17 Julho 2023
A reportagem é de Aníbal Pastor N., publicada por Religión Digital, 16-07-2023.
Depois de assumir a arquidiocese, o novo arcebispo de Buenos Aires, D. Jorge Ignacio García Cuerva, celebrou sua primeira missa na favela Ciudad Oculta, de 44.000 habitantes. Cerca de 200 vizinhos pertencentes à paróquia de El Carmen participaram do local, cuja festa foi celebrada apenas neste domingo, 16 de julho. O lema do dia foi: "Desde o início e para toda a vida, o escondido tem mãe, a virgem do Carmo".
Na Eucaristia, presidida por dom Jorge Ignacio e concelebrada por cinco párocos da aldeia, houve uma dezena de batismos e o arcebispo confirmou, também pela primeira vez em Buenos Aires, cerca de vinte jovens e adultos, além de dar a primeira comunhão a quatro adultos.
O novo arcebispo de Buenos Aires, nas Villas Miseria (Foto: Religión Digital/Aníbal Pastor N.)
Na homilia, o arcebispo exemplificou o amor maternal sentido pelas mães do bairro com o amor maternal de Maria, mãe de Jesus.
A primeira aparição pública do novo arcebispo em uma emblemática favela não é por acaso. Com isto, ele não apenas fez referência ao seu passado como pároco de aldeia, mas também quis explicitar a presença dos pobres e seu papel na Igreja. Ao cumprimentar este correspondente, agradeceu a cobertura.
O pároco Gastón Colambres disse à Religión Digital que "esta festa é realizada todos os anos e em algumas delas o bispo vem. Assim que ele foi nomeado, convidei imediatamente D. Jorge Ignacio e estamos muito felizes, porque também somos uma paróquia.
García Cuerva dando a comunhão (Foto: Religión Digital/Aníbal Pastor N.)
"Claro. O cardeal Bergoglio também vinha aqui quando era arcebispo", diz com entusiasmo Roberto Arias, leigo, paroquiano, com diferentes responsabilidades pastorais e que veio morar na cidade em 1984. “Estamos todos felizes com Dom Jorge, porque ele está com os pobres, com uma Igreja de pobres, como deve ser”, concluiu Roberto.
A festa, começada às 10h de domingo, continuou com um ato artístico cultural com as organizações sociais do bairro, até as 17h, que incluiu almoço para todos composto por um saboroso prato típico, denominado locro, e cuja preparação os vizinhos começaram pela manhã.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Buenos Aires. García Cuerva, novo arcebispo, celebra o Dia da N. S. do Carmo com os pobres de uma favela - Instituto Humanitas Unisinos - IHU