e a Aniquilação Biológica, todas as pessoas, em suas diferentes identidades e inserções sociais, deveriam participar das atividades, no dia 26 de agosto, do Dia Mundial pelo Fim do Especismo. 

Referencial bibliográfico

Dia Mundial pelo fim do Especismo: 26 de agosto de 2023. Veja aqui.

PIRES, Mathias. Aula 2 AM088 – Vivemos uma crise da Biodiversidade? IFGW,12/07/2021. Veja aqui.

ALVES, JED. Aula 11 AM088: Decrescimento demoeconômico e capacidade de carga do Planeta, IFGW, 11/04/21. Veja aqui.

Leia mais

  • Superar o Antropoceno e o Piroceno para criar o Ecoceno. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Concentração de CO2 na atmosfera atinge novo recorde em maio de 2023. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Relatório Planeta Vivo 2022 e o declínio da biodiversidade. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Transumanismo e pós-humanismo no Antropoceno. Entrevista especial com José Manuel de Cózar
  • Gaia, Antropoceno e natureza: três conceitos para compreender a transição em curso. Entrevista especial com Rodrigo Petronio
  • Viver sob a temperatura do fim do mundo: a condição humana no Antropoceno
  • Os desafios do antropoceno
  • A chegada do Antropoceno
  • Dia Mundial pelo fim do Especismo: 25 de agosto de 2018
  • Criação animal intensiva. Um outro Holocausto? Revista IHU ONLine N° 359
  • Vegetarianismo: uma opcao etica. Revista IHU On-Line Nº. 350
  • O animal como próximo. Artigo de Caetano Sordi. Cadernos IHU ideias Nº. 147 
  • A ética alimentar. Como cuidar da saúde e do Planeta. Cadernos IHU em formação Nº. 23
  • Direitos dos animais. Entrevista com Tom Regan
  • Direitos dos animais, deveres dos homens
  • Os animais são sujeitos de direitos? O uso dos animais pelos homens. Entrevista especial com Daniel Lourenço
  • Você sabia que a Natureza tem Direitos?
  • O antropocentrismo em questão
  • Transição energética e crescimento ou decrescimento?
  • Principais causas da perda de biodiversidade
  • “Só a biodiversidade nos garante o futuro”
  • A biodiversidade prolonga a vida. Entrevista com Telmo Pievani

Notícias relacionadas

  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Mulheres recebem menos na maioria dos esportes. Enquanto Neymar embolsa em média R$ 900 mil por gol, Marta ganha R$ 12 mil

    Além da baixa representatividade nas gerências das federações esportivas, a carreira das atletas passa por obstáculos finance[...]

    LER MAIS
  • Político californiano admite derrota a líderes religiosos em ações judiciais contra LGBTs

    O senador estadual democrata Ricardo Lara, de Bell Gardens, Califórnia, decidiu retirar alguns dispositivos em seu projeto de lei[...]

    LER MAIS
  • Julho bate todos os recordes de calor

    É ouro! Dados divulgados nesta segunda-feira pela Nasa mostram que o mês de julho de 2016 bateu o recorde olímpico e o recorde[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados